São Paulo: Diferentemente da antiga indústria cultural, ao vincular a sua imagem a elementos simbólicos produzidos colaborativamente, o novo empresariado da cultura aproveita-se dessa riqueza enquanto capital simbólico coletivo, que ao final do processo haverá de ser revertido em dinheiroPor Passa Palavra

Leia aqui a 2ª parte deste artigo.

A cultura no centro da luta de classes em São Paulo

Um olhar panorâmico sobre o atual cenário da cidade de São Paulo, e talvez do Brasil, indica-nos que cada vez o tema da cultura ganha espaço e importância nas dinâmicas dos movimentos sociais. Muito do que hoje faz parte do campo político, digamos, progressista da cidade é constituído por grupos, coletivos e outras iniciativas que, de alguma maneira, privilegiam a matéria arte-cultura. Sem dúvida, esta impressão geral se deve, em grande medida, ao florescimento de um sem-número de saraus em diversas periferias da cidade, dando origem ao que se consagrou chamar cultura periférica. Mas é também resultado de uma longa jornada encampada por fazedores de hip-hop, samba, teatro, produtores e distribuidores de vídeo, música, comunicadores e mantenedores de espaços alternativos, que animam uma cena bastante diversa e mais ou menos ligada aos interesses populares.

Igualmente, mesmo os movimentos sociais, pequenos ou grandes, originalmente surgidos para atuarem com temas e necessidades mais tradicionais, como habitação, saúde, transporte ou violência urbana, têm dispensado alguma atenção ao tema. Talvez isso não ocorra tanto porque tenham todos eles chegado à conclusão de que essa dimensão, simbólica, da luta social seja de fato tão importante quanto a luta pela melhoria das condições básicas de sobrevivência; infelizmente, no interior da esquerda há ainda quem pense arte e cultura como mero reflexo das condições materiais e, portanto, item secundário a ser trabalhado e desenvolvido. Mas é que, na falta de processos de luta mais avançados e efetivos, a cultura apareceria como boa opção de refúgio, um lugar para se manter unido até que a conjuntura passe, ou então como instrumento de abordagem, uma isca através da qual se procuraria seduzir o público-alvo e então despertá-lo para os assuntos, estes sim, realmente importantes.

De todo modo, seja por reconhecimento da urgência destas demandas reprimidas ou por mera imposição da conjuntura ou pela mistura das duas coisas, o fato é que a pauta da cultura tem se colocado na ordem do dia dos diversos segmentos de esquerda.

Por outro lado, é preciso dizer que este movimento para a cultura também acontece por exigência das recentes transformações do capitalismo. A etapa atingida pelo atual sistema produtivo, sem eliminar as antigas formas de exploração, tem requerido, cada vez mais, pessoas habilitadas para trabalharem com signos, linguagens, informação, processos criativos. Não é raro, por exemplo, que os departamentos de recursos humanos das empresas prefiram candidatos que tenham tido experiência com teatro e bandas de rock aos que apresentam currículos quadrados e pragmáticos. Daí que, junto a outras conveniências, tenham se expandido pela cidade espaços, núcleos, fundações, ONGs e políticas públicas especializadas em atividades com arte e cultura direcionadas principalmente para os jovens.

Outra dimensão deste processo ainda pode ser verificada pelas formas de que o capital se utiliza para ir fincando suas bandeiras na medida em que avança sobre o espaço urbano. Hoje, na cidade de São Paulo, talvez o caso mais emblemático disso seja o projeto Nova Luz, que se apresenta como uma possibilidade de consolidar na região uma grande área voltada para a “atividade cultural e entretenimento”, através da Escola de Música Tom Jobim, da Sala São Paulo, da instalação do Teatro da Dança e de outros complexos culturais. Revelador é saber que o grande articulador político deste projeto, Andrea Matarazzo, será sempre lembrado por ter investido, quando subprefeito, em medidas como a interrupção de programas de habitação popular no centro, paralisação de mutirões autogestionados, descentralização de albergues, construção de arranjos urbanísticos “antimendigos” e outras ações de agrado ao capital imobiliário.

Portanto, também pelo lado das classes dominantes, a cultura tem se apresentado como item indispensável de suas estratégias políticas e econômicas. Tudo isso permite o surgimento de noções vagas – como as de que “tudo é cultura”, culturalismo versus economicismo, ou de que a cultura em si carrega um valor positivo – que se não forem analisadas criticamente acabam mascarando projetos políticos inconciliáveis que se escondem por trás das várias iniciativas. E é aqui, no quadro desta onda culturalista que contamina a cidade de São Paulo hoje, que a questão do Fora do Eixo volta a ser objeto de preocupação por parte de movimentos, coletivos e pessoas que se põem ao lado das lutas sociais.

O novo empresariado cultural: ou a “velha roupa colorida

Quando o debate sobre a inserção do Fora do Eixo nos movimentos sociais em São Paulo veio à tona, em junho de 2011 (ver aqui), um dos problemas que se colocou foi o de definir com precisão o seu caráter institucional. É preciso esclarecer: apesar de todo o seu ar descolado e alternativo, o Fora do Eixo funciona com todos os preceitos de uma empresa capitalista, tendo por finalidade a obtenção de rendimentos, através da exploração de um esforço braçal e criativo dos diversos agentes culturais dispersos pela cidade e pelas redes digitais. Para o assunto que nos interessa, pouco importa saber se eles passeiam de iate ou preferem morar na mesma casa, dormirem em beliches e dividirem calçados.

Muito já foi dito sobre o processo pelo qual o capitalismo foi desenvolvendo formas de explorar a produção simbólica e transformar a cultura em mais um de seus ramos de negócio. Ao longo do século XX, não foram poucas as experiências artístico-culturais que, mesmo tendo brotado como espaços de resistência e negação das engrenagens políticas e econômicas, acabaram sendo submetidas às regras destas engrenagens. Grande exemplo disto foram os movimentos contraculturais nascidos nos EUA e na Europa na década de 60 e que ganharam força também no Brasil durante os anos 70. Apesar de ser impulsionado por sentimentos de recusa e anseios de transformação radical, mobilizando símbolos transgressores, o poder efetivo de crítica desta cena foi sendo neutralizado na medida em que era assimilado pelos princípios de funcionamento dos atravessadores da Indústria Cultural, até que chegasse à condição de ser apenas mais um produto, ainda que alternativo, do mercado de bens simbólicos.

Grosso modo, essa velha indústria cultural com que estamos acostumados estrutura-se em torno da proteção do direito autoral. Ou seja, a lucratividade dos agentes intermediários deste negócio – os famosos atravessadores – é assegurada pela vantagem exclusiva que as empresas do ramo (gravadoras, editoras, empresas radiodifusoras e televisivas) detêm sobre os meios de produção e exploração comercial de um dado produto artístico. Por isso, seus grupos de pressão no plano jurídico-político se orientam pela defesa intransigente das leis de proteção da propriedade intelectual, pela proibição da livre cópia, da pirataria etc.

Acontece que o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, caminha para tornar estes mecanismos de lucratividade ultrapassados. Afinal, com a popularização deste novo aparato, o acesso aos meios de produção artístico-culturais se ampliou significativamente, diminuindo a dependência em que artistas e consumidores estavam relativamente aos grandes grupos econômicos do setor. Isso, por um lado, vai corroendo a base de existência desta velha indústria cultural, mas, por outro, dá origem ao surgimento de um novo empresariado da cultura, que desenvolve formas próprias de obter vantagens econômicas sobre a produção cultural independente e colaborativa. O Fora do Eixo, portanto, insere-se neste novo modelo.

O novo empresariado cultural é formado por uma constelação de agentes ajustados às novas condições de nosso tempo, empreendimentos que não precisam buscar sua fonte de lucro no direito exclusivo que tenham sobre a venda de um CD, um livro ou uma boa ideia qualquer. Neste novo modelo de indústria cultural, basta que as empresas “colem” a sua imagem ao processo de criação de outros grupos, coletivos, redes e pessoas; misturando, associando, embaralhando a sua marca à riqueza de saberes e símbolos que são produzidos por outros.

Mas como é que eles conseguem tirar vantagem econômica disso?

Pablo Capilé, o grande articulador do Circuito Fora do Eixo, gosta de dizer que o que fazem se trata de uma “disputa narrativa”. De fato, o primeiro passo consiste em convencer os parceiros e voluntários envolvidos de que todos os esforços envidados no curso de um projeto não se caracterizam como trabalho, mas sim ativismo, militância, manifestação de desejos. O novo ativismo, para ele, deve trocar trabalho por vida. Mas o próprio Capilé explica que esta mudança é, na verdade, uma “ressignificação”.

Pois, se não fosse apenas uma ressignificação, como explicar que “A cada 1 real captado, esse movimento é capaz de transformar em 100” – como Capilé afirmou recentemente? “Para fazer o Existe Amor em SP, o movimento gastou R$ 20 mil. Se cada um fosse fazer por fora, um evento como esse custaria R$ 500 mil.” (ver aqui) Estaríamos diante de um passe de mágica?

Ora, nada mais providencial para demonstrar que a multiplicação dos pães neste caso só se torna possível porque existe uma enorme quantidade de trabalho não-pago envolvida. O que Capilé procura compensar elogiando o esforço da “militância”. Ao converter seu trabalho em vida, um grande número de agentes produziu e distribuiu flyers, divulgou na internet, carregou caixas e ofereceu os seus serviços solidariamente, inclusive os grandes músicos que abrilhantaram o espetáculo etc.

Uma objeção aqui poderia ser feita: “Ué, mas não pode estar havendo aí exploração, uma vez que o resultado desta soma de esforços não foi colocado à venda no mercado, de onde um ou outro grupo pudesse tirar vantagem, ninguém pagou para consumir o evento”. Pois é aqui que reside a novidade. Grupos como o Fora do Eixo vão buscar suas principais fontes de renda a partir de outros meios; elas não acontecem aí, no momento em que o público usufrui o dado produto cultural, mas posteriormente.

Uma das vias principais é certamente a dos editais. O Fora do Eixo é uma máquina de obtenção de editais, públicos e privados. Para tanto, a produção coletiva de grandes eventos ou as campanhas massivas pela internet, por qualquer tema que for, desempenham aqui um papel especial: elas são demonstrações da capacidade que o circuito tem de mobilizar, coordenar e direcionar esforços de produção criativa, os quais, por sua vez, são capazes de atrair olhares e novas plateias. O que o Fora do Eixo negocia e oferece a governos e empresas com quem estabelece convênios e parceiras não é exatamente um produto artístico, mas precisamente esta capacidade de articular e gerir trabalho criativo e organizar plateias. Tanto maior será a sua vantagem na obtenção de editais quanto maior for a demonstração de sua capacidade mobilizadora.

Capilé em encontro com a nova Ministra da Cultura, Marta Suplicy

É assim que os R$ 20 mil reais investidos antecipadamente no Existe Amor em SP, ao entrar em contato com a varinha mágica do empenho quase gratuito de dezenas ou centenas de mãos e cérebros, hão de se transformar em R$ 500 mil.

Não é com uma venda de ingressos para o show na Praça Roosevelt, para ficarmos com esse exemplo, que o Fora do Eixo consegue esse montante estimado; até porque se fosse vendido, tal qual a lógica do mercado tradicional, o coletivo-empresa não alcançaria o público que pretende e seria ainda contraditório com o discurso que apresenta. Eles se utilizam de um trabalho não-pago de “ativistas”, que trabalham nas propostas do circuito e vendem essa capacidade de mobilização e articulação de grupos, redes e agentes culturais para os editais de financiamento que mantêm o funcionamento e a ampliação da sua estrutura.

Para se ter uma ideia, em 2012 o Fora do Eixo divulga  (até a data desta publicação) ter se inscrito em 122 projetos culturais, solicitando um total de R$ 25.278.930,96. (ver aqui) Procuramos obter informações mais detalhadas a respeito, mas a página do site do coletivo-empresa parece estar em manutenção.

Fora do Eixo em reunião de parceria com a Fundação Vale

Assim, diferentemente da antiga indústria cultural, que dependia de contratos e termos jurídicos bem ajustados, ao vincular a sua imagem, mesmo que informalmente, a elementos simbólicos que são produzidos colaborativamente por agentes, a princípio, independentes, o novo empresariado da cultura consegue aproveitar-se dessa riqueza enquanto uma espécie de capital simbólico coletivo, que ao final do processo haverá de ser revertido em ganhos em espécie, ou seja, dinheiro. Mais vantajosa é a relação quando se verifica que o agente intermediador, no caso o Fora do Eixo, pouco ou quase nada precisa intervir no processo, visto que, em se tratando de trabalho criativo, maior produtividade será obtida quanto maior for a liberdade e a autonomia dos seus produtores.

Em resumo, o coletivo Fora do Eixo e outros similares, enquanto representantes desse novo empresariado da cultura, se apresentam como uma versão repaginada dos velhos exploradores da produção simbólica coletiva.

Quem são alguns desses novos atravessadores da cultura em São Paulo?

Como já dissemos, o que o Fora do Eixo faz é negociar com governos e empresas financiadoras a sua capacidade de mapear, articular e gerenciar redes, grupos, coletivos e pessoas. Sendo assim, seu poder de barganha tende a ser maior quanto maior for a demonstração de sua força articuladora. Isso é feito trazendo grupos e pessoas para dentro de suas estruturas, ou seja, colando a marca Fora do Eixo nas iniciativas — muitas vezes independentes — de seus chamados parceiros.

Uma vez que possui várias naturezas de registros oficiais e não oficiais (como ONG, OSCIP, fundação, movimento social, coletivo de cultura etc.), o Fora do Eixo goza de bastante flexibilidade para abordar diversos setores da sociedade e do Estado — sejam eles entidades mais capilarizadas, próximas a iniciativas de base, ou órgãos governamentais, ligados a corporações capitalistas — para aglutiná-los todos em seu guarda-chuva.

Como em grande parte das parcerias se trata de relações informais, é difícil medir com exatidão o tamanho do Circuito Fora do Eixo. Além disso, é preciso considerar que, para melhor venderem o seu peixe, os membros do Fora do Eixo — como bons manipuladores da linguagem publicitária — geralmente inflacionam as suas realizações de forma a passar a impressão de que tudo o que eles fazem está bombando o tempo todo. De todo modo, é possível diferenciar dois níveis de “parcerias” estabelecidas pelos novos expropriadores da cultura.

Por um lado, são chamados de parceiros todas aqueles grupos, coletivos ou pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para a estruturação e consolidação da organização, ou seja, grupos e pessoas que realmente produzem algum tipo de bem simbólico, cultural, artístico: músicos, poetas, técnicos, designers, ou mesmo manifestações espontâneas das redes sociais etc. O que pode acontecer de forma voluntária (gratuita) ou remunerada através de moedas alternativas (semigratuita) a serem utilizadas dentro do próprio circuito.

Há, por outro lado, a atuação conjunta com outros tipos de parceiros, aos quais o Fora do Eixo se associa conforme interesses específicos, e que normalmente são outras empresas do ramo cultural. No caso da organização dos eventos #AmorSIMRussomanoNÃO e #ExisteAmoremSP, à véspera das eleições municipais, participaram pequenos, médios e grandes empreendimentos voltados para o público de hábitos de consumo alternativos, como o Studio SP, a Festa Voodoohop, Festa do Santo Forte/Estúdio Emme, a Matilha Cultural, A Leda e a revista Trip.

Na declaração de um dos sócios da casa de shows Studio SP, Alê Youssef, feita à própria revista Trip após o sucesso dos eventos, fica evidente a forma pela qual os processos coletivos e espontâneos de criação simbólica, tornados possíveis pelas parcerias com os de baixo, podem ser canalizados em benefício de uma parte:

“Para tentar fazer algo a respeito, me reuni com os alguns amigos jornalistas com a turma ativista do Fora do Eixo. Fomos todos para a Praça Roosevelt, onde encontramos produtores, artistas e frequentadores da região. Em poucas horas de cervejas e confabulações, bolamos o slogan #AmorSIMRussomanoNÃO e pensamos na cor rosa como símbolo da alegria, diversidade e transgressão que tanto amamos em São Paulo e que não queríamos perder de jeito nenhum, como que sem esses elementos, ficasse insuportável de vez sobreviver ao cinza da nossa megalópole.”

Segundo a afirmação de Youssef, aquilo que durante a organização era propagandeado como resultado de esforços coletivos, comuns, aparece aqui como jogada de marketing concebida por um reduzido grupo de privilegiados: empresas e agentes profissionais da cultural alternativa.

Os interesses de classe ficam mais claros ao sabermos que, logo após os eventos na Praça Rossevelt, Youssef tenha mandado pintar a porta de sua casa noturna com a cor rosa, de forma a atrair parte do público que se aglomerou na Praça, mas agora na condição de meros consumidores de um ambiente cool que eles mesmos ajudaram a conceber. Ou seja, o fruto de uma ação coletiva, ou alheia, é apropriado privadamente por um pequeno núcleo de empresários da cultura alternativa. Afinal, quem acompanha alguns movimentos sociais em São Paulo, principalmente no que diz respeito à resistência às formas de repressão estatal, sabe que a simbologia do rosa não foi criada neste espaço.

Sob este aspecto, a “disputa narrativa” defendida por Capilé se coloca, na verdade, como uma disputa por um mercado particular, de olho nos temas em voga no largo campo da cultura alternativa. Retórica multicuralista e modas estéticas avançadas são articuladas com o objetivo de conquistar um mercado em expansão e mais apoios financeiros a seus projetos, uma vez que, segundo o principal articulador do Fora do Eixo, “o jovem brasileiro está tão animado que está gastando o que não tem”. (assista aqui – [19’30” a 20’20])

Continua…

A 2ª parte deste artigo foi publicada aqui.

99 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a parte dos festivas na praça Roosevelt, faltou dizer que assim que terminou o primeiro turno, alguém criou no facebook o evento “faça amor não faça Serra”, mas os membros do Fora do Eixo contataram o criador do evento dizendo que estavam utilizando o evento criado por eles, e eles já tinham pensado em outro festival, reivindicando a propriedade do Amor em São Paulo. cobrando direitos autorais sobre a criação do evento.

  2. E que o Criolo falou que o evento não era partidário quando na verdade obviamente era. Comício 2.0. Fala a verdade e faz um evento em prol de uma candidatura que é mais honesto do que misturar com anseios juvenis de mudança. Né não?

  3. E qualquer pessoa que já teve cara-a-cara com Capilé, Youssef, Ivana sabe muito bem que amor, diálogo e afeto passam longe destas pessoas. Como podem reinvindicar esta política pública, se não conseguem nem implementar a política privada de mais amor e mais diálogo ???!!! Obrigada pelo texto Passa Palavra, lavou a alma de muita gente que efetivamente luta e sonha. O que tenho mais nojo na atuação do Fora do Eixo é esta apropriação da fase de uma juventude que quer lutar, revolucionar… do sonho, da ingenuidade das pessoas. Desta catequização canalha… Onde apenas um cara tem voz. Desta escravidão da fé das pessoas… que não tem só a ver com a força de trabalho, mas com a vontade de fazer o mundo ser outro mesmo. Ou seja, FORA DO EIXO é uma espécie de igreja+ UJS 2.0 + AMWAY + Partidao… E só pra finalizar vale a pena dizer que o Ronaldo Lemos da FGV é sócio do Youssef. E que o Youssef tem participação direta na revista TRIP.

  4. Vale a pena Controle Social atento na atual gestão da Secretaria de Cultura na cidade de São Paulo. Corremos o sério risco de que torne uma Secretaria do Fora do Eixo, em nome do amor. Só ser for o amor ao poder e a $$$…

  5. Novas guerras, e novas armas, além de novas técnicas.

  6. Sinto muita falta dos que conseguem observar e ter uma visão crítica sobre o trabalho desenvolvido pelo Circuito sem ranço, tanto quanto sinto falta de ver os integrantes do circuito ouvirem críticas sem ranço tbm. E acho que conto nos dedos quem no Brasil consegue escrever publicamente sobre este momento que vivemos sem a venda do amor ou do ódio [ou rancor, rs]. E estar informado para não se perder nesse obstáculo ao mesmo tempo.

    Existem muitos pontos positivos no FDE, mas seus principais agentes não conseguem se distanciar para uma auto análise real. afinal não é trabalho, é vida.

