Terra Livre ocupa duas fazendas em Goiás em 21 e 22 de novembro

TERRA LIVRE, movimento popular do campo e da cidade, realiza duas ocupações neste final de semana (21 e 22 de novembro). Abaixo seguem as notas elaboradas pela Secretaria de Comunicação do Terra Livre em Goiás.

Fazenda São Felix no município de Faina é ocupada pelo movimento Terra Livre

Comunicado ocupação na região noroeste/GO

Seguindo a luta pela Reforma Agrária e o combate ao latifúndio e agronegócio, o Terra livre ocupou na madrugada do sábado de dia 21/11 com cerca de 70 famílias a Fazenda São Felix localizada no Município de Faina.

A Fazenda é de aproximadamente 2500 ha, é totalmente improdutiva e a mesma é fruto de grilagem nos anos oitenta, promovida por Nilson Oliveira Custodio, em desfavor de André Ribeiro Povoa, sua família até hoje trava uma luta na justiça para tentarem reaver suas terras.

O movimento solidário com a família ocupou a fazenda para cobra das autoridades que façam justiça reintegrando, a Fazenda São Felix para os herdeiros da família de origem que não tiveram outra opção a ir para os sem terras. Lutamos para que a área seja destinada para Reforma Agrária.

Cobramos do governo federal através do Incra que agilize os processos de desapropriação e aquisição das Fazendas Santa Maria e São Felipe Vereda Bonita, que já faz mais de dois anos que esta em tramitação no Incra, cobramos as novas vistorias na região conforme negociação com o superintendente do Incra.
• Pelo Limite da propriedade;
• Atualização dos índices de produtividade já;
• Fim da criminalização dos movimentos Populares;
• Assistência técnica e extensão rural;
• Agilização dos convênios de educação no campo junto ao pronera.

Secretaria de comunicação MOVIMENTO TERRA LIVRE Rua: 237 n° 525 sala 01 Q.92, lt. 12/14
St. Leste universitário, CEP: 74605-160 Fone fax: (062) 3093-7572
[email protected]
www.terralivre.org

Goiânia, 22 de Novembro de 2009

Movimento Terra Livre ocupa Fazenda Bálsamo no município de Itajá (GO)

Fazenda Bálsamo no município de Itajá

Seguindo a luta pela Reforma Agrária, o combate ao latifúndio e agronegócio, o Movimento Terra livre ocupou na madrugada de Domingo dia 22/11 com cerca de 80 famílias a Fazenda Bálsamo localizada no Município de Itajá/GO .

A Fazenda é de aproximadamente 600 ha, é totalmente improdutiva a mesma estar seqüestrada pela Justiça Federal. O proprietário Luiz Carlos Rodrigues, preso na prisão Federal de Catanduva/PR, o mesmo foi preso na operação ícone deflagrado pela PF, são várias fazendas seqüestradas pela justiça nos Estado de Goiás e SP, todas usadas para lava dinheiro fruto do trafego de drogas.

Cobramos do governo através da Superintendência Regional do Incra, que agilize os processos de desapropriação das Fazendas Futuros I, II, III, IV, que estão já há tempos para serem encaminhados para Decreto.

Cobramos as novas vistorias na região conforme negociação com o Superintendente Regional do Incra .

• Pelo Limite da propriedade;
• Atualização dos índices de produtividade já;
• Fim da criminalizaçao dos movimentos Populares;
• Assistência técnica e extensão rural;
• Agilização dos convênios de educação no campo junto ao pronera;

Secretaria de comunicação;
Terra livre/GO

Goiânia, 22 de Novembro de 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here