Anulado julgamento que absolveu policiais acusados de assassinato

Na quarta-feira, 21/10, a 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Espírito Santo deu provimento ao pedido de anulação (proposto pelo Ministério Público) do Júri Popular que inocentou os policiais acusados de executarem Pedro Nacort Filho, filho de Maria das Graças Nascimento Nacort – Presidente da Associação de Mães e Familiares de Vítimas do Espírito Santo. A AMAFAVV havia se mobilizado desde a divulgação da sentença de absolvição, no dia 29/05/2009, pela anulação do julgamento, denunciando entre outras coisas, as atitudes de intimidação e ameaças feitas pela polícia durante o mesmo (ver relato no site da Rede).

Com esta anulação, haverá novo julgamento dos policiais acusados, Erivelton de Souza Pereira (conhecido como Diabo Loiro) e Jeferson Zambalde Torezani, em júri popular. A data ainda não está definida, mas é importante que familiares de vítimas de todo o país e organizações em defesa dos direitos humanos já comecem a se mobilizar para estarem mais uma vez presentes e solidários.

Pedro, foi assassinado aos 26 anos no dia 20/06/1999. Morava com a mãe, Maria das Graças Nacort, num apartamento na Rua Sete de Setembro. No dia do assassinato, Pedro saiu pouco depois da meia-noite para comprar cigarros e não voltou. Maria das Graças ouviu vários estouros que pensou serem fogos de artifício, e cerce de 15 minutos depois policiais a chamaram pelo interfone do prédio para reconhecer o corpo do filho, quase irreconhecível devido a tantos tiros, oito só na face.

Numa história que se repete em várias cidades do país, a perda terrível do filho tornou Maria das Graças uma lutadora incansável por justiça. Investigou, reuniu provas, e chegou ao nome de quatro PMs. A investigação chegou a pelo menos uma arma do crime, confirmada por exame balístico, e pertencente a um dos policiais.

Mas Maria das Graças também percebeu que, num estado como o Espírito Santo, onde o crime organizado controla até altos níveis dos poderes do Estado, não podia lutar sozinha. Fundou a AMAFAVV, junto com várias outras mães e familiares de vítimas, e tornou-se conhecida militante pelos direitos humanos.

Para mais informações, o contato da AMAFAVV e de Maria das Graças é (27) 9925-2942. Também podem ser obtidas informações com o Fórum da Juventude Negra do ES, no telefone (27) 3132-1820.

Rede contra a Violência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here