    Me preocupam essas ressignificações radicais. Nem quem ressignifica consegue vivê-la como discursa, vira muito arbitrário. é Humano. Quem ta de dentro vê, algumas cabeças mais críticas e experientes percebem. Interfere da vida de muita gente intimamente. Quantas pessoas próximas ja doando sua vida e sua força de trabalho à militância FDE e saindo devastadas? E quando isso acontece, essas pessoas são simploriamente enquadradas como “não adequadas”, ganhando um carimbo e sendo rotulada como uma “revolucionário fogo de palha, melhor sair p n atrapalhar”. Ter como combustível de trabalho o sonho e ingenuidade das pessoas (como Marta citou) gera muito, mas é altamente inflamável, requer uma habilidade que ainda não foi atingida. É irresponsável.

    Esse jogo de war ressignificado é curioso, interessante e as vezes triste de observar. Crescer a qqr custo. Triste ver o quão contraditório é quando observa-se discurso e algumas ações, principalmente de situações internas.

  7. Oi gente,

    salvo engano, parece que vários elementos estão sendo abordados nesse texto (ou pelo menos sugeridas).

    Tentarei separar quatro elementos que dão muito pano pra manga. E perguntar para o coletivo Passapalavra, o que eles acham que unifica tudo isso? A cultura dos movimentos sociais são uma expressão avessa ao Fora do Eixo ou uma infeliz confluência? Entre o culturalismo e o economicismo, onde encontrar um brecha para a atividade autônoma dos movimentos sociais?

    Primeiro: os açambarcadores do Fora do Eixo. O texto esclarece bem como eles lucram com a organização de eventos “gratuitos” para o público. Por de atrás desses eventos “gratuitos”, “bacanas”, “alternativos”… temos editais, renuncia fiscal de empresas, dinheiro sendo sugado para algum(s) bolso(s). A novidade é que esse empreendimento é lucrativo somente na medida em que mobiliza trabalho através de um discurso militante e engajado.

    Segundo: A cultura é uma espécie de válvula de escape dos movimentos sociais (ou um distanciamento do economicismo, que tenderiam a pautar de forma imediata os movimentos sociais). Numa conjuntura desfavorável seria a cultura que criaria laços de fraternidade, que formaria uma mistica entre os militantes. Nesse sentido multiplicam-se saraus, grupo de videos, de hip-hop…

    Terceiro: Culturalismo x economicismo. Quando vi essa oposição no texto, pensei na discussão que alguns críticos já fizeram sobre mutirões e cooperativas. Os mais entusiasmado dizem que nessas formas de trabalho a cisão capital x trabalho desaparece (povo autogere seu trabalho). Os mais críticos dizem que a cisão apenas muda de lugar, pois ela expressa agora a distância entre os movimentos sociais e o conjunto dos meios técnicos da civilização contemporânea.

    Isso pra não falarmos em como a autogestão não foi sequestrada pelas políticas públicas. A Professora Vera Telles trabalhou a hiper-exploração do trabalho nos mutirões da zona leste organizados pelo PC do B. E claro, a economia solidária tem até um ministério, não precisamos dizer mais nada.

    Quarto: Todo essa engrenagem que canaliza trabalho militante, que sequestra o campo do simbólico e cria uma nova linguagem de dominação é favorecido pelo partido que de quatro em quatro anos quase toda a esquerda (movimentos sociais, acadêmicos de esquerda, mídias “independentes”) julga ser o menos pior… Há alguma coisa de errado nisso tudo, não?

    Enfim… Acho que é isso. Desculpem o tamanho do comentário.

    Abraços,

    Danilo Chaves Nakamura

  8. Faltou a Marta complementar que além do Capilé e da Ivana Bentes, Alexandre Youssef e Ronaldo Lemos são também sócios mesmo do José Marcelo Zacchi e do Hermano Vianna no instituto e portal Overmundo – que agora eles entregaram pros FdE administrarem (http://www.overmundo.com.br/estaticas/expediente.php).

    O José Marcelo Zacchi há algum tempo está mais para os lados do RJ recebendo dinheiro da UPP Social junto com os projetos cyberativistas da Ivana e companhia. Já o Hermano quer migrar de vez para SP e se juntar mais ao Capilé e Youssef, os dois que juntos já têm feito muito dinheiro de verdade por aqui.

    Corto fora meus dedos que escrevem essas linhas se tais figuras já não estiverem pleiteando altos postos orçamentários no mandato do Juca Ferreira na secretaria da cultura, filões como a virada cultural e outros equipamentos públicos que movimentam a maior parte do orçamento municipal da cultura, e portanto interessam aos seus negócios empresariais pela cidade.

  9. e o pior é que tem alguns “movimentos sociais” passando um pano ou se prestando a dar legitimidade a esses playboys da indústria cultural

    opotunismo dos dos lados?

    desde quando esses maluco são movimento social?

    dias atrás recebi essa convocatória que me deu nojo, olha só

    Aos Movimentos Sociais, Organizações e Coletivos de Juventude do Estado de São Paulo,

    Nacionalmente já somam algumas dezenas de organizações, entidades e movimentos sociais de juventude construindo uma grande jornada nacional de lutas da juventude. Nos últimos meses foram diversas reuniões que discutiram o caráter da jornada e uma plataforma organizada em cinco eixos: educação, trabalho, democracia, direitos humanos e democratização da comunicação. A carta com a convocatória nacional e os eixos segue no anexo.

    Estamos iniciando agora a etapa estadual da construção da Jornada e, por isso, refazemos a convocatória para todos os grupos que ousarem fazer parte dessa luta unitária da juventude se somarem à essa construção. A reunião para a construção do ato em São Paulo será dia 20 de fevereiro, quarta-feira, às 19h na sede das entidades estudantis, na Rua Vergueiro, 2485, próximo ao metrô Ana Rosa. A sugestão é que participem dessa reunião representantes das organizações, e que façamos uma plenária estadual em março para animar para a Jornada.

    Contamos com a participação de todas e todos!

    contatos: Lira 11.986927618 e Carlos 11.991261614

    Assinam a convocatória nacional:

    União Nacional dos Estudantes – UNE
    Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST
    Levante Popular da Juventude – LPJ
    União da Juventude Socialista – UJS
    Juventude da CUT
    Juventude da CTB
    Juventude do PT (Kizomba, Reconquistar a UNE, Quilombo, Para Todos)
    FORA DO EIXO
    União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
    Coletivo Enegrecer
    Nação Hip Hop
    Associação Nacional dos Pós Graduandos – ANPG
    União da Juventude Rebelião – UJR
    Marcha Mundial de Mulheres – MMM
    Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
    Rede Ecumênica da Juventude – REJU
    Juventude Pátria Livre
    Juventude do PSB
    Rede da Juventude e Meio Ambiente – REJUMA
    Ciclocidade
    Centro de Estudos Barão de Itararé
    APEOESP
    Consulta Popular
    ECOSURFI
    Via Campesina
    União Paulista de Estudantes

  10. Gostei do texto ! Ei, vcs podiam falar sobre esta onda de rede/partido. Vejam o FDE é um partido que se diz Rede. Marina Silva veio com uma Rede que é um partido… merece um artigo.

  11. Gostaria de analisar alguns pontos do texto, pra que possamos refletir os vários lados de uma questão tão complexa como essa:

    1- “Para o assunto que nos interessa, pouco importa saber se eles passeiam de iate ou preferem morar na mesma casa, dormirem em beliches e dividirem calçados.”

    Quando o texto parte do principio que pouco importa saber se os fora-do-eixo “passeiam de iate” ou “moram coletivamente e dividem sapatos” já nao consigo entender o que realmente poderia de fato importar. Não dá pra analisar o tal “novo empresariado” sem analisar como o dinheiro está sendo investido e usufruido. Que novo capitalismo é esse que divide casa, comida, sapato, roupa e cama? Que novo empresariado é esse que divide o “salário” igualmente entre seus trabalhadores? Onde mais temos exemplo desse “novo capitalismo” para que possamos comparar com o que está acontecendo na casa desses meninos? Tenho muita curiosidade nisso e acho que é complicado fazer uma analise critica do “FDE” colocando essa questão em segundo plano. Ai eu me pergunto, quem dos que escreveram o texto mora em Casa Coletiva? Quem pesquisou como funciona o Caixa coletivo dos caras? Sera que uma nova alternativa de distribuição de renda como essa não merece um aprofundamento em uma pesquisa crítica como a que o passa palavra se propõe a fazer? Nem na primeira serie de matéria e nem agora essa questão esta colocada com a importância que merece e isso sem duvida, empobrece a pesquisa, no meu ponto de vista.

    2- “É preciso esclarecer: apesar de todo o seu ar descolado e alternativo, o Fora do Eixo funciona com todos os preceitos de uma empresa capitalista, tendo por finalidade a obtenção de rendimentos, através da exploração de um esforço braçal e criativo dos diversos agentes culturais dispersos pela cidade e pelas redes digitais.”

    Realmente é preciso esclarecer isso tudo, ja que dentre os preceitos da tal “empresa capitalista” o passa palavra esquece de dizer que essa “empresa” tem caixa coletivo, divide casa entre seus “sócios”, divide a comida, a roupa, o dinheiro, desenvolve moedas complementares, cria varias crianças coletivamente, tem centros de formação política, tem um celta velho pros “corres”e etc. Qual a diferença por exemplo para as fazendas do MST? e para o próprio MST? Qual a diferença entre a Florestan Fernandes e a Universidade Fora do Eixo? Qual a diferença do sustento tirado dos acampamentos e de um caixa coletivo que redistribui igualmente os recursos que entram na organização? Gostaria de entender onde o assentamento do MST se difere da lógica de uma CASA FDE! Onde que tem exploração nas Casas Fde? Cite exemplos claros disso. Se tem exploração na casa, que divide igualmente os recursos, existe também nos acampamentos do MST? E com relação a esse auto sustento, o que é mais digno? Construir um caixa coletivo e dividir os recursos igualmente ou ser funcionário publico e ser funcionário dos Frias? Muitos dos que escrevem os textos do passa palavra são funcionários públicos ou de empresas que pagam a suas contas, e nessa lógica financiam seu ativismo. Como fica o Ativismo e o Trabalho nessa? So da pra ser ativista de fim de semana e de horas vagas? Ativismo de terça e quinta? Como equaciona isso? Sou funcionário dos outros e so posso ser ativista de terça e quinta, é por ai? Os FDE se autoexploram então? Por livre e expontânea vontade, eles moram nas casas fde e mesmo assim se auto-exploram e quem é funcionário dos outros é que ta certo? Muito confuso pra mim isso tudo!

    Vou comentar mais depois….tem varios outros pontos que quero levantar!

  12. Esse Fred Maia é do Fora do Eixo? Porque se sim, gostaria que ele explanasse objetivamente sobre as seguintes questões:

    “Que novo empresariado é esse que divide o “salário” igualmente entre seus trabalhadores?

    Tem provas reais disso? Dados? Ou é só de ouvir falar também?

    “Ai eu me pergunto, quem dos que escreveram o texto mora em Casa Coletiva?”

    vc mora?

    “Quem pesquisou como funciona o Caixa coletivo dos caras?”

    vc realmente sabe? Então Explique com detalhes.

    “Sera que uma nova alternativa de distribuição de renda como essa não merece um aprofundamento em uma pesquisa crítica como a que o passa palavra se propõe a fazer? ”

    De novo, com detalhes e dados como se dá essa distribuição de renda.

    “Muito confuso pra mim isso tudo!”

    Idem.

  13. E os abusos sexuais ? E a metodologia Choque e Pesadelo… Vamo lá !!! É hora de vir a tona minha gente …

  14. Como entra os Alexandre Youssef e companhia nesta sua bonita história, Fred Maia? As várias casas noturnas das quais ele é sócio, em SP e no RJ, também são como assentamentos do MST? Ele é uma liderança das ocupações dos sem-baladas, dos sem-copos? E os FdE não tem nada a ver com isso?

    Bolar edital cultural pra Vale do Rio Doce está para os FdE como qual ação dos sem-terra da Amazônia está para o MST? Estão hackeando ou cooptando a Vale do Rio Doce pra defesa do Xingu?

    Se continuar levantando pontos assim, a história vai saindo só pior que a encomenda.

  15. E os dissidentes???? Os quadros que saíram do movimento??? Já procurei 3 e eles se recusam a falar com medo! Até hoje tento convencê-los e eles não querem falar suas experiências por nada.
    Que que realmente acontece ali dentro??? Ainda vou descobrir….

  16. Já falei… existe uma prática com os/as militantes organic@s do FDE que chama Choque e Pesadelo… por ai vc tira…

  17. Danilo Chaves Nakamura,

    Muitas das questões que você coloca serão, de alguma forma, abordadas na segunda parte do artigo. Mas para que não fiquem dúvidas sobre o ponto 2, convém dizer algo sobre “multiplicação de saraus, grupos de vídeos, de hip-hop” e etc.

    Nesta parte introdutória do artigo procuramos apenas desenhar um quadro geral. O problema de identificar com precisão os motivos que levam à configuração desse quadro (se é para servir de “válvula de escape” ou por reconhecimento de uma demanda, ambos, a princípio, legítimos) constitui uns dos desafios centrais. Responder a essa questão é, na verdade, uma forma de responder por outra via àquela que você coloca no início de seu comentário: “A cultura dos movimentos sociais são uma expressão avessa ao Fora do Eixo ou uma infeliz confluência?” Parece-nos que isso não está dado, mas é o que está em jogo na atual conjuntura em São Paulo.

  18. Fiz essa observação em nota em meu facebook, depois de uma longa (e árdua) pesquisa monográfica (em c. sociais) sobre a autonomia e representativa do CFE quanto movimento da cultura “independente”. Como amigos que compartilham do mesmo ponto de vista já a colocaram em outro blog, acho interessante, reverberá-la aqui tbm, pois acompanho os textos a respeito desse assunto que são postados aqui.

    “Sobre o Fora do Eixo e a Práxis 2.0: uma análise que pode ser crônica.

    Há tempos quero escrever algumas impressões sobre o Circuito Fora do Eixo.

    Quem me conhece sabe muito bem que meus motivos, mais que pessoais, se referem à pesquisa que empreendi tempo atrás a respeito do Circuito como fonte de autonomia e representatividade dos artistas quanto cidadãos e indivíduos diante do Estado e da Sociedade Civil.

    Hoje deixarei o lado da cidadania um pouco de lado. O que eu quero fazer aqui é muito mais reflexivo que sociológico, mas ainda sim sem destrinchar muitas teorias.

    Papinho chato esse, hein?!

    Acredito que pra quem conhece a rede e que minimamente tem um senso crítico a respeito das concatenações econômicas (principalmente no que se trata da cultura) do nosso mundo atual poderia achar o assunto interessantíssimo. Pois então, é pra essas pessoas que “devo” uma observação.

    Não vou discorrer aqui sobre minha falta de tempo e de paciência, o que levou a me afastar e colocar toda a pesquisa dentro da gaveta depois de pronta e apresentada, sendo que ainda está aberta para progressões. Estou aqui, pois acredito que ao nível de comunicabilidade que nós, jovens bem apadrinhados (pseudo-burgueses) nos encontramos, e levando em conta o que essa comunicação pode desempenhar no sentido reflexivo (o que para mim é o mais importante), coloco-me na função de discorrer sobre algumas ideias e análises sobre o caso. Aliás, isso é o mínimo.

    Vou tentar ser rápida e objetiva. Para quem quiser aprofundar-se no tema – ou tem curiosidade pelo sentido do mesmo só por vaidade – disponibilizo meu trabalho pelo email dos interessados.

    Enfim,

    Primeiramente (e talvez este seja a coluna cervical de toda minha observação), não encaro o Circuito Fora do Eixo e suas trocas como trocas econômicas solidárias, e também pouco as considero como dádivas. Acredito que nesses casos, as situações são bem mais simétricas e bem distribuídas. Mas ainda, não é sobre a dádiva, nem sobre economia solidária, o meu mote para esse assunto.

    Como bem observou uma amiga, o CFE não se trata de uma alternativa às agruras do sistema econômico vigente e sim uma consequência, um parto (no sentido de parir) dele. O que é muito natural em tempos de hoje. Além do CFE, existem muitos outros fetos por aí. Consequências socioeconômicas dos nossos dias. Percebi durante esse tempo de olhares, que tudo dentro da rede (e digo, seja ela cultural ou de qualquer outro gênero) dependerá da capacidade dos indivíduos que a partir dela instauram relações e trocas, e tal capacidade se guiará de acordo com o interesse mediante a disponibilidade de instrumentos substantivos e políticos a seus integrantes. E não tomemos isso como um utilitarismo, pois quando abordo esses conceitos de capacidade e instrumento faço referência mais a vontade e disponibilidade da ação que seu fim propriamente dito. Nesse tipo de situação, querer NÃO é poder. Nem mesmo a aura do movimento e seus signos emitidos, são por si só capazes de recolher o rebanho.

    Bem, bem, bem, não vou querer fazer disso um blá blá blá teórico e discorrer conceitos que para muitos tem um interesse relativo (e até mesmo canônico). A questão é, que para fazer parte de uma rede como o Fora do Eixo, o cara tem que ter tempo, o que já pode ser considerado uma de suas capacidades. É cruel, meus amigos, mas desde que o homem entrou no cercadinho, tempo é dinheiro – pelo sentido direto ou inverso dessa frase. Agora, no que tange a interesses, a formulação destes, também vai de acordo com as capacidades do mesmo indivíduo e sem querer ser marxista, acredito que muito dessas capacidades e interesses são formulados de acordo com o padrão de sociabilidade que o indivíduo desde sua tenra idade, se insere, seja ele material ou cognitivo. Por aí já podemos ver que o Circuito não nasce do sentido da transformação, mas sim da adequação e consequência dentro de uma engrenagem econômica que a cada era lança diferentes perspectivas e ilusões rentáveis para manter a roda girando.

    Não vale a pena voltar no discurso revolucionário e de descentralização que o próprio CFE proferia (e até hj profere estranha e erroneamente pelo discurso do Anarquismo). Mesmo sem usar tais fatos históricos como argumentos já podemos ver a origem e o rumo que as coisas tomaram.

    Lidamos com seres da era da informação, que nada mais vêem de coerente na história que os formou, que querem tudo ao mesmo tempo agora em um mundo que quer mais e oferece cada vez menos sob a categoria do flexível. Agentes que querem tomar postos políticos e ideológicos com proposições diferentes, mas que conservam a mesma essência colonizante de sempre.

    Não, não existe amor no mundo de hoje. O que existe é o seu discurso e suas discrepantes pseudo-manifestações, como tantos outros sentimentos e ideais, usurpados por aqueles que vieram com o dom de “transformar” e “liderar” (Getúlio Vargas que nos diga!).

    Aqui o que é para refletir:
    Não, não estamos conectados, jovens. Estamos nos expurgando da realidade enquanto plugados, em frente a uma caixa de luz, que a cada dia cega mais os olhos que talvez um dia quis ver de fora. Rancor, rancor também não existe. As pessoas (digo as normais, mundanas, que vivem sem asfalto e com bicheira na barriga – sim elas existem!!! E são muitas…) se fodem todos os dias, mas aí, vem uma dinâmica empresarial de motivação, ou qualquer papinho de prosperidade, associativismo (divisão de louros, sejam eles cunhados ou imaginários), dias melhores, perseverança e amor, e já as faz no mesmo momento amar MUITO TUDO ISSO. Amar muito TODA a merda fedendo, exposta, pois horas antes, você ouviu de uma face carismática ou impositiva qualquer, um Yes, we can! Ou coisa semelhante… O rancor definitivamente não impera onde deveria.

    Estamos longe de entender um ao outro quanto indivíduos e não é morando em uma mesma casa, pregando do mesmo evangelho, gerindo, profetizando, metalizando e reverberando tipos ideais de “quem gostar” ou de “quem não gostar” que evoluiremos quanto seres humanos sobreviventes nessa terra. Não é pela boca, nem pelas mãos de líderes com retórica moralista e flexivelmente impositiva que conquistaremos algum tipo de emancipação. A meu ver, não tem nada de amor nisso e sim subserviência. Todos aqui apenas ajudam na contrução de um mindo alheio, ou, porque não dizer alienado, mas muito bem fantasiado, para que esta alienação seja antes de mais nada encarada como ficha de confiança.

    Meio incoerente para os princípios anarquistas, não, jovens?

    Antes de sermos coletivos, temos que nos deixar sermos indivíduos, pois é só entendendo propriamente a mim que respeitarei a personalidade do outro. Aí sim, posso dar a mão para você.

