“Mais futuro, menos capitalismo”! Cerca de 3000 jovens realizam um acampamento surpresa num subúrbio de Londres. Os manifestantes denunciam a relação entre o modelo econômico vigente e as mudanças climáticas. Por José Figueiredo

Manifestantes já com alguma actividade pela altura do G20 em Londres, nos finais de Março deste ano (ver vários Em Directo sobre o assunto, aqui, aqui e aqui), onde houve manifestações e confrontos com a polícia, acampam agora, de 27 de Agosto a 2 de Setembro, em Blackheath. A localização só foi revelada à última hora, devido ao comportamento da polícia nas manifestações do G20. Localização também simbólica, pois esse subúrbio de Londres foi o epicentro de revoltas de camponeses, a revolta de Wat Tyler em 1381 e a de Jack Cade em 1450.

São esperados cerca de 3000 manifestantes. Vão ser realizadas oficinas sobre educação, sobre acção directa, sobre como viver num meio sustentável e sobre como formar um movimento contra as mudanças climáticas. Este acampamento servirá também de base para acções directas.

A 28 de Agosto muitos dos activistas, alguns pela primeira vez, dirigiram-se ao banco Barclays em Canary Wharf, zona com grandes prédios simbólica do capitalismo. Em protesto contra as grandes injustiças globais, contra o investimento em indústrias de urânio e de carvão, contra o investimento no negócio das armas, e a ligação de todas elas com as mudanças climáticas.

Revelam também que a indústria militar é responsável por 25 por cento da poluição do ar, produzindo grandes quantidades de dióxido de carbono.

Cartazes com slogans como “Mais futuro, menos capitalismo” foram colocados em frente ao banco.

Mais acções directas são esperadas nos próximos dias. Aqui ficam algumas fotos do arranque da iniciativa.

Para mais informações: www.climatecamp.org.uk/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here