Na periferia de São Paulo, diversas comunidades sofrem os abusos promovidos pelo Estado e grandes empresas. O vídeo a seguir denuncia situações trágicas e mostra a luta nessas quebradas. Por Vozes da Trincheira, Centro de Mídia Independente e Passa Palavra

Assistam e divulguem o vídeo Periferia Luta, que também pode ser acessado no http://cocaialuta.zip.net

11 COMENTÁRIOS

  1. olha, interessantíssimo o vídeo.
    o processo é em larga escala e o momento histórico tende a convergir as lutas.

    me lembrou também uma entrevista com a relatora da ONU para o direito à moradia que saiu recentemente na revista Fórum.
    vale dar uma lida.

    “a opção rodoviarista se combinou com uma outra, que foi a opção, também política, de histórica exclusão do tema da moradia e do acesso à moradia como pauta fundamental de uma política social ou de um suposto Estado de bem-estar social.”

  2. A luta por moradia acontece em todo lugar da mesma forma, em São Paulo é assim, em Curitiba é do mesmo jeito, os caras quando muito oferecem uma merreca pro pessoal sumir. Quando o povo resolve fazer frente vem o oficial de justiça na calada da madrugada escoltada por grande contingente policial e começa a despejar o povo.

    Está documentada no CMI a luta do pessoal da Fazendinha, que morou em uma área, depois de muito resistir foi despejado mas ainda chegou a ocupar a calçada em frente ao terreno por muito tempo. Mas tanto fizeram que conseguiram desarticular o povo.

    E as organizações de direitos humanos e os coletivos de advogados e as esquerdas em geral os deixaram à própria sorte.

  3. Além de ser um sintomático alarme, o vídeo é muito bom pois avança na divulgação de alguns pontos que sempre tentamos avançar:

    A divulgação das graves violações de direitos humanos que imperam por aí, especialmente quando as necessidades humanas básicas como a de moradia (com posse jurídica ou não do imóvel como também cita na questão das tranferências ou na da assistência social), e, algumas delas socialmente construídas em vilas criadas a partir do trabalho destas próprias famílias ocupantes de áreas públicas em vias de serem vendidas conforme interesses do capital financeiro aplicado na construção de moradias.

    A exposição do caráter geral em termos de mapa para se visualizar o caráter sistêmicos destas ações tentando começar a visualizar espacialmente estes interesses tentando prever sua direção e tentar observar um quadro mais geral (o futuro talvez seja antever) do capitalismo aplicado contra os moradores pobres de São Paulo.

    Feita de modo rápido, este tipo de mídia pauta outros órgão de imprensa, no caso de esquerda, pois faz parte da disputa em termos de informação a questão do tempo. Que imagino deva desgastar e por isto é importante a associação com outros grupos.

    Colocada em marcha no momento propício pode, como é a intenção do coletivo, auxiliar as lutas de fato. E avança na intenção do coletivo.

    Enfim, acho um bom caminho que deveria ser posto em marcha de modo rigoroso.

  4. O vídeo expõe muito bem a intensificação do drama que as periferías de São Paulo têm vivido nos últimos meses. A própria luta pela sobrevivência dos moradores se mostra uma luta de resistência contra a ofensiva dos especuladores imobiliários e interesses das administrações públicas.

    Há um fenômeno que vem ocorrendo com agressividade nos últimos tempos, particularmente ligado à própria gestão de Kassab/DEM: A criminosa exclusão dos pobres das suas já periféricas regiões. Não é preciso estar antenado às estatísticas oficiais das secretarías públicas (muito flexíveis frente à realidade)para observar que o número de famílias que migraram de um raio de 13km em relação ao centro da cidade para um raio de 20/30km teve movimento constante. Dado empírico é a média de “crescimento” da cidade em relação ao perímetro urbano anual. Na região leste, Itaquaquecetuba, POA, Ferraz de Vasconcelos, entre outras, experimentam vertiginoso crescimento, abrigando famílias que não suportaram o aumento do seu custo de vida nas suas antigas regiões (que não passava de 5km). Os novos critérios do reajuste de IPTU é apenas um dos exemplos mais recentes e nítidos dessa política de “valorização” do terreno urbano em detrimento das condições fundamentais de vida.

    Entender os porques não é difícil e poucos itens bastam: Kassab presidiu o Sindicato do setor imobiliário. Recebeu ilegalmente 2,7 milhões para campanha eleitoral da SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) por um tramite na Associação Imobiliária Brasileira (já que sindicatos não podem fazer doação política). Foi um homem formado no mercado da especulação imobiliária, tem aliados importantes no setor e favorece as práticas especulativas. As mesmas que desalojam o povo pobre das suas regiões já marginalizadas.

    O Cheque-Despejo nunca foi tão usado na história das prefeituras. É a chantagem oficializada. Dá-se um cheque de 5 mil reais a uma família de catadores, e problema teoricamente solucionado. Ao menos “legalmente”, porque a força repressora se incube do resto. Como um morador do video diz: A Assistencia social é PM e GCM.

    Do alto de seu apartamento de alto padrão no nobre bairro judaico de Higienopolis, vê a propaganda corporativa do Governo Estadual de Serra, através da cada vez mais sucateada SABESP, se concretizar : “Água e esgoto na porta de casa”. E bota água e esgoto nisso.

    Enquanto todas as táticas legais e arbitrárias de despejo são efetuadas na periferia (faça chuva ou faça sol, os desalojamentos ocorrem desde seu primeiro mandato), o próprio prefeito faz meia culpa “assumindo” sua ingerência: “Continuo assustado com a situação de alguns piscinões. É inadmissível que uma empresa que se proponha a fazer a limpeza e manutenção dos piscinões, justamente em um período de chuvas, não esteja preparada para executar o serviço.”

    Ou seja, sua gestão é tão negligente que mesmo implementando terceirizações massivas, não consegue fiscalizar serviços básicos da cidade (para quem quiser a matéria – http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/02/09/kassab-diz-que-situacao-de-alguns-piscinoes-e-vergonhosa-reuniao-hoje-definira-futuro-do-contrato-de-limpeza.jhtm).

    O deficit de moradias é o maior problema das cidades brasileiras, gerando outras mazelas como o transporte público. A isso, se responde ampliando a marginal tiete-pinheiros, punindo areas verdes e estimulando lesões ambientais.

    A única política pública que Kassab implementou foi o corte na verba de merendas. Incontente em cortar os custos em merenda da escola pública, resolver cortar a dos abrigos para crianças especiais.

    Mas a culpa não é toda de Kassab. É reflexo de um sistema político e economico exclusor, impessoal e frio, que só pode ser respondido na luta, muita luta.

  5. Parbens! Muito bom e, concordo, bela produção, mas seria bom não fazer propaganda gratuita da Brahma; sugiro refazer as cenas da mesa do boteco.

  6. Graaaannnnde Rapaziada…. Olha o RAPA!!! Olha a RAPAZIAAAADAAAAAAAAAAAAAAA!
    Salve nossa luta popular!
    Salve a juventude comprometida com o pensamento revolucionário!!!

  7. Acredito que com a organização dessa galera tomaremos o poder!!!

  8. viva a luta dos trabalhadores e do povo pobre da periferia!!

    “QUANDO OS DE BAIXO SE MEXEM, OS DE CIMA CAEM”

    ::

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here