    O CFE e tantas outras redes discursivas que vemos por aí são frutos do liberalismo e o pior, o transfiguram suas inquisições como progresso e transformação. Pouco representa uma sociedade civil organizada em seu cerne e dinâmicas. E isso já virou clichê em nossa contemporaneidade. Será que não existe nenhuma alma sã que consegue discernir tal condição ou será que estão todos muito bem, velando suas oportunidades e interesses? O que me indigna é que essa observação não é NADA espetacular. Tal conclusão não se trata de um discurso e sim de uma análise objetiva. Simples assim. O problema não é propriamente inferir um interesse sobre as coisas, pois todos individualmente colocam um sentido subjetivo no que se faz e isso é FATO. O problema é transvestir os fatores, transformar a falta de individualidade, auto-conhecimento, personalidade e criatividade em coletividade, assim como tolher as capacidades dos agentes tendo como princípio um fundamento muito raso que é o da transformação de paradigmas, os quais não poderão ser transformados sem que se encontre o conhecimento, aceitação ou eliminação das privações do indivíduo enquanto homem. Essa tranformação não é trazida a terra por anjos-profetas enviados por alguma entidade. O problema são todos esses papos e mais papos que criam uma geração, não digo boba (pois em um debate/exposição de ideias nunca subestimo o grau intelectivo de meus interlocutores), mas ingênua. Uma geração hedonista, vaidosa, subserviente e sem personalidade consciente. Perfeita para servir. Em nome do amor. Seria cômico se não fosse trágico ver que hoje o paradoxo é cotidiano em nossas vidas.

    Eu queria realmente ver esse amor, sentir esse amor nas ruas, dormir amando e sabendo que aquele mendigo que festou comigo em uma praça colorida vai dormir de bucho cheio e com a meia quente. Agora cheguei ao mais perto do que seria esse amor pra mim em dias de hoje: a vida funcionando. Esse seria de longe o primeiro passo para transformações maiores. E não sei se estou louca ou, como preferem dizer, rancorosa, mas não vejo as pessoas sobrevivendo muito bem nos dias de hoje. Pelo menos não no meu mundo, paralelo ao do CFE. Aumentaram-se os créditos nos bancos e até mesmo oportunidades de viver com seus amigos “coletivamente” como se isso fosse alternativa ao dinheiro do pai que vez ou outra pinga na sua conta (fato que te dá a capacidade de viver as custas de moedas imaginárias), mas no fim, rodamos a mesma roda. Vestidos de rosa, resignificando porcamente ideais filosóficos, tomando coca-cola.

    Todos cagando e comendo merda.

    O Fora do Eixo é um mundo paralelo, onde tudo acontece “ao mesmo tempo agora”, onde tudo é grafitado, descolado, antenado, passível de troca. É tudo muito bonito, mas infelizmente, o Fora do Eixo me parece hoje, apenas mais um quadrado amorfo, que pode ser mais um exemplo dentro das infinitas manifestações em prol da pós-modernidade tonta e, como tal, filho da época em que pertence, subverte quase que ingenuamente (ou não, prefiro não colocar juízos de valor nesse ponto) as intenções e interesses do capital e de sua máquina através do discurso baseado em fim de fronteiras, discórdias, antagonismos e limites para a atuação do indivíduo em sociedade. Assim, vão ganhando alguns punhados de seguidores, jovens sofredores de uma crise de identidade sem tamanho, jamais vista até então. A necessidade do grupo, da interação, do líder e seus conselhos não é de hoje. E parece não ser o Fora do Eixo que a transforma, colocando-a apenas sobre outras cores. Os agentes são outros, mas perpetuam uma velha mentalidade. O problema ou solução do CFE é que tais seguidores, em sua imensa maioria, são indivíduos plenamente capazes no que diz respeito as potencialidades materiais e políticas (seja por méritos individuais ou de seus pais) de assimilar e acreditar em tal perspectiva como se esta fosse o motor de uma “verdadeira” mudança e assim, sob a ficha do pós-rancor, o resto vira o resto.

    Ou tá junto ou não tá, não é mesmo?

    Bom, teria muito mais o que argumentar, mas confesso que tenho um quê de preguiça desse assunto todo. Quero deixar bem claro que não vim propor nada com esse texto. Nem só de proposições vivem o mundo (inclusive, muitas delas dão merda). Vim para parar e não andar adiante. Aliás, proponho algo sim: te aquete e observe. Simples para quem quer ver. Para quem quer ver. Se vc, se considera anarquista, caro leitor, eu mais que ninguém, quero que vc QUEIRA VER o que VC QUISER.

    Vocês podem estar pensando: “- Nossa, que menina mais individualista, não deu o 360º da Babilônia e por isso está querendo destruir o nosso sonho ‘Che Guevara.’” Não, simplesmente estou colocando sob análise a experiência da rede e da sua eventual coletivização, salientando que esta só será possível e eficaz a partir do momento em que o indivíduo, por si só, possa compreender e manter a si em liberdade e igualdade perante os demais. Assim se dá uma verdadeira associação: sem assimetrias, e o que é o principal, longe de ser pautada na meritocracia. (Ah, se as pessoas entendessem a falácia que é o discurso meritocrático!) Caso contrário o que teremos (temos) são alguns líderes e uma vasta massa de manobra, e massa de manobra nunca foi legal, muito menos edificante de algum movimento social pertinente.

    Antes de ir, peço um favor aos leitores, principalmente que se identificam com o texto: vamos ser mentalmente equilibrados o suficiente para não levar todo esse assunto para o lado do sentimentalismo (afinal, estou proferindo observações críticas a respeito do Papa e da Igreja de muitos). Coloque uma lente objetiva nesse caso e levemos esse papo para o lado da sensibilidade. Tá aí. Eu vejo amor na sensibilidade… Só assim se entende o verdadeiro viés do outro.

    Libertem-se da aversão á crítica. Deixe de aceitar apenas aquelas que “passam a mão na cabecinha”, sem morder. Quem disse que crítica boa é apenas aquela que constrói? Quem disse que para criticar precisa necessariamente construir algo novo? Isso só faz parte da agenda do Circuito e não de um pensamento retórico verdadeiro. Primeiro porque a partir das críticas muitas coisas podem ser destruídas, desmontadas, a fim de serem visualizadas e analisadas com maior e melhor minuciosidade. E isso é importantíssimo não só para o circuito, mas para o próprio desenvolvimento do pensamento humano. Caso contrário, se apenas construíssemos e propusemos avanços e mais avanços a esmo, teríamos um amontoado de estruturas e ideias, mal e porcamente sobrepostas, sem o mínimo de reflexão. Um verdadeiro frankstein ideológico. Encaminhar o desenvolvimento apenas pelo viés da incessante proposição não dá tempo para a absorção e a análise, instaura-se apenas um receituário (o da propositividade) que dá margem ampla ao adestramento, descartando totalmente a verdadeira cognição, e o que é pior, a metacognição, ou seja, a capacidade de poder pensar sobre o sentido das ações dentro do próprio campo de jogo.

    No alto grau do anarquismo que declaram, sigam verdadeiramente seus princípios e deixem-se ser indivíduo. E o faça de maneira sensível. Olhe em volta. Permita-se sentir o cheiro da merda por todos os lugares, principalmente, bem perto de vc. Sem medo: sinta rancor! Liberte-se da moral cristã que mesmo sem a figura de Jesus Cristo ronda a sua pseudo-ética. Sinta rancor por todas as táticas e figuras que incessantemente nos coloniza e transforma em índio amável. Talvez este rancor, dentro de uma sociedade apática pela felicidade colorida, pelo dinheiro fictício, espaço/status social relevante, e sucesso alfa-numérico, seja a força motriz para um verdadeiro despertar.

    “O remorso crônico, e com isto todos os moralistas estão de acordo, é um sentimento bastante indesejável. Se considerais ter agido mal, arrependei-vos, corrigi os vossos erros na medida do possível e tentai conduzir-vos melhor na próxima vez. E não vos entregueis, sob nenhum pretexto, à meditação melancólica das vossas faltas. Rebolar no lodo não é, com certeza, a melhor maneira de alguém se lavar.
    Também a arte tem a sua moral e grande parte das regras dessa moral são idênticas, ou pelo menos análogas, às regras da ética vulgar. O remorso, por exemplo, é tão indesejável no que diz respeito à nossa má conduta como no que se relaciona com a nossa má arte. O que aí existe de mau deve ser encontrado, reconhecido e, se possível, evitado no futuro. Meditar longamente sobre as fraquezas literárias de há vinte anos, tentar remendar uma obra defeituosa para lhe dar uma perfeição que ela não tinha quando da sua primitiva execução, passar a idade madura a tentar remediar os pecados artísticos cometidos e legados por essa pessoa diferente que cada um é na sua juventude, tudo isto, certamente, é vão e fútil. E eis porque este atual Admirável Mundo Novo é o mesmo que o antigo. Os seus defeitos, como obra de arte, são consideráveis; mas para os corrigir ser-me-ia necessário escrever novamente o livro, e durante essse novo trabalho de redação, ao qual me entregaria na qualidade de pessoa mais velha e diferente, destruiria provavelmente não apenas alguns defeitos do romance, mas também os méritos que ele poderia ter possuído na origem. Por esta razão, resistindo à tentação de me rebolar no remorso artístico, prefiro considerar que o ótimo é inimigo do bom e depois pensar noutra coisa.” (Aldous Huxley, 1932 – Admirável Mundo Novo)”

  19. E só um detalhe, pois agora que li os comentários. Já fiz parte do fora do eixo no ano de 2007, ou seja, a “empresa” ainda dava os primeiros passos, mas não caí no seu “encanto”.

    Fred, minha pesquisa monográfica, a qual contou com mais de 100 laudas, uma banca constituída por um cientista político, um economista e um artista plástico, todos professores doutores renomados da universidade federal de uberlândia, SIM, teve como abordagem principal o Fora do Eixo e garantiu nota integral em sua apresentação, ou seja, 100. Oras, pra vcs o que importa não são números?! Pode parecer MUITO petulante da minha parte expor isso, uma vez que faz mais de um ano que apresentei esse trabalho e nunca fiz esse tipo de abordagem, pois não me comovem em NADA angariar adeptos “contra-foradoeixistas”. quem entende e gosta de massa de manobra são vcs. eu TÔ FORA! Mas quer saber, digo isso pois tenho vontade de CAVUCAR MEU ÂNUS COM A ENXADA quando vcs deslegitimam vários pontos de vistas de pessoas que realmente levam a pesquisa crítica e o estudo aprofundado da história política econômica do nosso país, fazendo uso desse papinho de “resignificação” e “memética”. ah, vá vá. vide josé arbex jr. o qual vcs apelidaram de “josé burrex”, por falta de argumentos, claro, já que debate que se valha não é pautado no descredenciamento da inteligência do interlocutor. não é pra ser democrático, pai?! então, na minha opinião vcs deveriam reflitir mais e reverberarem menos.

    me poupe. a filha que falou aí em cima, nada mais fez que vomitar as palavras ditas e reditas, simbólicas, usadas constantemente nos discursos, ou melhor, missas, do Pablo. Santa ingenuidade, viu! Dá até tristeza dessa juventude 2.0. Profunda, por sinal!

    Inclusive, e pra finalizar, acho que conheço o Pablo e seu papo a bem mais tempo que o Fred, que sim, reza e se beneficia com o terço fora do eixo. mas afinal, tudo é meritocracia, então, #nevermind.

  20. Fred Maia,

    Seu comentário tem uma contradição tão flagrante…

    Você ao mesmo tempo cita partes do texto (sem contradize-lo) no qual é afirmado que muito trabalho não pago é feito (toda a mobilização de grupos e indivíduos em prol de uma “causa”), a qual o FdE exploraria e lucraria posteriormente através de editais públicos. E em seguida você questiona como podem ser capitalistas se dividiriam até a casa, os salários e os sapatos.

    Meu caro, dizer que na Grécia Antiga havia democracia não significa dizer que não havia escravidão (sabemos que a primeira era apenas para os cidadãos). Portanto esse suposto comunismo dos FdE é o “comunismo dos patrões”, assim como na Grécia a democracia era dos não-escravos.

    Fred Maia, para quem é explorado (para quem trabalha e não é remunerado, ou lhe é extraído mais-valia) pouco importa se os patrões vivem em comunidade ou não, ou como repartem a mais-valia entre eles. Esse fato em nada muda a exploração.

  21. Nakamura,

    a Economia Solidária não tem um ministério, o movimento tem suporte através de uma secretaria ligada diretamente ao Ministério do Trabalho.

    Quem tem um ministério é o Sebrae, esse com práticas capitalistas até o caroço.

    O FDE me parece que assume uma postura tipo ONG-partido, pois como Ongs não podem ter lucro seria necessário escamotear a transferência de capital entre o Estado e grupos de poderes articulados politicamente.

    O resto o povo conta.

  22. Sr. Fred Maia,

    O FDE é competente naquilo que se propoem que é ser uma produtora de eventos. São capazes de mobilizar através de um discurso que confunde… Quem convive e observa as práticas sabe como o esquema funciona.

    Movimento social não é… Para ser movimento precisa de pautas e uma visão de mundo. Qual é a visão de mundo?

    O que querem?

    1 – arrecadar muitas pessoas para que trabalhem gratuitamente, para economizarem a granas públicas que são investidas em projetos e divisões entre alguns produtores e bandas da turma deles. Nem todo o lucro é divido entre todos que trabalham.

    2 – Os eventos acontecem com trabalho voluntário, e o CFE divulga sua marca e assina conteúdos. Cada pessoa que trabalha gratuitamente para o CFE está divulgando sua marca, que depois é usada para arredar recursos dos cofres públicos.

    3 – O CFE não tem lado na disputa da sociedade. Quem pagar leva. Se o PSDB tem grana leva. E tem petista que acredita que o CFE consegue votos. Eles não conseguem nada de votos.

    4 – O CFE está formando uma turma de pessoas despolitizadas, que criarão as futuras empresas de marketing da direita no Brasil.

    5 – O CFE multiplicam-se em função de algumas figuras… pessoas… Isto não irá durar muito… Logo estas pessoas desgastam-se e tudo acaba.

  23. Como leitor deste site, lembro, em especial, de dois artigos que geraram bastante polêmica aqui em 2011: “A esquerda Fora do Eixo”, no primeiro semestre, e, no segundo, a “Carta de Saída” dos 51 dissidentes do MST, Via Campesina, Consulta, etc.
    Dois debates aparentemente bem diferentes, mas os lados em conflito me parecem ser, cada vez mais, os mesmos (anticapitalista x capitalista?; governista x antigovernista?).
    A “Jornada Nacional da Juventude” (paralela ao megaevento católico da Jornada Mundial da Juventude?) é chamada pelos mais diversos grupos da base governista: Levante (Consulta), UJS, PT, etc, e o ainda Fora do Eixo. Recentemente, chegou a mim também um post do Pablo Capilé no Facebook, de mãos dadas e sorrindo ao lado do Stédile, comemorando a união do “movimento social das culturas” com a “rede” do Movimento Sem Terra.
    Enfim, eis um tema a ser aprofundado também (acho que já apareceu aqui no PP em 2011, mas nas eleições municipais de 2012 ficou mais explícito): como esse projeto do Fora do Eixo se relaciona com o projeto político do PT?

  24. Trabalho com economia solidária e estamos estudando a implementação de moeda social.
    Nosso GT pesquisou que para se ter moeda social realmente funcionamento no Brasil precisa ter cadastro no Banco Central. Esse povo tem isso? Queremos entender casos. Abs.

  25. e ninguém vai dichavar os blogueiros portunistas que andam aportando no fora do eixo, e vice-versa?

    antonio martins, renato rovai, pedro alexandre sanches, le monde diplomatique brasil etcetc

  26. Ai gente vocês vão querer agora ensinar ecologia pro Fred Maia e pro Fora do Eixo?????

    Não tem movimentos mais ecologicamente conscientes e sustentáveis que eles junto com o Brasil pelas Florestas, Xingu Vivo e muita gente boa!!!!!!

    E qual é o problema de tentar hackear a Vale pra criar mais consciencia ambiental neles mesmos e na sociedade?????

    Tenha dó, meu!!!! Que chatice!!!!

  27. Júh,

    O texto e os comentários críticos à Fora do Eixo e aos argumentos do Fred Maia (que também não responderam às críticas do texto, como bem colocaram os comentários posteriores ao dele) não versaram apenas sobre ecologia, florestas e Vale. Não reduza o texto e os argumentos a um só ponto. Várias problemas e perguntas foram feitas e ainda não vi ninguém da Fora do Eixo vir aqui defender a causa respondendo as perguntas, que são bem pertinentes.

  28. É engraçado constatar o caminho que esse FDE trilhou desde que foi originado em Cuiabá – MT. Sim, tudo começa lá. Onde de forma soturna e torpe ajudaram a desfacelar a cultura da cidade pois a única coisa que era realmente cultural eram os projetos desses caras ( na ideia e discurso deles). bandas, produtores, grupos, politicas culturais.. tudo, contaminado pelas palavras de militancia. Agora a cidade de Cuiabá peleja, pois ao se debandarem de lá, por não terem mais como enganar artistas, classes e nem editais locais, voaram para outros cantos do Brasil, deixaram feridas em varios níveis da cadeia cultural de Cuiabá e MT. Acho que textos deveriam chafurdar e trazer a real lama para que de fato se conheça quem são.

  29. Acho que o ponto principal de tudo é a ilusão que vendem pros colaboradores de níveis mais inferiores da hierarquia do FDE. A rotatividade é alta, os que percebem que estão sendo explorados saem, mas sempre tem outros jovens ‘estimulados’ achando que a parada é uma maravilha. Que é o máximo do ideal de liberdade, de viver fora do sistema capitalista, de expandir seu potencial e poder fazer o que sempre sonhou. Mas uma hora sempre a verdade aparece e aí fica a cargo de cada um se manter fiel aos princípios assumidos ou sair e ser tratado como se nunca tivesse existido, mesmo que seu nível de entrega tenha sido imenso.

    Como foi bem dito no texto, a imensa mão de obra gratuita possibilita que ações de múltiplas linguagens sejam realizadas, o que, para um histórico comprobatório de ações pedido em alguns editais, é ótimo. Mas ao contrário do que o Fred Maia (morador da Casa Fora do Eixo Belo Horizonte) disse, a questão trabalho = vida, nesse caso, é sim sinônimo de exploração. Fred Maia, você talvez esteja a salvo dos tentáculos que forçam esses jovens a abdicarem de suas famílias, vidas sociais, namorad@s, amig@s, empregos, em prol de um ideal. Você, personalidade que é, deve colher mesmo só o supra-sumo do FDE, ou seja, viagens pagas para festivais e localidades e eventos super interessantes. Enquanto isso os colaboradores estão, literalmente, se matando de trabalhar, sujando seus nomes, estourando suas contas bancárias e abaixando a cabeça pros mandos e desmandos do Pablo Capilé.

    Sou ex-integrante do FDE e acho que o movimento tem sim suas virtudes e uma delas é a capilarização da mídia e o talento dos seus agentes desse ramo. São capazes de cobrir todo e qualquer evento com muita qualidade e agilidade, e difundi-lo por uma grande rede de interessados (público, produtores, etc…). O problema é que a relevância de cada evento é medida pelo que o objeto de cobertura em questão tem de força política para retribuir ou que seja bom de o FDE “colar junto”, pra agregar ao ‘institucional’. Isso pra mim é hipocrisia das brabas. As Casas FDE não fazem absolutamente nada pelas cenas locais. Suprimiram os coletivos em nome de uma posição política conveniente e agora caminham nessa direção. Como dependem de editais, precisam realizar festivais e eventos, mas, no geral, não existe mais, nas cidades onde as gestões regionais se encontram, um trabalho em nome da arte independente. Há apenas ainda um fantasma que segue agregado ao nome já que o trabalho foi forte em cima disso desde sua fundação até, pela minha avaliação, 2011.

    O FDE um dia já teve um ideal bonito, e acredito que a grande maioria dos coletivos ligados a ele ainda se mantenham fieis aos princípios originais devido à centralização de poder que agora ocorre nas casas, e os deixa livres para trabalharem cada um no seu ritmo. Acho que esses, se abrirem o olho e verem que são fortes para caminharem com as próprias pernas, formarão um movimento ainda mais forte, principalmente se o ideal político for usado para o bem, ou seja, como utilidade pública, não como objetivo final.

  30. Pesquisem os projetos aprovados pela gestão passada da CNIC…parece que tinha um ‘agente FDE’ lá…hummmmmmmmm

  31. Nossa quanto mais mexe mais fde!

    Estamos falando de indícios fortes de tráfico de influencia, manipulação de editais públicos, apropriação indébita, improbidade administrativa…….

