As 890 famílias do acampamento Olga Benário, no Capão Redondo, tiveram uma vitória

Ato político acontece sábado (12/12), às 12h. Concentração será em frente à Associação Olga Benário, rua Alfredo Lourenz, número 37, próximo ao terreno reintegrado, Capão Rendondo.

Depois de dois anos de ocupação e de uma reintegração de posse violenta com repercussão mundial, as 890 famílias do acampamento Olga Benário, no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, tiveram uma vitória. Já foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo a desapropriação da área para construção de habitação de interesse social.

O despejo violento aconteceu em meados de agosto deste ano, após tentativas do Fórum de Moradia e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Fommaesp), ligado à Frente de Luta por Moradia (FLM), de negociar atendimento habitacional junto aos governos Municipal, Estadual e Federal.

Após a reintegração, as famílias continuaram a reivindicação acampadas na calçada, em frente ao terreno reintegrado. Crianças, idosos e adultos foram submetidos a condições subumanas de moradia. Sem água, comida, energia elétrica e banheiros. As crianças deixaram de ir para à escola, sendo que muitas delas tiveram cadernos e livros triturados no despejo. Os postos de saúde da região tinham a ordem de não atender as famílias. Diante das condições precárias, a ajuda e a solidariedade chegaram de vários cantos do país e fora dele, como da Anistia Internacional.

Pressionada, a prefeitura viabilizou atendimento emergencial para os dois primeiros meses e deu às famílias a garantia do atendimento até que a moradia definitiva seja concretizada. As negociações entre movimento e poder público continuam.

As famílias sabem que há muito luta ainda a ser feita. Por isso, criaram a Associação Olga Benário, e fincaram sede em um galpão localizado na rua Alfredo Lourenz, número 37, próximo ao terreno reintegrado.

Mais Luta

No sábado (12/12), as famílias farão no Capão Redondo um ato político com o objetivo de comemorar a primeira vitória da desapropriação e reforçar a luta que continua sendo feita. Às 12h haverá concentração em frente à sede da Associação e uma caminhada até a rua Ana Aslan, onde acontece o ato, exposição de fotografias, projeção de filmes sobre o despejo.

Ana Aslan

O terreno, de 14 mil metros quadrados localizado na rua Ana Aslan, era de propriedade da Viação Campo Limpo, vazio há 20 anos. Possuía dívidas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Banco América do Sul, que ultrapassavam R$ 7 milhões. Como o projeto habitacional previsto para a área desapropriada não comporta o atendimento de todas as famílias do Olga Benário, outra área, ao lado do antigo acampamento, também foi desapropriada, com publicação no Diário Oficial.

Mais informações: 11 7469-1114.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here