OCUPAÇÃO TUPÃ
O que você faria se não tivesse casa? E não tivesse dinheiro? E não tivesse ajuda de ninguém?… E visse tantos prédios abandonados?
O Edifício Tupã, localizado no centro de São Paulo, estava abandonado, cheio de lixo e entulho. Nesta mesma situação estão vários prédios na cidade, que poderiam servir como moradia.
Famílias que não tinham onde morar ocuparam o edifício, limparam e cuidaram trazendo vida para o prédio abandonado.
Preocupada apenas com seu lucro, a empresa PSBB, ligado ao hospital Santa Cecília, pediu a reintegração de posse do prédio. Com isso, 64 famílias podem ir para a rua.
O engraçado é que a empresa e o hospital deixam equipamentos numa parte interna e fechada do edifício, sem nenhum cuidado. O local está sujo, cheio de ratos, baratas e com esgoto a céu aberto, vazando na calçada.
O hospital diz que não tem nada a ver com a empresa PSBB, mas quando qualquer pessoa tenta abrir o local para ver o que está acontecendo, o hospital chama a polícia.
Perguntamos: você acha que a empresa PSBB e o hospital estão preocupados com quem, quando deixam estes equipamentos que poderão ser usados por pacientes em condições deploráveis?
A empresa PSBB e o hospital também não estão preocupados com as 64 famílias que podem ficar sem moradia. Apenas querem saber de seus lucros.
Maria, desenha a escola e a praça em frente a ocupação. Está feliz porque é perto de sua casa. Assim como ela as crianças da ocupação estão frequentando as escolas da região, tendo uma praça para brincar e uma casa para morar!
A ocupação do prédio Tupã 187 está situada nas esquinas da Praça Marechal Deodoro e rua São Vicente de Paula.