    Se forem pesquisar os projetos aprovados pela cnic vão encontrar beneficiados muitos das dezenas de cnpjs forjados pelo fde: as casas fora do eixo, a associação casas associadas (que eles tem com casas noturnas como o studio sp, dragãodo mar), a abrafin (para o nicho festivais musicais), a prodisc (para produção de discos), a fundação vale……..

    Quem tiver paciencia, um exercicio rápido é bater a lista de projetos que eles deixam mostrar ao público e às comissões examinadoras [https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/pub?hl=pt_BR&key=0AjEzvOdRTzfAdGJTRGF2ZGU0cmYzczktZ1FIUllpbVE&hl=pt_BR&gid=5] com as listas de aprovados reunião por reunião da cnic [http://salic.cultura.gov.br/gerarrelatorioreuniaoexterno/gerarrelatorioreuniao]. isso e pela lei rouanet

    Tão grave quanto isso é ver como eles buscam dominar os conselhos setoriais dentro do minc para determinar o direcionamento das verbas públicas da cultura de todo país às contas deles.

    Um exemplo escandaloso é o colegiado setorial de música 2010/2011 [http://xa.yimg.com/kq/groups/14465203/893964126/name/Cartilha+F%C3%B3rum+Nacional+da+M%C3%BAsica.pdf]:

    – ENTIDADE TITULAR ESTADO SUPLENTE ESTADO

    1 FNM Sóstenes Lima AL Malva Malvar SE
    2 FNM Ivan Ferraro CE Carolina Barros MT
    3 FNM Manoel Neto PR Santiago Neto RS
    4 FNM Juscelino Oliveira GO Alexandra Capone DF
    5 FNM Luís Felipe Gama SP Gilvan Santos PI
    6 FNM Flávio Oliveira RJ Adriano Araújos PE
    7 FNM Wertenberg Nunes TO Everton de Almeida AM
    8 FCMB Makely Ka MG Vince de Mira BA
    9 CFE Pablo Capilé MT Alberto Pedrosa MA
    10 CFE Otoniel Ramos AP Elielton Amador PA
    11 CFE Jéferson Bernardo RS Paulo Sarkys RN
    12 CA Talles Lopes MG Vítor Santana MG
    13 ABMI Francisco Moreirão SP João Ripper RJ
    14 ABRAFIN Fabrício Nobre GO Gustavo de Sá DF
    15 MPB Everton Rodrigues RS Jean Mafra SC

    O Colegiado Setorial, por sua vez, vai indicar após a posse os representantes da música, dois titulares e dois
    suplentes, para o Plenário do CNPC. –

    Reparem na quantidade de pessoas ligadas ao fora do eixo sob o véu de vários cnpjs. pablo capilé (ms e sp), fabrício nobre (go), makely ka (mg), ivan ferraro (ce), santiago neto e everton rodrigues (rs)…………..

    Pessoas que hoje estão buscando dominar governos estaduais e municipais. o fabricio nobre ésuperintendente de ações culturais no governo marconi perilo (psdb-go), santiago neto comanda o instituto estadual da música do rs, e everton rodrigues é gestor de redes sociais do gabinete digital do governo tarso genro (pt-rs), pablo capilé quer ser o secretário da cultura de fato em sp, onde existe o dinheiro…………..

  32. Fred Maia pergunta: Quem pesquisou como funciona o Caixa coletivo dos caras?

    Fora do Eixo e o próprio Fred Maia respondem parcialmente: turbinado por dinheiro “hackeado” de verbas públicas.

    http://casa.foradoeixo.org.br/observatorio/?page_id=102

    Corpo Docente do observatório Fora do Eixo

    Fred Maia é jornalista, escritor, educador e arte-educador. Nasceu no Piauí e hoje atua no cenário da auto formulação e administração de políticas públicas da cultura do país. Trabalhou no Ministério da Cultura durante 4 anos na gestão de Juca Ferreira, atuando como Gerente de Articulação Nacional do Ministério.

    Pesquisador pergunta: mas e o Caixa oculto, as regalias pessoais que não são aplicadas na exploração coletiva? E as fontes ocultas de financiamento privado? É possível tirar um Instagram delas?

    Quem deve responder são os patrões e os altos gestores na hierarquia do Fora do Eixo, como Pablo Capilé, Bruno Torturra, Fabrício Nobre, Claudio Prado, Ivana Bentes, Ale Yousseff, Fred Maia etc.

  33. E deve tá rolando a tática do abafa que nem com a matéria da Folha…ninguém responde…deu dó é do Fred que aparece que nem é muito da parada e foi obrigado a defender manipulado por Dom Corleone…

  34. Alguém aí em cima questiona as parcerias dos “blogueiros portunistas” com os FdE. Cita os nomes dos seguintes blogueiros e blog: “antonio martins, renato rovai, pedro alexandre sanches, le monde diplomatique brasil etcetc”.

    Tenhamos cautela.

    Não tenho conhecimento de qualquer negócio concreto já fechado na parceria entre o blogueiro Antônio Martins (Outras Palavras) com os FdE, a não ser flerte (http://www.outraspalavras.net/2012/02/28/cultura-e-se-o-pos-capitalismo-estiver-comecando/) e troca de cortesia (http://www.flickr.com/photos/foradoeixo/7738583892/). Me engano?

    Em relação ao Renato Rovai (Revista Fórum), neste caso sim há uma experiência concreta de replicação do modelo FdE para o trabalho em comunicação. No ano passado a revista e os FdE fecharam uma parceria, um “edital de vivência”, por onde o FdE captaria dois estagiários de comunicação para serem explorados por 3 meses na Revista Fórum. Cito o edital: “Os selecionados, ficarão hospedados durante os 3 meses na Casa Fora do Eixo SP, além de receber uma quantia de R$ 750,00 mensais mais alimentação e transporte da revista Fórum, e o investimento de FdE$ 10.800 referentes a custos de hospedagem, internet e orientação da vivência da Casa Fora do Eixo SP.” – http://diario.foradoeixo.org.br/?p=1547.

    Resumindo: por um total de R$ 4.500,00 da parte do empresário da comunicação progressista, alimentação e transporte, somado à hospedagem, internet e orientação do FdE, a Revista Fórum conseguiu dar impulso por 3 meses as suas seções audiovisuais, o FdE ganhou visibilidade e publicidade gratuita por 3 meses nos veículos da empresa, e os estagiários trabalharam como ativistas.

    O modelo de negócio deu tão certo que a parceria temporária virou permanente, ainda mais sucateada para os trabalhadores, e a TV Fórum hoje é feita colaborativamente com a Pós-TV – do circuito FdE. Uma série de profissionais, tornados “ativistas” ou “estagiários”, seguirão trabalhando para as duas empresas de “mídia livre”. E é claro que não poderia faltar apoio também de sindicatos, fóruns de mídialivristas e de blogs progressistas, além de patrocínio da Fundação Banco do Brasil no fomento a “tecnologias sociais” inovadoras como esta.

    Quanto ao Pedro Alexandre Sanches (Farofafa) não se sabe ao certo o grau de vinculação orgânica dele com o FdE, apesar do seu site ter aparecido no início como mais uma plataforma deles. É óbvio que o crítico musical e cineasta tem falado muito bem de quase tudo que é feito pelos meninos do FdE e sua turma, e isso deve ajudar nos negócios deles. Mas não dá pra dizer, nem mesmo, que ele hoje precise do dinheiro dos FdE considerando os seus trabalhos mais recentes (http://pensenovotv.com.br/inspira/descricao/pedro-alexandre-sanches).

    Por fim, quanto ao Le Monde Diplomatique Brasil, não dá pra saber se o comentarista se referia ao Diplô Brasil – editado pelo Antônio Martins lá de cima (http://diplo.org.br/), ou se ao Le Monde Diplomatique Brasil (http://www.diplomatique.org.br/), este vinculado ao Instituto Pólis e coordenado por Silvio Caccia Bava. É uma confusão muito comum, fruto de uma briga antiga pela marca. Sobre o Antônio Martins já falei acima. Em relação ao Diplomatique Brasil, a única vinculação até aqui com o pessoal do FdE foi o projeto Pólis Digital (http://www.polisdigital.com.br/) e o Cine Moinho (http://www.polisdigital.com.br/?p=914). Mas não dá pra saber mais detalhes sobre esses dois.

  35. Achei interessante citarem “abusos sexuais” em um comentário. Eu mesma ouvi uma história sobre o aliciamento de garotas do FdE para políticos, em uma espécie de “tática 2” em Brasília. Confere?

  36. Meu deus amiga, penso a mesma coisa, temos que livrar esses meninos e meninas das garras desses sodomizadores cruéis. Proponho que montemos uma equipe de resgate para salvarmos as almas desses jovens. Me disseram que as portas ficam trancadas, que dormem com os pés acorrentados na cama, que não da pra fugir nem se quiserem, coisa horrivel. E bloqueiam todas as paginas com criticas a eles para que os jovens que lá estão não possam nunca analisar os contrapontos, tipo essas coisas que acontecem em Cuba. Ja articulei com o exercito da bunda da cadeira e to pronta pra te ajudar nessa, vamos?

  37. Também sumiu o segundo link!

    Enquanto o FdE faz a mágica da multiplicação do dinheiro, o PP faz a mágica do desaparecimento das referências. É só aparecer no PP que desaparece!

  38. O primeiro texto publicado pelo Passapalavra foi inovador. Neste já não há novidade. Não faz um mês, a própria Folha publicou matéria tratando da presença do Capilé em mesas com Haddad e com a Marta. Claro, tem um diferencial na análise pois o Passapalavra pensou o FDE como estrutura de exploração e força política enquanto a Folha focou apenas como força política.

    Mas que diferença isso faz? Os que perceberam a exploração e não a aceitam deram no pé – os mais inteligentes deram no pé rápido. Já tantos outros a aceitam e louvam. Sentem-se orgulhosos de serem do grupo. Um texto que diga a eles que são explorados é como um texto para os fiéis da Universal. Tenho um amigo que é do FDE e tem que se ver o entusiasmo com o qual ele narra suas horas de trabalho gratuitas. É absolutamente similar aos alunos que trabalham de graça na universidade porque querem ser associados ao nome de uma dada professora ou departamento. Eles estão construindo suas carreiras. Os chefes podem decidir e ficar com o grosso, mas há muita coisinha para os pequenos. Enfim, o tom de que se trata de gente sendo enganada é bobagem. As pessoas não são tão bobas. Eu estava no evento citado e ví gente trazendo água para o capilé, reservando banco na sombra para ele e depois pegando lixo do chão enquanto ele passeava e atendia o celular ininterruptamente.

    Quanto à grana, qual a novidade? Caetano veloso pega milhões, Ivete Sangalo pega milhões, Cláudia leite pega milhões. O que falar da Globo Filmes e outros? Não há novidade.

    As pessoas que são exploradas pelo FDE é gente que não só tem como se manter tranquilamente – herdeiras e bancadas pelos pais – como ainda sobra tempo para se darem à servidão glamourosa. São chiques. Isso é muito melhor que buzão e trenzão. Pessoalmente, acho intrigante que alguém fora dos padrões de beleza seja servido por um exército de patricinhas descoladas. O fato de um blog de crítica tenha sido denominado de Fora do Beiço, atentando para o aspecto físico fora do padrão é triste.

    O grande fato: quem vai fazer as pessoas deixarem a exploração que dá sentido às suas vidas? Principalmente quando se trata de uma exploração glamourosa?

    O que mais gostei nesse texto foi a imagem dizendo: existe amor no centro expandido, na quebrada existe o horror. Se ocorrer, uma crítica ao FDE só vai ter maior adesão se for denunciado como mais um mecanismo alheio às quebradas. Quem vai pedir que o FDE organize um show do Facção central?

  39. Ronan,

    acho que a sua abordagem daria uma reflexão (texto) sobre o FdE não de um ponto de vista econômico, mas como uma espécie de seita, como haviam as seitas hippies ou new age… Gurus vindo de uma certo grupo social marginalizado, que arrebanham ou agregam pessoas de classe média que se dedicam voluntariamente ao crescimento da mesma e aos interesses e vontades do guru. Pelo menos na descrição que você fez, é uma dimensão que surge bastante claramente.

  40. Por que será que retiraram todos os verbetes abaixo do novo Glossário FDE, alterado logo depois das denúncias do PP?

    O que se esconde atrás de cada um deles?

    Artista = Pedreiro (Caminhando, Cantando e Carregando Caixa): Expressão utilizada para denominar uma classe artistas empreendedores, que nega o artista “iluminado”, valorizando a autogestão, autonomia e o protagonismo cultural.

    Base: Ser base no FdE é se posicionar como aquele/a que oferece o suporte para os trabalhos e demandas dos agentes e coletivos. Fundamento ou apoio. A pessoa que colabora para providenciar os meios necessários para que se concretize uma ação.

    Choque pesadelo: Embate conveniente direcionado a alguém que vem conflitando ideias através de críticas não propositivas que desestimulem uma pessoa, ou grupo. O choque pesadelo serve como uma fala direcionada que busca esclarecer situações através do “papo reto”. Ex. Tivemos uma conversa franca que serviu como choque pesadelo para ele. Ler também “papo reto”.

    Conflito picareta: Cono ou desordem de ideias a respeito de uma situação. Ato de remoer questionamentos, sem explicitá-los para a rede buscando maior compreensão da situação a partir do diálogo. Ex. Vamos parar de conflito picareta e aclarar qualquer dúvida sobre nosso posicionamento nesta reunião.

    Contaminar: Contagiar alguém, ou um grupo, através da profusão das ideias as quais o interlocutor acredita. Ex: Contaminamos a galera que estava na palestra e eles compreenderam as ideias apresentadas. A contaminação também pode ser negativa quando a pessoa possui “conflitos picaretas”. Ex: Aquela banda insatisfeita contaminou as outras bandas com seus conflitos picaretas. Ler também “conflito picareta”.

    Dancinha da cabeça: Acenar assertivamente com a cabeça durante falas ou reuniões, em concordância ou discordância ao interlocutor. A dancinha da cabeça não representa a automatização de pensamentos, pois provém de um extenso diálogo prévio acerca do assunto. Ex. Enquanto ele apresentava o modo de organização do Fora do Eixo, o grupo, de acordo, fazia a dancinha da cabeça o tempo todo.

    Desconflitar: A maioria dos conflitos surgem de contextos em que a pessoa não consegue ter clareza de como avançar ou resolver determinada situação e acaba por romantizar, vitimizar ou supervalorizar o impasse. O desconflito é exatamente conseguir enxergar as situações como elas verdadeiramente são, considerando contexto e conjuntura, decupando as possibilidades e agindo propositivamente para a resolução da situação.

    Egocard: O termo de valorização do “ego”; é relacionado à auto-estima de um agente. Adatapção do termo utilizado para a moeda social corrente no FdE, o card, para representar a apreciação e (Ex: Ela gosta muito das fotos que faz, vamos trabalhar seu egocard em cima disso para estimular.) Ler também “Card”

    Geração pós-rancor: Geração que busca superar seus gargalos sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais de forma pró-ativa, a fim derefletir, agir e fazer.(Ex.Esses coletivos são típicos da geração pós-rancor, pois não têm mais tempo para ficar na choradeira).
    – > falta menção ao Cláudio Prado e menção histórica acerca do termo

    Hypar: Tornar hype, fazer com que algo tenha forte promoção; fazer badalação excessiva sobre um assunto, pessoa ou produto. (Ex. A Noite Fora do Eixo hypou, a casa de show estava lotada.)

    Ponto de Articulação: Coletivo que se propõe a ser um articulador do arranjo criativo local, identificando parceiros, público, trocas, artistas, comunicadores e demais agentes envolvidos, a fim de formar, articular e executar ações estratégicas para o cenário cultural.

    Ponto de Linguagem: Coletivos que atuam em uma linguagem específica, atuando como articuladores deste recorte no cenário cultural para, deste modo, desenvolver ações específicas locais. Por ser um ponto Fora do Eixo está intimamente conectado à rede.

    Refém do esclarecimento: Termo utilizado para expressar o esclarecimento sobre determinada conjuntura de maneira propositiva. O refém do esclarecimento age como um vetor de esclarecimento e nunca como um vetor de conflito. Portanto, propõe o comprometimento de um agente em compartilhar seu conhecimento e domínio sobre determinado assunto ou tecnologia.

    Tag: Representa uma palavra-chave. A palavra é usado nas frases para identificar, por meio do resumo em um único termo, eventos, conceitos ou informações mais amplas. O uso de tags nos blogs é estratégico para que o número desses termos se amplie, facilitando sua entrada na esteira dos sistemas de busca. É comum, então, ouvirmos dizer no Fora do Eixo: “vamos ampliar essa tag”, ou “vamos agressivar na tag PCult”. No Twitter, por exemplo, usamos hashtags: são palavras-chaves antecedidas pelo símbolo # para designar o termo que resume o assunto do tweet.
    > Acho que aqui o importante é ressaltar as tags “em volta de cada pessoa”, ou frente de atuação, por exemplo a tag da Tati são “sul”, “FEL”, “Alona” etc, significando um conjunto de marcadores que rapidamente indentificam a pessoa ou o projeto.

    Tec: Diminutivo con el que se denomina a las hoja de cálculo (planhillas) creadas por el Circuito para la sistematización de datos, a las que el Circuito ha bautizado como Compacto.Tec

    Teto: Termo regularmente utilizado como limitador. Ex: alcançar ou bater no teto, significa chegar no limite do crescimento ou desenvolvimento.

    Transversalidade (Transversal): A transversalidade representa aquilo que atravessa mais de uma linguagem, frente de atuação, temática, tecnologia ou conhecimento, entrecruzando ideias para a elaboração de um novo conceito.

  41. Adorei a ironia da Amiga da Marta 2, mas dá pra fugir sim, amiga. Teve um cara que fugiu na calada da noite, levou tudo que era dele com ele e nem pra deixar um cafezinho pronto pros agentes o infeliz prestou.

  42. Ronan não é tão glamurosa as
    sim. É um ciclo vicioso psicológico sem saída. Você é dito livre e é escravo. Por isso é tão dificil sair. O relato que me fizeram é que as pessoas saem destruídas em todos sentidos…tanto que ninguém quer falar sobre e tem que fazer como a Mosca. O buraco é mais embaixo….

  43. HAHAHAHA

    As únicas respostas que vieram até agora diretamente do FDE foram duas pequenas frases no facebook do Capilé:

    “Criticar é facil, quero ver abrir a casa pra todo mundo =))”

    “Criticar é facil, quero ver montar caixa coletivo com 2 mil pessoas =)”

    O cara de pau está querendo que ainda mais gente vá pras suas casas de trabalho, atrelar sua imagem ao FDE e ser usado por eles voluntariamente! Em troca de cama, pão e cerveja! HAHAHAHAA

    Aproveito pra deixar uma sugestão ao Pablo: por que ele não coordena uma comissão de negociação pra tentar convencer os sócios Alexandre Youssef, Guga Stroeter e Maurizio Longobardi a doarem para União e para uso público as suas casas noturnas Studio SP Augusta, Vila Madalena, Arpoador ao Caixa coletivo?

    Que incluam também o futuro Studio SP Luz, naquela casa que estavam negociando na baixa durante os despejos e as operações na região da Cracolândia, entre outros negócios eventuais.

    Ocupe a galeria Choque Cultural, inclusa todas suas obras de arte, negociar com o amigo Baixo Ribeiro a doação pros movimentos em nome dos trabalhadores da cultura.

    E a sede da Vale, os condomínios particulares dos seus gestores na região do Carajás-PA: que abram as portas pros sem-terra, indígenas, quilombolas e pequenos mineradores da região!HAHAHAHA

  44. Acho que o Ronan tem certa razão. Minha irmã trabalhou na Google e me contou sobre as condições de trabalho: lá existe uma gama de opções para distrair o cérebro caso esteja muito cansado de trabalhar: tem sofás e poofs para dormir, video game, sorvetes, café, refrigerante “de graça”, tudo isso para aumentar o rendimento do trabalhador, tendo em vista que a eficiência do mesmo diminui com o stress. Além disso, a google incentiva os trabalhadores a ficar depois do trabalho nos bares instalados dentro da empresa, nos quais os trabalhadores não pagam a cerveja ou a comida, isso é feito pois acredita-se que enquanto o trabalhador está se divertido com os seus colegar, ainda assim estão trabalhado, pois o assunto sempre gira em torno dos problemas da empresa.

