Goiânia: Denúncia da Frente contra o Aumento sobre perseguição a militante

Nós da Frente Contra o Aumento da tarifa, de Goiânia, tornamos pública a denúncia de perseguição e monitoramento policial sobre militantes da Frente. Após a manifestação realizada no centro da capital goiana, em 21 de maio de 2013, policiais que faziam a segurança do prédio administrativo do governo estadual afirmaram que iriam iniciar o monitoramento sobre alguns manifestantes. Três dias depois um dos militantes da Frente contra o Aumento passou a ser perseguido por dois homens, como exposto no relato abaixo.

“Sexta-feira, 24 de maio, logo após a reunião na Casa do Estudante, passei por dois homens que estavam encostados em um carro próximos à 1ª Avenida. Após 5 ou 10 minutos de caminhada quando cheguei em minha casa, os mesmos elementos já se encontravam lá, sendo que 1 deles no orelhão. No sábado fui informado pelo porteiro que dois homens alegando serem meus amigos perguntaram se o porteiro poderia informar meu apartamento, já que sabiam que eu mudara recentemente mas não sabiam o número do apê e desejavam me encontrar. Desconfiado, o porteiro disse que lá não morava ninguém com aquele nome. No domingo, no fim da tarde, quando eu estava praticando corrida vi os dois elementos novamente no meu encalço. Às 22 horas do domingo, ao sair no portão do prédio dei de cara com estes homens, mais uma vez.

Um deles usa óculos de grau, tem barba, um pequeno rabo de cavalo, é alto e forte. O outro, também forte, não consegui identificar nenhuma característica marcante.

27/05/2013”

Tal situação se deve ao fato da luta ganhar corpo e apoio de grande parte da população que se vê diariamente ultrajada ao utilizar o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia. As denúncias feitas nas manifestações sobre o abuso do aumento da tarifa e em relação ao lucro e o total controle exercido pelas empresas que compõem a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) sobre o transporte coletivo da região ganhou repercussão inclusive no principal telejornal do estado, que diariamente veicula reportagens tendo como tema as reivindicações e denúncias feitas pela Frente contra o Aumento.

Como os interesses econômicos das empresas estão ameaçados, elas estão utilizando dos serviços de espionagem da polícia para intimidar e tentar reprimir os manifestantes. Nós afirmamos que não recuaremos até que o aumento seja revogado, e o transporte da região metropolitana seja realmente público e com controle popular. R$3,00 não aceitamos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here