Ato em São Paulo: Liberdade a Cesare Battisti já!

cartaz-battisti-final3

No dia 10 de dezembro (quinta-feira), somando-se às diversas lutas que acontecerão por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizaremos um ato em defesa da liberdade de Cesare Battisti.

A manifestação será na Av. Paulista, 1.842, em frente ao prédio do Tribunal Regional Federal, às 18h30.

Compareça e ajuda a divulgar.

Contamos muito com o apoio de todos.

***

Liberdade a Cesare Battisti Já!

Perseguido pelo governo italiano, acusado de crimes que não cometeu, o escritor Cesare Battisti também tem sido vítima de perseguição política no Brasil. Apesar de sua condição de refugiado político, absurdamente é mantido preso no próprio país que lhe concedeu refúgio.

Cesare Battisti se encontra preso ilegalmente, como afirma o Ministro do STF, Joaquim Barbosa. Ele é de fato um preso político, como também afirma o Ministro da Justiça, embora Gilmar Mendes e a mídia se esforcem para tratá-lo como preso comum.

Os que querem mantê-lo preso e extraditá-lo para a Itália desferem um ataque às instituições humanitárias e democráticas da sociedade, minando a instituição do refúgio político e usurpando do Poder Executivo, eleito pelo voto popular, a prerrogativa de concedê-lo. Extraditá-lo abriria perigosos precedentes: muitos países já elaboraram listas de refugiados para pedir extradições; além disso, abriria uma onda de perseguição e criminalização contra trabalhadores, sindicalistas combativos e movimentos sociais.

Exigir a liberdade de Cesare Battisti, além de um ato de justiça e humanitário, é imprescindível como forma de manter liberdades políticas e direitos humanos, tão caros a muitas gerações. Estamos todos sendo atacados.

Calar ante isso é ser cúmplice.

Comitê de Solidariedade a Cesare Battisti (http://cesarelivre.org)

4 COMENTÁRIOS

  1. O Flamengo, time de Cesare Battisti, foi (hexa) campeão brasileiro.

    Se não bastasse todos os motivos para a liberdade e não-extradição de Battisti, soma-se esse.

    Que a maior torcida do mundo não deixe que um dos seus seja extraditado!

    O coração rubro-negro pede liberdade a Cesare Battisti!

  2. A escritora Fred Vargas divulgou um apelo, conclamando à assinatura da petição de Carlos Lungarzo, dirigida ao Presidente Lula, em favor de Battisti; está em “www.larevuedesressources.org/spip.php?breve818”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here