    Quando falei que eles estavam trabalhando de graça em troca de pequenas iguarias, ela me disse o seguinte: “Melhor ser explorado assim do que de outro modo – sem as ‘regalias'”. Talvez funcione do mesmo modo no caso do pessoal que trabalha para o Fde, salvo aqueles que estão sendo enganados e pulam fora.
    Acredito que o Ronan tocou no cerne da questão quando fez esta pergunta: “quem vai fazer as pessoas deixarem a exploração que dá sentido às suas vidas?” A lógica da ideologia se inverte, não é mais “os trabalhadores não sabem (que são explorados), e por isso fazem”, mas ao contrário, “os trabalhadores sabem da exploração e ainda assim continuam fazendo”.

  45. manoo,
    mas acho que esse raciocínio se aplica a todos os trabalhadores, tanto os que trabalham em condições mais softs, como a descrita por você, quanto os que trabalham em condições mais árduas.

    Estes últimos, embora possam desejar obter melhores condições de trabalho, provavelmente também preferem pegar no batente pesado a estarem desempregados e dependerem de esmolas.

    E por que o fazem? Na minha opinião, porque não têm alternativa, porque ainda faz sentido uma coisa chamada meios de produção, dos quais estão afastados, e sem o que não podem assegurar a sua própria existência. E aí a questão política nos leva de volta à questão econômica.

    De todo modo, concordo que o embate no campo das ideias, de uma forma geral, já não se limite mais a desvelar os segredos da exploração. Ninguém parece duvidar que o capitalismo seja um sistema exploratório, o problema é que não encontram alternativas concretas para sair disso.

  46. Faltaram nomes muito importantes na lista de comparsas do FDE: ninguém aí falou do RODRIGO SAVAZONI e sua esposa LIA RANGEL, playboys elitistas oportunistas travestidos de petistas anti-tucanos?? Pois é bom falar. Rodrigo atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ou seja, braço direito de Juca Ferreira, menino bom pra acumular moedas junto à sua esposa Lia, organizando eventos como o Fórum de Cultura Digital, mais um facinho de angariar verba com seus contatos viciados… FIQUEM DE OLHO…

  47. Puxa que vergonha! O Passa Palavra chegou ao limite do RIDICULO com essa DENUNCIA de glossário interno do Fora do Eixo!!!!!

    É impressionante a perda do senso CRITICO de uma rede de supostos pensadores politicos. Pegar uma brincadeira e vocabulario interno e de zoação de uma rede e JOGAR AQUI COMO DENUNCIA chega a ser patético.

    Queria saber qual o CRIME cometido nessa descrição do CHOQUE PESADELO? E de outras expressões engraçadissimas e divertidas! Quanta falta de humor e de Imaginação do Passa Recibo!

    Não admira que o Passa Recibo tenha escolhido o FORA DO EIXO como os INIMIGOS. A questão aqui fica EXPLICITA E OBVIA: É A VELHA LUTA da ESQUERDA AUTOFÁGICA e impotente que, sem poder e sem potencia, se volta contra os mais PROXIMOS: a rede de Juventude que RIVALIZA com o Passa Palavra, que SEDUZ, CONQUISTA, cresce, aparece, conquista credibilidade e intervem REALMENTE e de forma propositiva na cultura urbana e na gestão das cidades onde atua.

    O Passa Recibo pelo jeito achou seu nicho de sucesso: o negocio da DIFAMAÇÃO!

    Acho bom vocês instaurarem além da CPI do “CHOQUE PESADELO” (quá quá quá) a CPI dos URSINHOS CARINHOSOS. Pois o Fora do Eixo é conhecido não por DIFAMAR ou “DESQUALIFICAR” ninguem como vcs estao fazendo de forma obsessiva, mas ACOLHENDO nas Casas Coletivas, criando sinergia, pertencimento, solidariedade, formas OUTRAS de ESTAR NO MUNDO.

    Por que será que o Fora do Eixo tem uma rede de 2 mil integrantes ativos, participantes, dispostos a lutar e defender seu Projeto de VIDA e Projeto Politico?

    O Passa Palavra, quando está meio caido de Ibope corre e TIRA DO BAU, mais um “novo” dossiê sobre o Fora do Eixo. Com NOVIDADES? Nenhuma!

    O mesmo esquema TEORICO REQUENTADO. A QUENTINHA TEORICA REQUENTADA do 1o artigo com os mesmos argumentos que agora irao se desdobrar a cada nova ação da rede.

    Ou seja, FAÇAM O QUE FIZEREM as ações do Fora do Eixo ja tem um ESCANINHO TEORICO MANIQUEISTA E SIMPLORIO onde os Passa Palavra vão encaixar tudo, todo esse rico e complexo processo achatado como a “nova forma da exploração”!!!!

    O entendimento de Cultura como luxo e superfluo!!! Como ISCA que DESVIA do mais importante é SIMPLORIA.

    A cultura como ÇORTINA DE FUMAÇA (senhor perdoa, eles não sabem o que escrevem!) e como o MENOS IMPORTANTE é de uma ignorancia sem par!

    DIGNA de um politico bronco daqueles que dizem que “cultura não dá voto” ou da esquerda mais tacanha, aquela que separa a CULTURA das demais esferas da vida, do trabalho, etc.

    Ou seja não chegaram nem ao conceito antropológico de Cultura. Coisa que qualquer jovem quilombola saberia explicar aos TEORICOS DA QUENTINHA REQUENTADA

    QUE MISERÊ, heim? Estão precisando de atenção? Chamem os Ursinhos Carinhosos!!!! Deve ser muito ruim não ter RECONHECIMENTO, falar pra meia duzia de gatos pingados e ficarem conhecidos as custas do trabalho de DIFAMAÇÃO obsessiva (e burra, pois a argumentação não evolui, não muda) de uma outra rede de Juventude, que detectaram como “rival”.

    E Viva o “Choque Pesadelo”! A melhor expressão que o Fora do Eixo encontrou para rir dos falsos problemas, dos PSEUDO conflitantes e da ESQUERDA DA DEPRESSÃO rs

    Choque Pesadelo”: “Embate conveniente direcionado a alguém que vem conflitando ideias através de críticas não propositivas que desestimulem uma pessoa, ou grupo. O choque pesadelo serve como uma fala direcionada que busca esclarecer situações através do “papo reto”. Ex. Tivemos uma conversa franca que serviu como choque pesadelo para ele. Ler também “papo reto”.”

  48. Joanne Martins,

    Se não há nada de errado com “choque-pesadelo” e afins, por que retiraram do glossário?? Pega mal?? Responde?

    E que tal você, que deve ser da FDE, ou qualquer pessoa da FDE, aparecer aqui e responder às questões e críticas colocadas no texto do passapalavra, uma a uma, sem falácias argumentativas, como esta coisa que você escreveu?

    Eu, particularmente, gostaria muito que a FDE esclarecesse os pontos críticos expostos. Não sou contra e nem a favor da FDE, mas como uma pessoa observadora dos argumentos, percebo que os argumentos contra as práticas da FDE são plausíveis e mostram indícios de manipulações gravíssimas. Quanto aos argumentos a favor da FDE, percebo apenas falácias, que fogem das perguntas feitas. Acho que a maioria das pessoas com o mínimo de bom senso perceberá isto. Está bem claro, para todo mundo ver…

  49. Joane vc participou ja de um choque pesadelo? conta pra geral como é que é?
    obs. é uma ordem.

  50. Caros, não sou do Fora do Eixo, mas escrevi uma nonografia de fim de Curso sobre o Circuito. E os argumentos usados no texto do Passa Palavra (contra o uso de editais Públicos por exemplo) são dignos de uma VEJA ou do DEM!

    Não há o menor problema em disputar editais PUBLICOS!!! Um avanço no Brasil diante da politica de balcão anterior.

    A maior forma de finaciamentos dos Pontos de Cultura, por exemplo, sao editais PUBLICOS! Nos Pontos de Cultura também se trabalha em regime de colaboração com a diferença que so os DIRIGENTES são remunerados, ao contrario da rede Fora do Eixo, onde 2 mil jovens VIVEM (comem, vestem, viajam, produzem) do trabalho no Circuito.

    Além disso também nos Pontos de Cultura o trabalho CULTURAL está na centralidade das lutas e dos projetos. E todos buscam VISIBILIDADE das suas ações, investem na difusão e COMUNICAÇAO das suas lutas.

    Quem bate em Edital Publico como forma de finaciamento no Brasil é a DIREITA a qual o Passa Palavra se iguala na tentativa de desqualificar uma Rede inteira!

    Também usam aqui a mesma estratégia de uma VEJA ou do DEM. Escrevem um artigo genérico, com analises e avaliações genéricas sobre o Capitalismo Cognitivo e ENCAIXAM, forçando a barra, sem entrar no FUNCIONAMENTO e no COMO, pois desconhecem e deturpam a forma de funcionar do Circuito Fora do Eixo.

    É assim que se faz teoria no Brasil? Estudei fora do Brasil, na Espanha e na França e la existe trabalho de campo! Fiz trabalho de campo com o Fora do Eixo e nada mais distante dessa abstração impotente que a vivacidade, alegria, espirito coletivo, alegri de viver e satisfação dos que vivem no Circuido Fde.

    Depois do artigo genérico, abrem espaço para a DIFAMAÇÃO PURA E SIMPLES, com as mensagens escritas por perfis falsos e de humor baixo e ofensivo, expondo FAMILIA de parceiros do Fora do Eixo, com piadas sórdidas e de cunho racista.

    Quando o Passa Palavra organiza seus seminarios de graça estao explorando quem? Quando arregimentam aqui seus colaboradores para escreverem de graça estão explorando o quê? Quando um professor Universitario traz um Antonio Negri ao Brasil e bota a militancia para prestigia-lo e ao final comprar o livro que o professor editou está ESTORQUINDO quem?

    CRIMINALIZAR O TRABALHO COLABORATIVO, o ativismo, a militancia, a crenca nos projetos é o que faz o ECAD, a VEJA, a Globo e agora o PASSA PALAVRA!

    Esse esquema do artigo “sério” como pretexto e os comentearios difamatórios, pessoais, de baixo nivel logo em seguida é A NOVA FORMA DA DIFAMAÇAO PUBLICA. Se eximindo do que for dito aqui de forma leviana, com perfis falsos e/ou anonimos, COVARDES, que se escondem no anonimato da REDE.

    Da mesma Forma que os textos dos Passa Palavras NAO TEM NOME, mas CITAM NOMINALMENTE, MULHER, ESPOSA, LIDERANÇAS sem nenhum cuidado aqui. Não assinam com seus nomes, mas PERSONALIZAM e fulanizam nos sesu texto, citando pessoas do Fora do Eixo.

    TRISTE VER COMO O ESQUEMA VEJA chegou na suposta “esquerda”. Os nossos inimigos nõa são o Fora do Eixo, uma rede de juventude que luta e esta conseguindo criar novos paramentros de pensamento, intervemção e ATIVISMO.

    O Fora do Eixo é um dos embriõs das novas formas de lutas, foi o tema do meu texto. O Passa Palavra vai comer a poeira da história ou no maximo virar referencia da nova central de baixarias e fofocas politicas.

    LAMENTAVEL!

  51. Perdão, Joanne

    O fato de você ter feito uma monografia não é atestado de que o que você diz é a mais pura verdade. Isso é um argumento de autoridade, uma falácia formal. O fato de ter estudado fora do Brasil e de ter feito pesquisa de campo também não te dá a autoridade do discurso de verdade. A resposta que você deu é a resposta que tenho visto na página dos defensores da FDE que escreveram aqui e em outros lugares : “vocês não viveram nem conviveram com o pessoal da FDE, como é que podem falar alguma coisa??”, ou então, “expliquem como mais de 2000 jovens se associaram em todo Brasil à FDE e contribuem com um caixa coletivo?”, “criticar é fácil bla bla bla…”. Realmente, criticar é fácil – difícil é responder de maneira objetiva às críticas, sem falácias, uma a uma!

    A questão é basicamente outra. Fiz algumas perguntas que você não respondeu, por exemplo. Por que tiraram alguns termos do glossario depois que ele foi mostrado aqui? Pegaria mal? Isso você não respondeu.

    Para me ater apenas a uma questão (apenas uma), o texto do passapalavra diz o seguinte:

    “Para se ter uma ideia, em 2012 o Fora do Eixo divulga (até a data desta publicação) ter se inscrito em 122 projetos culturais, solicitando um total de R$ 25.278.930,96. (ver aqui) Procuramos obter informações mais detalhadas a respeito, mas a página do site do coletivo-empresa parece estar em manutenção.”

    Você tem tem mais informações detalhadas a respeito disso? A FDE poderia esclarecer estas informações? Quanto, deste dinheiro, seja em pagamento direto e/ou possibilidade de captação foi obtido? Será que a FDE poderia abrir as contas todas dela para a gente ver na Internet?

    Captar recursos em editais é permitido. Claro. Mas quando se tem uma gama de pessoas dentro do poder público agindo como vetores destes ganhos, aí fica fácil fácil vencer editais… Ahh, e ainda bem que algum defensor da FDE falou em editais. Tivemos um avanço na argumentação, gente. Agora sabemos também que a grana toda vem do caixa coletivo e… dos editais…

    E tem mais. A folha publicou a seguinte reportagem no dia 31 de janeiro de 2012:

    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1222937-fora-do-eixo-criou-universidade-e-partido-informais.shtml

    Não gosto da folha, acho um jornal comprometido com o pior tipo de política que existe, mas nesta reportagem eles expuseram coisas que deixaram muitas pessoas preocupadas. Como é que se pode captar 12 milhões em dois anos, transforma-los em 30 milhões (claro, com a exploração da mais valia de jovens e artistas) e achar isto tudo lindo, um movimento, ativismo? Ativismo para quem, cara pálida? Será que a FDE poderia expor as contas de onde foi parar essa grana? Há ainda outros dois links nesta mesma reportagem os quais expõem, por exemplo, os gastos mensais da Casa FDE de São Paulo. Acredito que tudo pode ser explicado pela FDE, e há uma grande possibilidade de as explicações que eles apresentarem serem plausíveis e verdadeiras. Mas, ora bolas, por que ninguém vem aqui para fazer isto, responder diretamente às críticas e perguntas feitas? Por que?

    Joanne, mais uma vez o seu texto não passa de uma grande falácia, infelizmente. Uma hipérbole gigante, um argumento de autoridade que não responde EM NADA (caixa alta, só para usar mais um recurso linguístico que você gosta de usar) os questionamentos e criticas apontadas em direção à FDE.

  52. Joanne,

    A questão de fundo é bastante simples.

    Não há problema algum em disputar editais públicos.

    Mas há problema em se utilizar um discurso genérico de suposta transformação das estruturas econômicas, sociais e políticas, explorar movimentos e indivíduos (da forma como esse e outrs etxtos expõem) para ampliar a próprio organização e para receber dinheiro de editais públicos.

    Eu gostara de saber o que tem o FdE de “esquerda” na prática. Não em discurso, em palavras soltas. Qual objetivo político do FdE? Qual o método que usa? Receber dinheiro do Estado e de empresas e ocupar cargos públicos? Isso todos os partidos já fazem, é o que há de pior na “esquerda”, e sabemos onde vai dar.

    Eu participo de pesquisa cujo edital público possui verba também da Vale. Não vejo probema nisso, mas vejo problema se houvesse impostura da minha parte de afirmar aos quatro ventos que essa atividade é de esquerda ou revolucionária.

  53. Joanne,

    Você diz que o artigo do Passa Palavra faz “difamação pura e simples”, mas passando a vista novamente por cima do artigo, não encontrei tantos adjetivos e adjetivações senão: “empresa, capitalista” e similares. E isso é feito a partir de uma argumentação. Não encontrei nada que dissesse que o FdE é criminoso, ilegal. Aliás, o capitalismo não é ilegal, ele é legalizadão.

    Em compensação, ao ler o seu comentário tropeçamos em adjetivações do mais baixo nível. Começa com um “ridículo”, passa por um “patético”, faz um trocadilho também pejorativo (que eu não entendi , aliás: Passa Recibo(?))e segue, “teórico requentado”, “maniqueísta”, “simplório”, até que finaliza com um “lamentável”. Retirados estes adjetivos, não sobra nada do você diz. Espero muito que sua pesquisa, depois dessa carteirada que você deu, seja melhor que isso.

    Na segunda mensagem ao menos você coloca uma questão (que, por sinal, confirma parte da argumentação do artigo): há problemas em usar editais? Mas em relação a isso, fico com a resposta dada pelo Leo Vinícius.

  54. Ricardo,

    O Glossário so está postado aqui porque ele é publico, assim como as planilhas que geraram a tal matéria da folha, assim como as fotos que foram postadas na matéria, assim como a grande maioria das informações a que o Passa Palavra se baseia.

    Desde a primeira matéria até essa toda a base de informações do Passa Palavra e proveniente de arquivos, projetos, textos, programas, videos, entrevistas, postados publicos postados pelo Fora do Eixo, já percebeu?

    Se os caras tiraram alguns dos posts do glossário eles devem ter seus motivos, ou pq essas difamações distorcem a realidade, ou pq não concordam mais com a forma com que tava escrito, ou qualquer outro motivo, mas na boa, falar de falta de transparência é ridiculo, gostaria que me apresentassem ai outro movimento com tantas informações publicas quanto o fora-do-eixo, eu DUVIDO QUE ALGUEM APRESENTE UM AQUI.

    Ai o Ricardo posta uma informação que foram inscritos 122 projetos, solicitando 25 milhoes, mas o Ricardo não diz que essa info foi PUBLICADA PELO PROPRIO FDE, nao foi um FURO DO PASSA PALAVRA, o FDE Publicou isso em seus balanços anuais em seus diarios oficiais e o PASSA PALAVRA SIMPLESMENTE COPIOU E COLOU AQUI, ou seja, se tem alguém que precisa trazer mais pesquisa aqui é o PP e não o FDE. 25 MILHOES Solicitados tá longe de ser recursos captados ou executados, pesquisa de pessima qualidade essa.

    Se quer fazer pesquisa de gente grande, vai atrás de info que nao ˜foi postada pelo Proprio FDE, vai no tribunal de contas, vai no mINC, vai na Secretaria de Cultura dos estados e cidades e veja a real, ao invés de distorcer e deturpar as infos que o PROPRIO FDE POSTOU.

    A matéria da folha toda foi baseada nas infos que o FDE POSTOU, a mesma coisa que o PASSA PALAVRA, não teve nenhum furo, as fotos da capa, os numeros do balanço, tudo ja estava publicado na internet publicamente, ha muito tempo, de forma aberta e transparente. Ai o Ricardo pergunta como que o FDE circula esse recurso todo, é só saber fazer conta, simples, se tem 300 gritos rock, e cada um em medía custa por exemplo 20 mil , só ai temos uma media de 6 milhoes de recursos em circulação. Mas circulação não é lucro, muito longe disso.

    Em suma, é muito bla bla bla pra pouca pesquisa, se querem se aprofundar mesmo vao investigar direito, ficar copiando e colando infos que o proprio fde posta é muita preguiça!

  55. Manolo, essa história de pagar em CUBO CARD é outra balela grande, mito puro, tem MUITO artista recebendo seus cachês em espécie, em real, em tutu, din din, money, mesmo. O CuBo Card como qualquer outra moeda é COMPLEMENTAR, não é a única forma de remuneração da REDE, e quem o recebe sabe de seus beneficios e acorda isso antes de fazer o show.

    É uma baboseira essa tal “esquerda passa palavra” criminalizar as moedas complementares, sem pesquisar a fundo como realmente funciona. Coloco outro desafio aqui, duvido que existe algum movimento, coletivo ou rede de musica que pague tanto cachê em REAIS como o fde paga, citem algum ai que eu quero ver se vão achar.

    E outra, esse papo de exploração também não cola, me falem ai como que os PASSA PALAVRAS sao remunerados, quem paga pra eles escreverem aqui, abram a planilha ai também, quem financia? Escrevem de graça? Então é exploração? São funcionarios de quem? quem banca a comida de quem escreve aqui? Empresas? O Estado? Muita hipocrisia.

    Se vocês viram o balanço do fde, somente 6% dos recursos que movimentam a rede são provenientes de verba pública, deveria ter MUITO MAIS pelo tanto que trabalham, 6% é muito pouco perto da correria e doação dessa galera.

    Ai o Ricardo pergunta pra onde foi essa grana, o cara deve ser CEGO ou MAL INTENCIONADO. Ja exprimentou entrar no google ou no youtube e digitar FORA DO EIXO, RICARDO. OLha o tanto de coisa que esses caras organizam, 300 grito rock, 200 festivais, 100 semanas do audivisual, 188 coletivos pelo brasil, etc etc etc, acha que isso da lucro? Vai pesquisar pra ver se da lucro, se ta facil assim, ao inves de exaltarmos o surgimento de uma rede dessa que vende almoço pra pagar a janta, tamo criminalizando? Essa é a esquerda brasileira?

