Três fragmentos do documentário “Quem Matou Elton Brum?”, militante do MST do Rio Grande do Sul assassinado pela polícia local em um momento de radicalização da repressão ao movimento. Por Coletivo Catarse.

PARTE 1: Cidade de São Gabriel (RS): A Polícia do Rio Grande do Sul, conhecida como “Brigada Militar”, realiza desocupação violenta da prefeitura de São Gabriel, em um protesto do MST por escola e posto de saúde no assentamento Conquista de Caiboaté, torturando 40 pessoas com choques elétricos e outras agressões físicas e morais. Esta desocupação ocorreu uma semana antes da desocupação da Fazenda Southall, ocasião em que foi assassinado pelas costas o agricultor sem terra Elton Brum da Silva.

PARTE 2: Ocupação do INCRA (RS): Duas semanas após o assassinato de Elton Brum, o MST ocupa a sede do INCRA no Rio Grande do Sul para protestar e denunciar as ações da Brigada Militar, que escondia da sociedade o assassino, além de não divulgar o motivo da utilização de arma de fogo em desocupação e a orientação do Ministério Público gaúcho em criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

PARTE 3: Assentamento em Sarandi (RS): Juíza de Sarandi (RS) exige a expulsão do MST da sua comarca, o que é ilegal pois eles estão acampados em uma estrada federal. Militantes do MST, à margem da rodovia federal, relatam a sua luta pela permanência no local e essas constantes ilegalidades da própria justiça contra o MST demonstram a criminalização do movimento no Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here