20 de Março: Apelo para acções nacionais e internacionais de apoio e solidariedade com as bases zapatistas

Aos companheiros de A Outra Campanha
Aos companheiros da Zezta Internazional

Há vários meses que vêm aumentando as agressões e perseguições contra as comunidades e aldeias zapatistas de Chiapas: as estúpidas declarações do governo estatal dizendo que as Juntas de Bom Governo tínham solicitado o seu reconhecimento ao congresso estatal, tornadas públicas pelas aves canoras do mau governo estatal; as agressões na Laguna de San Pedro, em que participaram os três níveis de governo contra a comunidade zapatista que já tinha sido deslocada dos seus lugares de origem; e as agressões do mau governo usando as suas forças paramilitares da OPDDIC, apoiadas por polícias estatais e municipais, em Bolón Ajaw. Aqui, já houvera anteriores agressões, documentadas por diversas organizações e observadores nacionais e internacionais. E agora no povoado de Santo Domingo, Casa Blanca, onde a OPDDIC ameaçou os companheiros com o desalojamento da sua comunidade.

A este clima de perseguição física por parte dos maus governos, juntaram-se pessoas que, sem grande escrúpulo, declararam que as agressões tinham vindo das BAZ e o EZLN, ajudando a construir um cenário de intervenção militar de graves consequências para o nosso povo. Tudo isto para servirem fielmente os ditames dos donos do dinheiro, que agora olham com interesse as terras chiapanecas e a sua riqueza natural como saque de guerra para a construção de projectos turísticos que irão despojar e deslocar os verdadeiros donos deste território, os povos originários.

Assim sendo, de acordo com as vossas formas e modos [de actuação], chamamo-vos a unirmos as nossas forças, a levantarmos as nossas vozes em apoio e solidariedade com as Bases de Apoio Zapatista, com as aldeias e lugares chiapanecos que enfrentam a ofensiva paramilitar dos maus governos e da classe política e económica do México, realizando no próximo dia 20 de Março uma acção dispersa, nacional e internacional, para que se oiça fortemente:

OS ZAPATISTAS NÃO ESTÃO SOZINHOS!

Organiza a tua acção, e informa-nos sobre ela.

NÂO MAIS PERSEGUIÇÕES ÀS ALDEIAS ZAPATISTAS!

Presos políticos, Liberdade!

Colectivos, Organizações e Indivíduos de A Outra Campanha
Campanha Primero Nuestros Presos
Rede Contra a Repressão e pela Solidariedade (RvsR)

Contacto:
Correio electrónico: [email protected]
Blogue: http://contralarepresion.wordpress.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here