    O inimigo é o Alckmin, o PSDB, O PMDB, a POLICIA, essas coisas, vcs ja viram o FDE perto desses caras?

    Duvido.

    Agora toda hora vejo os fde perto dos indigenas, dos povos de terreiro, do MST, da marcha mundial das mulheres, dos cineclubistas, da agencia solano trindade, da cooperifa, do pombas urbanas e mais centenas de movimentos de periferia em TODO BRASIL é so pesquisar.. Isso nao conta? Então qual a relação mafiosa desses movimentos com o FDE?

    Coloque ai então porque tem movimentos de periferia de periferia são parceiros dos caras. Tão se vendendo ou simplemsnete tão vendo de perto como funciona?

    E outra, pq ninguém aqui assume publicamente as criticas ao cfe? Pq só pseudonimos vem aqui falar? Medo? Medo de que? quando os caras retaliaram alguem? Citem exemplos ai pra sabermos da veracidade disso, tudo balela e converssinha, fofoquinha.

    Eu também estudei o circuito, fiz pesquisa sobre e tento não ser leviana ao colocar as minhas questões. Vcs deveriam fazer o mesmo.

  56. Flávia Monteiro,

    Acho que está havendo um equívoco aqui. Não me parece que o artigo fundamenta-se numa suposta falta de transparência para proferir sua crítica ao FdE. Seguir por este caminho seria desviar-se do assunto principal. Também não se fala de movimentações ilegais, corrupção, nada disso. Se fosse por aí, aliás, seria uma crítica bastante limitada.

    O texto diz que o FdE é uma empresa, e deixa sugerido que, enquanto empresa, não pode servir aos movimentos e ativistas que se pretendem anticapitalistas. É uma discussão que tem um recorte, destina-se a este público, que em geral é leitor do Passa Palavra.

    Aos moralizadores do capitalismo é que interessa saber se o FdE é ou não é transparente, ético, sincero, e coisas deste tipo. E isso muitos vezes parece escapar aos próprios anticapitalistas críticos do FdE.

    Outra coisa que vc disse que me parece também bastante equivocada, e que é consequência dessa primeira. O fato de um pesquisador fazer uma pesquisa baseada numa bibliografia disponível em uma biblioteca pública faz desta pesquisa uma pesquisa menor? Ou só pode ser considerada boa pesquisa aquela que acessa documentos ocultos, criptografados, faz escavações arqueológicas? O que pode ser questionado é a interpretação e as conclusões que são extraídas de uma certa informação, mas não o fato de esta informação ser ou não ser pública. Mais uma vez, lança-se mão de um artifício retórico que não ataca o cerne do problema.

  57. O Manolo esta confundindo o Caixa Coletivo do Fora do Eixo com o Banco Imobiliário. 2 mil jovens que comem, vestem, viajam, produzem midia não RECEBEM EM CUBO CARD, não recebem em moeda de mentirinha, tem acesso em cada Casa ao dinheiro captatado por todo o CIRCUITO e fazem uso dele dentro dos critérios acordados COLETIVAMENTE. Essa é a MAGICA!!!

    A moeda, o Card, é complementar. Ou seja, o Circuito Fora do Eixo financia A VIDA TODA dos seus integrantes. Exatamente o que os movimentos da ESQUERDA italiana e francesa mais avançada colocam hoje! Na linha de todos terem ou uma “RENDA MINIMA” ou terem o basico coberto e ainda a possibilidade de usarem o Caixa Coletivo para necessidades individuais, desde que acordadas pelo coletivo.

    Financiar a vida toda e não assalariar! Essa é a revolução. Isso é politico!

    O Circuito capta recursos de várias formas, todas absolutamente legitimas (seja Edital, seja serviços prestados, seja apoio direto de uma corporação, como fazem TODOS os ativistas, em qq lugar do mundo etc. ). Onde está o problema aqui?

    Sendo que TODOS os eventos FDE são GRATUITOS (foram pagos com a grana dos Editais, empresas, serviços e OFERECIDOS gratuitamente), além disso a Rede REDISTRIBUI os recursos POR TODOS da rede: todos vivem APENAS E SOMENTE DO CIRCUITO FORA DO EIXO.

    Essa é a diferença. Não tem que se ASSUJEITAR a emprego assalariado!!!

    Essa é a “revolução”! Isso se chama AUTONOMIA.

    Aliás ja que todas as informações postadas pelo PASSA PALAVRA sobre o Fora do Eixo, inclusive as referentes as FINANÇAS como coloca a Flávia Monteiro são disponibilizadas pelo próprio circuito na INTERNET seria muito bom solicitar aqui também que os ACUSADORES de falta de transparência e de EXPLORAÇAO DA GRATUIDADE DO TRABALHO postassem suas contas e formas de sobrevivência aqui.

    1. Como o Passa Palavra mantem este SITE? Com textos escritos GRATUITAMENTE? Quem FINANCIA este site?

    2. Os textos do passa Palavra são anônimos, mas seria muito importante nos perguntarmos como os seus autores ou autor vivem, do quê? Tem emprego fixo? São assalariados? Recebem de algum partido ou grupo? Como se mantem?

    3. Quem COMPRA, PAGA, OU SE APROPRIA do tempo dos colaboradores do Passa Palavra e quanto custa?

    Seria muito importante termos essas informações para começar a entender o que está acontecendo aqui.

    Por que a criminalização do trabalho COLABORATIVO é o discurso da direita como já disse e repito. Exploração do Comum sempre existiu! Filiar o Fora do Eixo a “exploração” de 2 mil jovens, que estranhamente não SE SENTEM EXPLORADOS, que precisam que o PASSA PALAVRA os informe disso (risos) é surreal!

    O Fora do Eixo não é o Google! Pois nem eu nem ninguem que usa o Google, postando, usando suas ferramentas e assim aumentando seu valor no mercado VIVE, come, viaja, paga as contas com os recursos do Google que captaliza tudo e não “redistribui”

    Já os 2 mil jovens que vivem no e do Circuito Fora do Eixo tem total autonomia. REVERTEM o trabalho coletivo para o COLETIVO!

    Esse é um erro CRASSO do artigo do Passa Palavra. Primário mesmo em filiar o Fora do Eixo a “exploração 2.0” !

    Ou então os PONTOS DE CULTURA, AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, OS INUMEROS ARRANJOS QUE HOJE encontraram saidas pelo COOPERATIVISMO, pela organização do trabalho coletivo, pela AUTONOMIA e que estão realmente experimentando e se arriscando nesses arranjos teriam que ser todos CRIMINALIZADOS como exploradores.

    O Passa Palavra ouviu cantar o galo do Captalismo Cognitivo e pegou a onda errada! Elegeu o inimigo ERRADO!

    Isso é a velha esquerda : desqualificando os mais próximos, disputando influência e poder. Detectando um grupo novo e potente, capaz de OCUPAR, problematizar os velhos discursos requentados e partindo para a desqualificação!

    Não é a toa que o MST, a UNE, os Pontos de Cultura e tantos outros movimentos estão cada vez mais próximos do Fora do Eixo. Essa é a nova configuraçao da esquerda e dos que tem coragem de viver os desafios do presente.

    O resto é o velho discurso da impotência, da difamação e da desqualificação.

  58. Taiguara,

    Uma coisa nãõ inviabiliza a outra. Tem vearios debates acontecendo ao mesmo tempo, tanto no texto postado quanto aqui nos comentarios.

    Com relação a sua questão, o Fred Maia já fez a provocação la em cima e repito aqui:

    “Realmente é preciso esclarecer isso tudo, ja que dentre os preceitos da tal “empresa capitalista” o passa palavra esquece de dizer que essa “empresa” tem caixa coletivo, divide casa entre seus “sócios”, divide a comida, a roupa, o dinheiro, desenvolve moedas complementares, cria varias crianças coletivamente, tem centros de formação política, tem um celta velho pros “corres”e etc. Qual a diferença por exemplo para as fazendas do MST? e para o próprio MST? Qual a diferença entre a Florestan Fernandes e a Universidade Fora do Eixo? Qual a diferença do sustento tirado dos acampamentos e de um caixa coletivo que redistribui igualmente os recursos que entram na organização? Gostaria de entender onde o assentamento do MST se difere da lógica de uma CASA FDE! Onde que tem exploração nas Casas Fde? Cite exemplos claros disso. Se tem exploração na casa, que divide igualmente os recursos, existe também nos acampamentos do MST? E com relação a esse auto sustento, o que é mais digno? Construir um caixa coletivo e dividir os recursos igualmente ou ser funcionário publico e ser funcionário dos Frias? Muitos dos que escrevem os textos do passa palavra são funcionários públicos ou de empresas que pagam a suas contas, e nessa lógica financiam seu ativismo. Como fica o Ativismo e o Trabalho nessa? So da pra ser ativista de fim de semana e de horas vagas? Ativismo de terça e quinta? Como equaciona isso? Sou funcionário dos outros e so posso ser ativista de terça e quinta, é por ai? Os FDE se autoexploram então? Por livre e expontânea vontade, eles moram nas casas fde e mesmo assim se auto-exploram e quem é funcionário dos outros é que ta certo? Muito confuso pra mim isso tudo!”

  59. “quando os caras retaliaram alguem? ”
    essa Flavia estudou a fundo mesmo o cfe rssss

  60. “Choque pesadelo” é levíssimo diante desses termos:

    “Dancinha da cabeça: Acenar assertivamente com a cabeça durante falas ou reuniões, em concordância ou discordância ao interlocutor. A dancinha da cabeça não representa a automatização de pensamentos, pois provém de um extenso diálogo prévio acerca do assunto. Ex. Enquanto ele apresentava o modo de organização do Fora do Eixo, o grupo, de acordo, fazia a dancinha da cabeça o tempo todo.”

    ou então

    “Contaminar: Contagiar alguém, ou um grupo, através da profusão das ideias as quais o interlocutor acredita. Ex: Contaminamos a galera que estava na palestra e eles compreenderam as ideias apresentadas. A contaminação também pode ser negativa quando a pessoa possui “conflitos picaretas”. Ex: Aquela banda insatisfeita contaminou as outras bandas com seus conflitos picaretas. Ler também “conflito picareta”.”

    Os contaminados (que pra mim, são os ludibriados) são muito. E tudo neste verbete é muito autoexplicativo: o ser humano de hoje está tão carente, que basta falar aquilo que se quer ouvir, que ele já deita na cama.

    Agora eu pergunto: será que os “conflitos picaretas” são SEMPRE “conflitos picaretas”??? Qual seria o referencial para classificar um conflito pertinente ou não??? Bom, como tocaram no assunto sobre a questão antropológica da cultura, nada mais básico na matéria do que saber que esse tipo de valoração leva em conta indivíduo, contexto e sentido, não é mesmo? Ou realmente, somos TODOS IGUAIS??? sinceramente e infelizmente, não vejo muita igualdade social no mundo, consequentemente, impossível garantir igualdade de demandas, não é mesmo? Aaahh, e não foi por isso que surgiu a democracia??? Nossa, é mesmo.

    Por esse viés, podemos pensar que “contaminar” seria basicamente, impor um ponto de vista de maneira sutil, não é mesmo? Pra mim, conflito picareta MESMO está em querer padronizar opiniões, colonizar pensamentos, nivelar por baixo questionamentos, apagar a chama a transformação através do real discernimento a respeito do contraste.

    Esse “contaminar” me parece tarefa de jesuíta demais! Coisa da idade média. Quem perde? A reflexão.

    (Queria ver a porcentagem de “dancinha” negativa pros discursos do Capilé. Pra quem se julga juventude 2.0, flexível e libertária, estamos indo bem. institucionalizando a concordância/discordância (e outras coisas mais) = #fascismofellings. Será que a “grande patrocinadora”, apoia práticas como “choque pesadelo”? ÓH!)

  61. Estar conectado com movimentos como UJS, UNE e CUT significa estar “antenado” com a conjuntura histórico-politica do país, ou significa “estar de brincadeira”?

  62. Flavia Monteiro,

    Por que então os caras da FDE tiraram os termos do glossario, por que acharam melhor de um dia para o outro ou por causa da repercussão negativa que o artigo teve? Desculpe, Flavia, mas esta é uma justificativa para lá de tosca!

    Quanto ao resto do que você escreveu, vou apenas dar um “copy and paste” no que o Taiguara acabou de escrever acima do seu último comentário (já que o “copy and paste: quando alguém faz contra a FDE é errado, mas quando você faz, como fez no seu último comentário, merece ser levado em consideração…). Leia novamente, assim não precisaremos desenhar:

    “Acho que está havendo um equívoco aqui. Não me parece que o artigo fundamenta-se numa suposta falta de transparência para proferir sua crítica ao FdE. Seguir por este caminho seria desviar-se do assunto principal. Também não se fala de movimentações ilegais, corrupção, nada disso. Se fosse por aí, aliás, seria uma crítica bastante limitada.
    O texto diz que o FdE é uma empresa, e deixa sugerido que, enquanto empresa, não pode servir aos movimentos e ativistas que se pretendem anticapitalistas. É uma discussão que tem um recorte, destina-se a este público, que em geral é leitor do Passa Palavra.
    Aos moralizadores do capitalismo é que interessa saber se o FdE é ou não é transparente, ético, sincero, e coisas deste tipo. E isso muitos vezes parece escapar aos próprios anticapitalistas críticos do FdE.
    Outra coisa que vc disse que me parece também bastante equivocada, e que é consequência dessa primeira. O fato de um pesquisador fazer uma pesquisa baseada numa bibliografia disponível em uma biblioteca pública faz desta pesquisa uma pesquisa menor? Ou só pode ser considerada boa pesquisa aquela que acessa documentos ocultos, criptografados, faz escavações arqueológicas? O que pode ser questionado é a interpretação e as conclusões que são extraídas de uma certa informação, mas não o fato de esta informação ser ou não ser pública. Mais uma vez, lança-se mão de um artifício retórico que não ataca o cerne do problema.”

    P.S. Taiguara, “artifício retórico” é perfeito!!! As falácias formais são flagrantes dos discursos desse pessoal…

  63. Outra coisa, Flávia: circula a informação que muitos dos “parceiros” da FDE citados pelos seus comentários, gente da periferia, gente de fora da periferia, já percebeu o grande sofisma da FDE. Teve gente que investiu dinheiro num show no Ibirapuera, cujos aritstas, em troca, receberam 100 mangos cada um. 100 reais!! Será que o Lobão tocou de graça? Ahhh, mais é o Lobão… pois é… acho ninguém é otário aqui não!!!

    Afirmo: procurei na internet e não vi prestação de contas da FDE. Não vi transparência. Vejo só discurso hiperbólico, ad hominem raivoso, argumento de autoridade, recurso à ironia e outras falacias para justificar algo que pode até ser justificável, mas que não está disponível na rede. A matéria da Folha está nas planilhas? Mostrem as planilhas, todas elas! Se o Governo Federal faz isso, vocês da FDE podem fazer também. Divulguem as planilhas. Tornem-as públicas!

    Daremos o braço a torcer com a maior alegria se pudermos ver essas planilhas e recebermos explicações plausíveis sobre elas! Eu quero acreditar na FDE. De verdade! Vamos lá, mostrem!

    E por favor, parem de responder com falácias formais!

  64. Perceberam que a Joanne e a Flavia escrevem do mesmo jeito?

    Manolo, a sua frase é perfeita:

    “Não tem nada de errado em captar recursos. O diabo é captar em reais e pagar em cubo card.”

    Será que o Lobão recebeu 100 mangos e o resto em cubo card?…

  65. Observando essa discussão, me parece que a questão está resolvida.

    O artigo do PP não faz acusações nebulosas, não fala de corrupção, não faz denúncias de abusos pessoais, nada disso. (A publicação do Glossário apagado pelo FdE talvez tenha um pouco esse tom, mas o presente artigo não). O ponto deste artigo é simples: o FdE é uma empresa capitalista.

    Nos comentários, os membros/partidários do FdE retrucam as acusações, mas não veem problemas na forma como se dá a exploração capitalista dentro do FdE, por considera-la melhor do que nas demais empresas. A Flávia Monteiro, por exemplo, escreveu que não vê o capitalismo como inimigo: “O inimigo é o Alckmin, o PSDB, O PMDB, a POLICIA”. E o que o Fred Maia considera “muito confuso” é o fato dos trabalhadores aceitarem se submeter às relações capitalistas.

    Sobre o FdE ter relação com movimentos de periferia, indígenas, camponeses, etc. O fato de uma empresa buscar expandir seus negócios para o interior de movimentos populares não torna ela menos capitalista. Pelo contrário, essa pode ser uma estratégia bastante lucrativa. Este artigo é importante para leitores como eu, que tentam em algum nível construir uma perspectiva anticapitalista em sua militância, terem isso claro em sua prática.

  66. Flavia Monteiro,

    Você cita um trecho de comentário do Fred Maia que já foi respondido aqui, e que em parte está respondido no próprio texto e em outros publicados neste site.

    A questão central da “crítica” (que na verdade é uma denúncia) ao FdE nos textos publicados neste site é que o FdE não é um movimento social (como o próprio comentário do Fred maia quer deixar transparecer), mas uma empresa. Vou colocar em caixa alta para que se entenda: O FdE é uma EMPRESA, um empreendimento capitalista (bem ou mal sucedido é outra questão). É isso que está sendo dito e mostrado.

    Foi apontado neste e em outros textos o mecanismo econômico de exploração do FdE. E claro que não vou tentar repetir a análise num comentário.

    O impressionante é que o FdE, ou pelo menos algumas pessoas em torno dele, se utilizam de um discurso teórico sobre pós-fordismo e capitalismo cognitivo (retirado de Negri e cia.). E é justamente esses aportes teóricos que nos indicam que hoje em dia o empreendimento capitalista tende a se caracterizar por capturar fluxos de fazer pré-constituídos e extrair valor econômico deles 9que é exatamente esse texto mostra que o FdE faz), e que o que produzimos fora do tempo de trabalho também produz valor econômico. Ora, o FdE é um excelente exemplo de empreendimento pós-fordista, praticamente um tpo ideal. É tão pós-fordista que não se apresenta formalmente como uma empresa.

    Para quem com sinceridade é amticapitalista algo básico é distinguir um movimento social de um empreendimento capitalista.

  67. Bom,

    convivi e participei de ações do Fora do Eixo em Macapá e a lógica é exatamente essa: uma empresa que se apropria do de alguns elementos discursivos de esquerda, inclusive do anarquismo (quando fala em autogestão, por exemplo).

    No entanto, existe sim uma distinção muito clara entre os que pensam e aqueles que executam as atvidades de tal rede. É o que no Amapá eles chamam de núcleo duro e no glossário aparece como Núcleo Durável. Os últimos tem muito mais acesso à informações e aos benefícios de se participar da rede, como por exemplo de viagens para divulgar sua produçào artística. Essa divisão, ao menos por lá, era baseada em um suposto esquema de meritocracia (nada mais capitalista e avesso à autogestão).

    Falar em autogestão e transformação social e ao mesmo tempo ocupar cargos em secretarias. ministérios e nos tais conselhos de cultura, que nada mais são espaços de acomadação e cooptação das lutas simplesmente beira o ridículo. Bancados pelas “progressistas” Vale e Petrobrás então… É só dar uma pesquisada nas maravilhas que essas empresas fazem aos seus trabalhadores, às populações atingidas pelos seus empreedimentos e ao ambiente para perceber que tipo de transformação pode sair dessas parcerias. Dizer que o FdE está “hackear a Vale pra criar mais consciencia ambiental neles mesmos e na sociedade?????” seria insano, senão fosse pernicioso.

    Isso explicaria, entre outras coisas, o fato de FdE Ambiental do Amapá (ou outro nome que o valha) tentar resgatar um parque zoobotânico ao invés de lutar contra exploração mineral e hidrelétrica no estado, levada à cabo inclusive pela Vale???

    Um movimento social que se diz autogestionário ser bancados por empresas, apresentar uma rigida divisão entre dirigentes e dirigidos e, além de tudo, ocupar cargos de chefia em governos, seja de que cor forem, não me parece dotado de muita coerência. São práticas tipicas de uma esquerda que vem assumindo o poder em muitos lugares e das empresas para quem essas mesmas esquerdas trabalham. Sem se escudar sob o manto de movimento social. Podiam ao menos mudar o nome para Fora do Eixo Corporation.

  68. Só para esclarecer: um local afastado do centro mas que é frequentando por gente da USP, filmado pela TV cultura e noticiado pela Folha de São Paulo não é periferia nem dá origem a movimentos periféricos. Isso é periferia somente na cabeça dos praticantes de yoga.

  69. Caros estou aguardando a postagem de hoje 23/02/2013 enviada as 16h e ainda não postada! Quando são textos de defesa do Passa Palavra entram imediatamente. Quando são criticas os textos são embarreirados? O site também registra os horários das postagens alterados. Por que?

  70. Caros estou aguardando a postagem enviada em 23/02/2013 as 16h. Quando são defesas do Passa Palavra os textos entram imediatamente quando são criticas não! O que está acontecendo. Os horários da postagem também são registrados errados no site. Aguardo a postagem enviada.

  71. Vejo que a grande questão é o fora do eixo usar mobilizações contruidas fora dele para divulgar a sua marca. Acho que as críticas feitas aqui são exatamente pra o pública anti-capitalista que tem que SIM ficar mto ligeiro com o FDE. Tenho minhas criticas ao passa palavra, eles sabem mto bem que não gostei da forma como os primeiros artigos foram lançados mas em momento nenhum critiquei o conteudo, apenas gostaria de ter sido avisado que a bomba ia estourar. Mas o tempo me mostro que acabou sendo acertado pois um dos primeiros a denunciar o FDE como um partido com programa oculto esta no corpo docente da uniFDE nesse exato momento.
    E pq textos assim são importantes para o movimento autonomo/horizontal/anarquista/apartidário/etc pq existem pessoas, como esse camarada ai que não merece ter o nome comentado que por ter tido algum histórico no movimento autonomo fica tentando “recrutar” gente nossa pra vcs. E assim, é bem clara a pratica de tatica 2 por parte do fora do eixo tb. O irmão ai, por sinal, colocou a menina do FDE que tava ficando pra dentro da ocupação da FUNARTE e em menos de 15 minutos a moçinha tava na reunião da comição de segurança. Pouco tempo depois o Zé Celso apareceu e tentou dar um tapetão no movimento disfarçado de “aquecimento”, manobra mto boa, por sinal. Conquistou meu respeito e minha não conexão com esse grupo, e é sobre a não conexão que quero falar.
    Com o fora do eixo n se conecta. Não temos, em momento algum como militantes anti-capitalistas nos conectar. A rede funciona como uma maquina de construir espetáculos e a cada segundo de atenção eles divulgam a marca e ganham a possibilidade de transformar esse espetáculo em capital político para ganhar um edital, consquistar uma pareceria com algum movimento social desprevinido, partido político preciando de um UP na comunicação e de uma “cara jovem” e empresas (é logico). Temos que deixar claro para todas as pessoas proximas da nossa visão de transformação do mundo que ao dar qualquer trabalho militante proximo ao fora do eixo o msm vai transformalo em imagem e assim aumentar a sua aparência. Então, pra ser propositivo, o primeiro passo é a não conexão. Evite até conversar com gente da rede, qualquer informação pode servir ao caras, vamos a um exemplo.
    Esse camarada ai, de que falei, me disse por exemplo que o “choque pesadelo” não é assim UMA conversa. É diferente. como o glossário diz é uma conversa que busca levar a pessoa a mudar de ideia um “papo reto”. E de fato, tdos gostamos de um papo reto, eu tb gosto, sem papo reto n há vida. MAs o lance é que se vc n muda de postura, ou seja, não abandona a sua crítica, vc fica sendo hostilizado por “papos retos” tda hora. isso ai tem outro nome pra mim. Fico imaginando o que é morar em uma casa que é coletiva, onde eu n tenho posse nem das minhas roupas eu fico recebendo papos retos sempre por falar o que eu penso. Isso faz eu me lembrar do tempo em que trabalhei em abrigos para menores (que por sinal também tinham que dividir as suas pessoas de roupa) qdo coisa parecida acontecia, a vitima dessa violência quase sempre fugia. O choque pesadelo é isso: ou se alinha ou sai fora. é simples. O julgamento se isso é certo ou não fica com vc. trabalhar com gente que discorda de tdo que se ta fazendo dentro de um coletivo realmente é um saco, o lance é o que fazer com isso.
    Sobre o caixa coletivo eu tb fiquei sabendo de umas paradinhas. ai vou contar uma história (adoro contar historias). Qdo eu conheci o Pablo Capíle reparei que ele usava um termo que achei mto interessante: “lastro”. e o que é lastro capilé? perguntei. Lastro é quem fala que faz e faz, qto mais vc faz nda rede mais lastro vc tem. Quem fala e não faz é profeta. Puxa! que legal pensei enquanto tomava uma cerveja de graça no studio SP depois de uma reunião convocada da ultima hora pra dicutir “os rumos da marcha” (mas essa reunião é conversa pra outro dia) voltemos ao lastro. Fiquei sabendo que a quantidade de $ que vc pode pegar do CX coletivo e medida pela quantidade de lastro que vc tem, pouco lastro pouco dinheiro. Queria saber se a informação procede? Fiquei sabendo que rola até um programa chamado “organotec”. é quente? Pq isso é meritocracia 2.0
    Tb sei o seguinte: tda pessoa que ta afim de fazer um trabalho academico sobre o FDE é altamente bem tratada, afinal ser amigo de quem vai falar de vc sempre ajuda.
    Então esse toque é pra vc anti-capitalista, que ta na pegada de ver brasilia pegando fogo entre outras utopías. Não faça conexão com os caras. Eu fiz e me arrependo brutalmente, quase todos os dias. Não vai pensando que o movimento tem algo a ganhar com essa pessoa legais e descoladas ( e que tem um vocabulário super legal) dispostas a ajudar fornecendo todo uma estrutura sem fazer o debate político (fala do fora do eixo em reuniões pré 15O). Não vai. é soh divulgar a marquinha deles, mostrar na posTV e o baixo clero deles poder falar pra os amigos no bar (ou no domingo na casa) o qto eles são fodas ou pra o capile falar pra dilma o qto eles são fodas. é soh isso. e como eles fazem isso. Se vc leu tdo que tem ai pra cima vai entender que lá “a moeda é o tempo”. E tem um monte de gente, tipo umas duas mil com mto tempo pra controlar a comunicação do role, é ai que ta a chave da divulgação da marca. Eu sei que é vc que trampo e fica no role de dar seu corre, mas eles vão fazer parecer que foram soh eles e mto dificilmente vc vai conseguir fazer algo a respeito.
    E sim meus amigos, eu milito de graça, olha soh que maravilha!.. eu tanto milito de graça que ja fui mandado embora pq faltei pra militar e paguei moh veneno. Eu me sinto explorado? não.ME arrependo? não. Como poderia entender que algo contribui para a emancipação dos povos possa me explorar? não né, é simples. O que sera que os ex BBB’s da casa mais famosa dentro do eixo falariam? sera que eles se arrependem, procure as cartas abertas de alguns deles na internet e vc saberá. tem uma de um casal que foi retirado da rede depois de ter um filho que é particularmente revoltante, pena eu n ter o link aqui.
    A gente milita pela simples vontade de ajudar a trazer tijolos pra essa casa que chamamos de revolução social. Vc n faz nda querendo meríto, embora eles existam: o mérito de fazer bons amigos, o mérito de bater de frente com o poder, o mérito de aprender mto, as vezes rindo e as vezes chorando também.
    O fato é que embora os defensores do fora do eixo não queiram, a noção de que esse partido empresa com programa oculto é contra revolucionário (não encontro outro nome) soh aumenta, felizmente.
    E não me venham com essa conversa de que pagam, pq não pagam. essa semana msm conversei com uma fotografa que não ganhou “nem um cubo card se quer por um monte de trabalho” que fez, e ta tdo lá em um dos milhoes de sites que vcs tem. por sorte depois de mto conversar acho que vcs tem uma trabalhadora a menos =D
    é isso ai… fiquem tdos bem. Para as pessoas do FDE tomara que vcs não sofram com mtos “choques pesadelos” e que depois do trauma vcs achem um terapeuta que aceite cubocards.

  72. Fred Maia, Joanne Martins e Flavia Monteiro estão simplesmente reproduzindo a groselha que o FDE passou a martelar nas redes sociais desde meados de 2012: seria um movimento social, o “movimento social da cultura”.

    Fred não, mas Freud explica: quando a pessoa tem que fazer propaganda todo dia de que ela é alguma coisa, tudo indica que não seja. Já alerta o dito popular, quem é não comenta.

    Depois de se apresentarem como “fora do eixo” – e logo virem para o coração do eixo econômico Rio-SP. Como “circuito independente” – e logo monopolizarem o circuito todo e hoje servirem de escada pra Globo e cia. E depois de tentarem se apresentar como “partido da cultura (PCult) – e sentirem que a ideia de partido não seduzia mais jovem algum. Eis que passaram a se apresentar como “movimento social”: bingo! A ideia de #Rede tambem tem sido utilizada com esse mesmo cinismo.

    Quem iria contestar a legitimidade de um “movimento social”, uma #Rede, ainda mais um movimento social da “juventude”, da “música” e da “cultura”? Que mal tem nisso?

    Dois coelhos numa cajadada só: por um lado ficariam cada vez mais livres pra expropriar qualquer iniciativa simbólica de rebeldia dos jovens, artistas e movimentos autênticos: cena independente, liberdade, cracolândia, guarani-kayowá, russomano, amor, chacina, sem-terra, chinelão etc. Ao mesmo tempo, justo no momento que avançam sobre governos, pairariam acima de qualquer suspeita no aumento do desvio de grandes parcelas do dinheiro público para os seus caixas privados: tudo seria avanço do movimento, do ativismo, da democracia e da liberdade! “E viva o movimento!”, como diz o dom Capilé todo santo dia no seu facebook.

    Por isso são tão importantes esses textos do Passa Palavra, que desnudam toda a lógica e o modo de funcionamento do pool de empresas FDE, e a importância de avançar também na revelação sobre os nomes dos outros empresários e gestores envolvidos – que dão a devida mesada aos Pablitos e Torturras. Também a forma específica como cada um deles alimenta e tem se beneficiado do esquema.

    É por isso que não veio e não virá, da parte do Fred Maia, da Joanne, da Flavia, nem de ninguém mais do FDE uma palavra sequer sobre os empresários, os gestores e as outras empresas que tem se beneficiado desse esquema. Como os termos sumidos do glossário FDE, nem esses empresários nem os seus caixas existem.

    Como explicar enquanto avanço do movimento social a abertura de tantos Studios SP em tão pouco tempo no eixo Rio-SP? Como explicar esses jornalistas e intelectuais de meia tigela que colaram suas marcas no FDE, sequer passam perto das Casas FDE, mas que acumulam aos seus salários de professores universitários e empresários um sem-número de verbas de projetos, seminários, fóruns, consultorias, institutos, observatórios, cyberconferências etc? Avanço do movimento bancário, só se for.

    Tampouco falarão nenhuma palavra sequer sobre as manipulações privadas de editais públicos citadas acima em comentários anteriores. Me parece que ninguém criticou a existência de editais públicos, mas sim a sua manipulação (em privado) favorecendo certas empresas e grupos econômicos. Mas não, eles são “ativistas” e “movimento”. É como investir dinheiro em “amor”. Ora, faça-me o favor! O que os jovens trabalhadores e os verdadeiros movimentos sociais tem a ver com isso? Porém, se eles são mestres em fazer mapeamento, ahhhhh nós também somos e está tudo sendo mapeado. Vão seguir brincando pra ver?

    Fred e Flavia Monteiro, que de bobo não tem nada, insistem em tentar colar a imagem do FDE em movimentos como o MST e outros tantos mais – seguindo a estratégia cotidiana de Dom: “toda hora vejo os fde perto dos indigenas, dos povos de terreiro, do MST, da marcha mundial das mulheres, dos cineclubistas, da agencia solano trindade, da cooperifa, do pombas urbanas e mais centenas de movimentos de periferia em TODO BRASIL”. Que lindo, né?

    Sim, Fred e Flavinha, essa é a estratégia central que Pablo e seus comparsas estão tentando fazer colar artificialmente todos os dias nas redes nacionais. Apostaram e ainda apostam que todo mundo ao redor é trouxa.

    Mas um dia a casa cai e CAI GRANDÃO!

    Pode escrever o que eu tou falando: já começou a cair, playboy.

    Essa mania de achar que pobre é trouxa, que índio e negro é trouxa, que artista é trouxa, que a periferia é trouxa. Vai apostando. Quem continuar se prestando a colar sua imagem nesses caras, mesmo que só pelas redes sociais, a oferecer a legitimidade que eles não tem, em troca de holofote, dinheiro ou de cubocard: não importa, será cobrado e arrastado pra lata de lixo da história junto com essa escória.

    Quem for tão esperto quanto oportunista que pule logo fora desse Titanic. O Castelo de cartas já começou a ruir, por dentro e por fora do eixo. Alguém duvida?

    Quem insistir na aposta, que arque com todas as suas consequências a partir de hoje.

  73. Mas aí, Flávia Monteiro, com relação a essa questão, o Dendê Rio-SP fez uma outra provocação que eu gostaria de repetir aqui:

    “Como entra os Alexandre Youssef e companhia nesta sua bonita história, Fred Maia? As várias casas noturnas das quais ele é sócio, em SP e no RJ, também são como assentamentos do MST? Ele é uma liderança das ocupações dos sem-baladas, dos sem-copos? E os FdE não tem nada a ver com isso?
    Bolar edital cultural pra Vale do Rio Doce está para os FdE como qual ação dos sem-terra da Amazônia está para o MST? Estão hackeando ou cooptando a Vale do Rio Doce pra defesa do Xingu?
    Se continuar levantando pontos assim, a história vai saindo só pior que a encomenda.”

  74. Sobre Alexandre Youssef você pergunte para Alexandre Youssef, o Fora do Eixo organiza simplesmente uma noite la as terças feiras, da mesma forma que a Agência Solano Trindade tem lá também seu dia, e que varios artistas se apresentam por lá, desde Criolo, a Emicida, a Kamau, Veja Luz, e centenas de varios outros que tocam lá ou que organizam noites. Onde está o mal nisso? Expliquem. Eu não consigo ver onde está o problema nisso.

    Nas minhas pesquisas vi também que desde 2004 falam que a Casa dos caras vai cair, e de lá pra ca o numero de casas só aumentou, e não para de aumentar incrivelmente, na contramão dessas “mães dinás” que ano após ano declaram que a CASA DOS CARAS vai CAIR.

    Outra coisa é que tem pessoas me dizendo que o Passa Palavra está censurando alguns comentários em defesa do FDE, coisa feia isso, edição tendenciosa é o cumulo.

    Pedro Punk você ta desinformado, caixa coletivo é igual pra todo mundo, não tem essa deum poder pegar mais que o outro, são as mesmas contas pagas e os mesmos recursos, para de inventar.

    O Fde não ta colando imagem com ninguem, o FDE relata fatos, ontem estavam com o MST, com a UNE, anteontem com os Povos de terreiro, na Semana passada com os movimentos de Periferia, na retrasada COM indigenas, e etc etc etc, só quem pode dizer se isso é apropriação são os proprios movimentos que também estão proximos, e até hoje não vi nenhum desmentido desses movimentos com relação as parcerias com o FDE, alguém ai viu? Mst desmente? Pontos de Cultura desmentem? Solano Trindade desmente? Povos de Terreiro desmentem? Cade? Mostra ai!

    Outra coisa, se o FDE quisesse ganhar grana, não seria junto com os movimentos sociais que eles fariam isso né, poderiam ficar ficados so na musica e a partir de la virarem mega empresarios da maior rede de musica do MUNDO, ganhariam muito mais dinheiro e teriam muito menos dor de cabeça. É burrice achar que os caras tão nessa de caixa coletivo, moeda complementar e casa coletiva pra ganhar dinheiro, é estupido pensar desse jeito.

    E quem acha que a casa vai ruir, que é castelo de cartas e etc, primeiro que não entende que o FDE não nasceu ontem, ja tem 10 anos, e segundo que se acham que a casa vai cair tem que sair mesmo, nao se aproximar, correr, cada um faz o que bem entender.

    E digo novamente, tão censurando posts e isso é uma babaquice!

  75. Muitos dos quais a FDE cola sua imagem estão insatisfeitíssimos. Como eu escrevi antes, teve gente citada acima, por defensores da FDE, que tocou quase de graça no Ibirapuera, e ainda teve que gastar uma grana preta para poder ajudar a organizar e tocar o show. Esta informação chegou até a mim por gente de dentro da quebrada, gente que confio, que já percebeu o sofisma da FDE.

    Não dá para ser capitalista pós-fordista, pós-moderno, e querer posar de anarco-socialista. Quem conhece, analisa e percebe o embuste, denuncia. Essa é a situação aqui no PP, no texto do PP e em muitos dos comentários que questionam as práticas da FDE. O discurso tem que combinar com a prática, se não, fica vazio e facil de se debelar. Esse, infelizmente, é o caso da FDE.

    Sem dinheiro, nesse nosso mundo atual, não se faz nada. A FDE não paga as contas de suas casas com moeda complementar. Ou paga? Acredito que todos aqui querem denunciar o capitalismo, acabar com ele e com o mal que ele gera. Mas não é arrecadando em reais e pagando a maioria dos artistas e produtores locais em cubo card que se faz isto. Isto apenas reproduz o capitalismo, maqueia ele com ares de anarco-socialismo, de autogestão, mas não é nada mais do que capitalismo disfarçado.

  76. Flavia, explique exatamente como funciona o caixa coletivo, com exemplos e como que 2.000 pessoas participam dele. Obrigado.

  77. Lendo essa ADVERTENCIA abaixo do Passa Palavra fica claro o objetivo dos ARTIGOS aqui, Como fazem os partidos mais convencionais e a esquerda mais fisiologista : DISPUTAR MILITANCIA!

    O Passa Palavra ACUSA o Fora do Eixo de FALTA DE TRANSPARENCIA, mas não sabemos NADA aqui sobre quem banca o Site, os colaboradores, os editores, o web designer, os “animadores” dos comentários que CRIAM VARIOS PERFIS FAKES PARA ACUSAR DE FORMA PESADA E OFENSIVAS SEM TER QUE PROVAR NADA. Sob a capa do Debate entram aqui com a difamação pura e simples nos COMENTARIOS agressivos e ofensivos.

    O Passa Palavra ainda não respondeu:

    1. QUANTOS ativistas o Passa Palavra mobiliza? Quem mantem o site? GRATUIDADE? Quem financia essa brincadeira aqui? O mentor português do Passa Palavra? Algum Partido ou facção da esquerda Portuguesa?

    2. A Grana para manter o site vem de onde, de Portugal?

    3. Estão prcisando de mais mãos e pernas e tá dificil com esse discurso DATADO?

    4. O artigo DESQUALIFICANDO o Fora do Eixo é um INSTITUCIONAL do Passa Palavra, que pelo nivel DESPROPORCIONAL de distorções, malversações, equivocos teóricos, erros CRASSOS sobre a economia e forma de funcionamento do Fora do Eixo, REVELAM seu real objetivo aqui nos comentários, alguns deles infâmes e de baixaria pura.

    Passa Palavra: “Então esse toque é pra vc anti-capitalista, que ta na pegada de ver brasilia pegando fogo entre outras utopías. Não faça conexão com os caras. Eu fiz e me arrependo brutalmente, ”

    RESUMINDO, vamos dar um toque também ai pra militancia Passa Palavra ver se da um SALTO e MELHORA O DISCURSO, pois o interesse de todos é uma ESQUERDA FORTE e não esse tipo de manobra AUTOFAGICA, DETONADORA, DESQUALIFICANTE COMO FAZ A DIRETIA, O DEM E A VEJA, ao qual o PASSA PALAVRA ACABA SE FILIANDO AQUI ao escolher atacar a esquerda e os movimentos sociais e culturais, ao desqualificar os Editais Publicos, etc.

    UM ERRO CRASSO é achar que a palavra ANTI-CAPITALISTA é uma UNÇÃO MAGICA que resolve tudo.

    E aqui o erro conceitual é gravissimo. Pois as revoluções, a resistência não serão FEITAS DE FORA DO CAPITALISMO. Basta ler teóricos da esquerda contemporânea, de Foucault a Antonio Negri ou o italiano Maurizio Lazaratto.

    E mais importante que ler a Bibliografia é: Basta olhar pro MOVIMENTO HIP HOP, ECOLOGISTA, DE MULHERES, ESTUDANTES, ETC QUE BUSCAM VISIBILIDADE, QUE BUSCAM INTERVIR E MUDAR DENTRO DO CONGRESSO, QUE BUSCAM CONSEGUIR GRANA PARA SUAS CAUSAS SEJA COM CORPORAÇOES, SEJA COM EDITAL SEJA COM O QUE FOR. QUE USAM A MIDIA PARA FAZER ATIVISMO, exatamente como Fora do Eixo, MST, Pontos de Cultura, etc..

    DESDE QUANDO CONSEGUIR BOTAR UM ATIVISTA OU MILITANTE NUM CONSELHO DE CULTURA, NUM CARGO PUBLICO, NUM LUGAR DE DECISAO É ERRADO!?

    NAO A NADA DE ERRADO NISSO! ESSA É A LUTA DE TODOS: GENTE ESCLARECIDA EM TODOS OS LUGARES POSSIVEIS: POLITICO ATIVISTA, EMPRESARIO ATIVISTA, PROFESSOR ATIVISTA, MEDICO ATIVISTA!

    OS PASSA PALAVRA QUEREM MUDAR O MUNDO COM MEIA DUZIA DE ATIVISTA ESCREVENDO EM BLOG!!!!!! SEM BALA E SEM ESTRATEGIA PARA NADA! SEM DISPUTAR BRASILIA, SEM DISPUTAR EDITAL PUBLICO, SEM DISPUTAR MIDIA, SEM DISPUTAR CONSELHO MUNICIPAL, ESTADUAL, SEM DISPUTAR O CONGRESSO NACIONAL? SEM DISPUTAR O IMAGINARIO DA CIDADE COMO FEZ O FORA DO EIXO COM O EXISTE AMOR EM SP QUE LEVOU PRA CIDADE UMA PREFEITURA DE ESQUERDA!!!! ESSE É O CRIME?

    O QUE O PASSA PALAVRA FEZ?

    QUAL A ESTRATEGIA QUE LHES PARECEM COM MAIS CHANCE DE DAR CERTO? A DA INTERVENÇÃO OU A DA BOLHA?

    Estamos vivendo “As Revoluções do Capitalismo” de dentro dele. Não existe FORA do Capitalismo nas lutas anti-capitalistas. As mesmas ferramentas que servem para a exploração servem para a resistência e libertação.

    Essa é a NOVIDADE DO FORA DO EIXO! Por isso esse movimento fala não para a ‘BOLHA ANTICAPITALISTA” do Passa Palavra, de jovens que ficarão nessa ESQUERDA DA DEPRESSAO, JULGANDO, MORALIZANDO, ROTULANDO os demais movimentos que estão no mundo e na luta.

    Os movimentos como Fora do Eixo, MST, Pontos de Cultura, UNE, Ecologistas, Mulheres que eentenderam que as LUTAS SERAO feitas e estão sendo feitas de DENTRO DO CAPITALISMO. ESSES SAO OS NOVOS MOVIMENTOS, O PASSA PALAVRA É O MUSEU DA REVOLUÇÃO.

    “Não existe FORA do Capitalismo”, escreveu o filosofo italiano autonomista Antonio Negri, que utilizei na minha monografia e que acompanhei as palestras no Brasil.

    SER ANTI-CAPITALISTA HOJE É LUTAR DE DENTRO E POR DENTRO DO CAPITALISMO.

    O Passa Palavra tem prestado um desserviço a esquerda brasileira com essa OBSESSAO contra o Fora do Eixo. Não sabemos o nivel de treta pessoal, picuinhas, desentendimentos locais que levaram a esse FETICHE. Mas sem duvida existe sim!

    É realmente uma pena ver a energia de jovens e de uma militancia inteira jogados na lata do lixo da história.

    Nossos inimigos não estão aqui. O Passa Palavra não é O INIMIGO do Fora do Eixo e vice-versa. Esse artigo, esses comentarios acusatorios não fortalece nada, não avança em nada a disputa que interessa que é a de produzir autonomia e liberdade.

    As contradições, as fragilidades já são MUITAS sem esse joguinho NEFASTO de denuncias e acusações levianas.

    Entrei aqui achando que encontraria questões novas para a minha pesquisa s que pretendo levar adiante no Mestrado sobre os NOVOS movimentos politicos e achei que o nivel baixou muito, nos comentários, muita baixaria mesmo, o que torna as argumetnações bastante desinteressantes.

    BOA SORTE A TODOS: ao Fora do Eixo que continue esse trabalho e experiencia realmente inovadora.

    Ao Passa Palavra que saia da BOLHA, pois as lutas se dão no mundo real capitalista, não existe OUTRO mundo e é daqui mesmo que vamos fazer as mudanças e transformações essa é a NOVA UTOPIA.

  78. A Flavinha afirma: “Sobre Alexandre Youssef você pergunte para Alexandre Youssef, o Fora do Eixo organiza simplesmente uma noite la as terças feiras, da mesma forma que a Agência Solano Trindade tem lá também seu dia, e que varios artistas se apresentam por lá, desde Criolo, a Emicida, a Kamau, Veja Luz, e centenas de varios outros que tocam lá ou que organizam noites. Onde está o mal nisso? Expliquem. Eu não consigo ver onde está o problema nisso.”

    Não, Flavinha. Há um problema sério nisso que você não consegue ver mesmo. Com o Fora do Eixo, pelas casas associadas, o Alexandre Youssef abocanhou um edital graúdo no final da administração Juca Ferreira no Minc.

    Agora, de novo, o Youssef quer integrar a comissão da Virada Cultural em São Paulo. E fazer negócio com isso. O Juca Ferreira já sinalizou positivamente, e disse também que pretende ajudar as casas noturnas da cidade.

    Quem levou a Agencia Solano Trindade pro Studio SP foi o proprio Fora do Eixo, e se ela vai pelo mesmo caminho deles, está errada também. Se eles manipularem edital público junto com o Alexandre Youssef, pior ainda.

    Criolo, Emicida, Kamau, Veja Luz são artistas ou bandas contratadas pelo Fora do Eixo e pelo Studio SP, que topam colar sua imagem na desses caras em suas casas noturnas, por mais ou menos dinheiro. No fundo, são quem realmente atraem o grande público – não a rede nem a proposta farsescas do Fora do Eixo, que por não ter legitimidade busca comprá-la com esses artistas.

  79. Apesar de o coletivo do Passa Palavra achar necessário que se debata o conteúdo de seus artigos, vários leitores chamaram nossa atenção para o fato de a polêmica na primeira parte deste ensaio ter feito a troca de argumentos virar troca de ofensas — envolvendo também o próprio coletivo do Passa Palavra, que até o momento não se havia manifestado sobre esta questão.

    Tendo em vista que nossos Aspectos de Organização Interna (
    http://passapalavra.info/?p=200) prevêm “Moderar preventivamente os comentários enviados pelos leitores, de modo a filtrar comentários fascistas e outros de extrema-direita, insultosos, obscenos,
    irrelevantes, publicitários, o lixo electrónico etc.”, optamos por moderar os comentários às duas partes deste ensaio para evitar que o debate perca o foco com agressões e insultos.

    Passa Palavra

  80. Sobre Youssef pergunte ao CAPILÉ ! Acabaram com o Casas Associadas, porque o importante é o mercado. E o Casas Associadas não seria mais prioridade pro FDE. Interessante saber que rolou um edital pro Casas… o que foi feito com a grana ? Porque o Casas Associadas morreu tem tempo… porque foi tiranamente cooptado pelo FDE

  81. ainda bem que este debate surge ! 1- Hackear = pegar $$$ público da Vale pra fins…. ? 2 – Desde quando a Esquerda em 2013 é o Fora do EIxo, UNE e Pontos de cultura… ??? 3 – Quem estava em SP em 2011 – assistiu o fora do eixo levar umas 15 pessoas para ir CONTRA O SOFT. LIVRE como política pública para internet no Brasil e ainda tem a cara de pau de falar em Cultura Livre !!!! 4 – Sabemos muito bem o que o FDE foi fazer em Brasília, nova casa financiada pelo Banco do Brasil (hackeado ?) E como o TITANIC falou.. #nopassaran

  82. Não existe caixa coletivo, em Minas tem o Circuito Mineiro de Festivais, que no ultimo ano a divisão de grana foi bizarra e nunca se presta contas. Quando presta tem uns valores e cálculos que só eles entendem.
    #PagaeuFDE

  83. Bom texto sobre a gestão de pessoas/produção cultural no modo 2.0, em certa medida apoiado sobre um outro da UniNômade (http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1886) Embora este novo patine em algumas questões, tais como a adesão do PassaPalavra à tese do ‘cultural turn’ funcional à higienização urbana, que é bastante limitada no escopo (na esteira de Otília Arantes e uspianos, atrasados 30 anos no debate). Ou, ao contornar as coordenadas da cultura no núcleo da produção de valor hoje — perdendo de vista assim as sobreposições íntimas entre cultura e política, produção e conflito. E aí, por isso, na conclusão, o texto termina por subestimar duplamente o que analisa, subestimando tanto o lado potente (fabulador de formas de vida, proliferante de pontos e redes produtivas transversais, construção “de baixo pra cima” da cidade) quanto o impotente (redução ao simbólico e “ressignificações”, publicidade e branding, cidade-empresa etc) do comum produtivo. Não dá pra negar o paradoxo do comum, o duplo rendimento de mediações enraizadas como o FdE. Admiti-lo, — sem cair na “ironia pós-moderna” ou irreverência achatada, onde tudo pode ser hackeamento e ser hackeado ao mesmo tempo sem qualquer problema — é o primeiro passo para conduzir esse debate a outro nível, desbloqueando a prática. Por outro lado, o texto do PassaPalavra não deixa de ser fundamental para continuar a reserva de senso crítico diante do “entusiasmo pós-rancor” ou da “fome desmedida por fazer”, e todos quantos argumentos que desqualificam quem está na praça armado da crítica ao capitalismo, apoiado nas lutas, moleculares ou mais orgânicas, “duras” ou “moles”. Esse texto, como outros, importa, sim, para manter o dissenso aberto, contra grupos de poder/afinidade interessados em abafá-lo, externa ou internamente. Externamente, com profusão de ruído publicitário, saturado de prêmios, confetes, coloridos, slogans e um inchamento exclamativo (amiúde com verniz acadêmico) de realizações mais modestas. Internamente, mediante consensos fabricados pragmaticamente de cima a baixo, à base de “desconflito”, “nivelamento do discurso” e, tô pasmado, “choque pesadelo” (http://passapalavra.info/?p=72971), entre outros termos sintomáticos do glossário oficial. Até aí tudo bem: mais do mesmo do funcionamento de qualquer empresa 2.0, como Google ou Steve Jobs. A coisa começa a ranger, no entanto, no momento em que o empresário/ONG se apresenta como mobilização política de transformação, e a seguir usa as credenciais para, de um lado, agenciar coletivos e mobilizações de luta, e de outro, angariar fundos com governos de esquerda. Mistura de febre ongueira e produtora cultural, com agentes que bem poderiam ser vanguarda leninista e executivos workaholics. O que no fundo pode ser vital, uma vez que se explora, sobretudo, a insatisfação, a criatividade e a rebeldia difusas contra-o-que-está-aí, num plano simultaneamente político e estético. Daí econômico, como arranjos produtivos que já existem pelos territórios das cidades e suas redes. O caso se agrava quando os interlocutores são sumariamente desqualificados, portando-se assim como bons e velhos empresários que contornam qualquer problematização repetindo soberbamente que conhecem como ninguém o negócio/ofício, e que não precisam de ninguém “de fora”. Ou exigem rigor empírico acadêmico, ou o esconjuram como teórico demais. Ou demandam visão insider, ou acusam de ressentimento quem já esteve dentro. Conhecemos bem o rosto dessa atitude autolegitimante. Discurso ainda mais cínico quando justificado porque vieram “de baixo”, de “fora do eixo”, no melhor arrivismo de autossuperação à la Silvio Santos. É o empreendedor criativo armado de PowerPoint e articulação de gabinete incapaz de responder a problemas desconfortáveis, senão defendendo-se moralmente. Mas a moralização mata o discurso em ambos os sentidos. Toda uma forma de agir e atuar aí se instala, bem no centro do que se coloca como alternativa de trabalho, cooperação e imaginação. Pretendo escrever mais sobre, prolongando linhas de meu último: http://www.quadradodosloucos.com.br/2856/o-mal-estar-da-cultura-livre/

  84. Talvez o principal problema do FDE, como ja citado noutro comentario, seja o conjuntos das profundas contradições entre as ideias e a conduta/postura. De fato, a organização junta uma serie de ideias (embora nenhuma delas seja original ou criada por eles) muitissimo interessantes, revolucionárias, libertárias e utópicas. A tal “morte do autor” seria lindo se vivêssemos numa sociedade onde todos tivessem formação e educação. Seria uma alavanca pra evolução de todos. Mas na atual conjuntura, o único motivo pra aderir algo assim, é o de se apropriar da obra alheia sem ter custos ou correr o risco de levar um processo. A tal “pós-marca”, muito interessante como conceito que, em tese, tenta desvincular o produto de uma instituição ou de um proprietário. Porééémmmm, a prória FdE é uma marca, a prória “Pós-marca” é uma marca em si, tudo naquela casa tem uma marca, um logotipo…uma coisa muito contraditória, pra não dizer hipócrita mesmo. E mais um tanto de outras coisas, como, por exemplo, o fato de que nas origens propunham criar fortalecer um circuito musical alternativo ao eixo (olha o nome da organização aqui) RJ-SP. Onde estão intalados agora? E a proposta principal, ainda é sobre fortalecer o mercado musical alternativo fora do “eixo do mal RJ-SP”? Sem contar que o grupo que se afirma como libertário é na verdade autocrata e excludente.

  85. Roman, concordo que as pessoas não são burras, mas fiquemos ligeiros com as quebras, porque eles estão atuando lá já há algum tempo. Agência Solano Trindade, por exemplo, na Zona Sul…

  86. Se é verdade que a revolução não será televisionada, o que pensar da pseudo-revolução que agora ganha a simpatia da maior rede de televisão do país, detentora dos maiores monopólios sobre os meios de comunicação?

    Nunca o Capilé insistiu tanto na publicação de alguma coisa em seu facebook como tá fazendo agora com a aparição do FdE num programa da rede Globo de televisão, no programa ação:
    http://redeglobo.globo.com/acao/videos/t/edicoes/v/acao-27042013-movimento-fora-do-eixo-integra/2541291/

    Mas ninguém da rede se questiona sobre esse apoiozinho, dessa simpatia toda. Com direito a Sandra Annenberg apresentando com a aquele sorrizinho plástico que só ela tem.

    Capilé, que deselegante!

  87. Esta matéria aqui exibida pelo Passa Palavra é válida. Aliviadora para mim e muita gente. Este texto, matéria, precisa existir para que uma reflexão. O texto exibe dados e narra uma trajetória clara de Capitalização de lucros financeiros efetuados por determinado coletivo cultural em São Paulo. Não conheço nenhum componente do Passa Palavra.
    Moro no centro de São Paulo entre o Largo do Arouche e a Praça da República. Fica claro para quem convive e vive nesta região como o produto cultural tem sido arma de maqueamento de um projeto de especulação imobiliária, de trampolim politico, do velho “pão e circo”. Digo isto porque não existe melhoria transformadora no Centro de São Paulo.
    E existem outros produtos a Capitalizar. Produtos como a “MARCA” da entidade, grupo, etc. Se eu faço um trabalho voluntário e coloco o meu nome regularmente em evidência eu ganho seguidores. Com esta ação voluntária, gratuita, social, auxiliadora, transformadora, revolucionária fortaleço minha Marca. Posso usa-la como quiser, mas tenho LUCRO. Assim alguns coletivos tem capitalizado MARCA.
    Aqui no centro de São Paulo existe o coletivo BAIXO CENTRO. Na sua trajetória e nos eventos por “dançar nas ruas…as ruas são para dançar….” como é PRODUZIDO por este coletivo, é observável o capitalismo, o autoritarismo, o não diálogo, o oportunismo. Digo isto porque estes eventos são invasivos não considerando o ritmo de vida dos morados ; inseridos de maneira truculenta por fazerem o seu evento a qualquer custo humano de quem vive no local; incoerente porque não ouvem o interesse da micro sociedade que vive nestes espaços; incoerentes com o que é cultura já que não respeitam a cultura local que existe há muito tempo; oportunistas já que o Centro de São Paulo é MODA.
    Num geral estes “eventos culturais” do vamos “dançar nas ruas…. as ruas são para dançar…” repete os mesmos procedimentos do autoritarismo já bem conhecido. Uma das imagens mais próxima do que escrevo é: “Fazer evento-festa num elevado acima de pessoas semivivendo abaixo deste mesmo elevado”. Isso é reproduzir o que o projeto cultural que o Estado tem feito no Centro de São Paulo.
    O centro de São Paulo é MODA e para mim este grupo BAIXO CENTRO assim como outros que no momento estão sendo confrontados e expostos são OPORTUNISTAS já que se alinham a esta forma de ação.

  88. Não vou entrar no conteúdo, estou muito contemplado nas várias provocações feitas, mas quero chamar atenção prá alguns aspectos dos comentários defensores da FdE.

    1 – Como já foi apontado é uma defesa ad hominem, ou seja que tenta desqualificar o autor da crítica e não a crítica. Até agora nenhum defensor do FdE contradisse de fato o que o PP denunciou, apenas reafirmou.

    2 – A tática de defesa do neoPT – e toda essa galera da direção da FdE, da direção majoritária da UNE, da direção do MST, as juventudes dos partidos atrelados, como a UJS, a JPSB, a JPPL será considerada neoPT como uma categoria que estebeleço aqui usa a retórica do “eu faço isso, mas você também”. Meio que como o chororô petista quando do mensalão petista, reclamar que o PSDB ou o DEM roubam/roubaram mais. Ora, cadeia a todos os ladrões independente do tamanho do roubo ou da filiação partidária. Embora, esse debate seja de um reducionismo moralista, pois o cerne da roubalheira não está no “se as pessoas são más ou desonestas”, mas um mecanismo de autorreprodução do capitalismo, algo inerente a ele, ainda embora que não fundado por ele. (Fora que dizer que esses setores são a esquerda hoje denota o total atrelamento à governança petista da autora do comentário, desprovido de uma crítica mais profunda e que ignora a existência de uma real esquerda – ainda que limitada e contraditória – mas não tanto quanto o modo de governar petista que, não por minha vontade ou “rancor”, mas pelos dados concretos dispostos pelas políticas públicas executadas no período operou em uma total conciliação de classes, conformação das insatisfações, proporcionando assim uma reprodução e acumulação de capital ‘nunca antes vista na história desse país’).

    3 – Como pesquisador de gestão e políticas culturais, graduado em Produção Cultural, que estou o caso das Lonas Culturais do Rio de Janeiro (cuja gestão acaba sendo, com liberdade de conceituação, uma espécie de parcerias público privadas), com um ponto de vista parcial, pois é, inclusive antropologicamente, equivocado defender qualquer tipo de imparcialidade que chegou a resultados uma tanto quanto dialéticos e contraditórios com aquilo que pensava anteriormente quando do início da pesquisa, fico um tanto quanto surpreso com a defesa intransigente que duas pessoas (Flávia e Joenne), para além de toda a parcialidade permissível em um estudo acadêmico, fazem da FdE. Parece-me mais “militância” da FdE do que pesquisadoras das ciências humanas e sociais.

    4 – Dizer quem é fake e quem não é não desmerece os comentários ou os desqualifica per si. Também não sei se Joenne e Flávia são pessoas reais, com nomes reais, mas isso não desqualifica o argumento delas – o que desqualifica são os recursos retóricos falaciosos tão bem apontados anteriormente. Não há no texto do PP conteúdo difamatório e salvo um ou outro comentário, no geral, os comentários são experiências e análises cuja tônica não é a difamação ou a calúnia, mas a disputa salutar de projetos de consciência e de sociedade. Quem criminaliza os fakes é a direita clássica representada no senador mensaleiro tucano Eduardo Azeredo. #ficadica

    5 – Segue o meu apelo para que os participantes, apoiadores, colaboradores, observadores, etc, da experiência FdE façam um debate mais qualificado, desconstruindo ou tentando desconstruir as críticas colocadas sem recursos retóricos falaciosos e argumentações ad hominem e sem o recurso do “eu faço, mas você também”.

    6 – Sou real, estou no facebook (Bruno Du Mattu) prá quem quiser aprofundar o debate sobre a FdE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here