Cedem/Unesp: História cultural da música popular no Brasil

  

            História & Música – história cultural da música popular, Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005, de Marcos Napolitano, será o centro do debate no próximo dia 28 de abril, quarta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

A música tem sido no Brasil a intérprete de dilemas nacionais e veículo de utopias sociais. Para completar, ela conseguiu, ao menos nos últimos quarenta anos, atingir um grau de reconhecimento cultural que encontra poucos paralelos no mundo ocidental. O Brasil é, sem dúvida, uma das grandes usinas sonoras do planeta e um lugar privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música.

O desafio básico de todo pesquisador que se propõe a pensar a música popular, do crítico mais ranzinza até o mais indulgente “fã-pesquisador”, é sistematizar uma abordagem que faça jus a estas duas facetas da experiência musical. Este é um dos objetivos desse trabalho. A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa o lugar das mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional.

A abordagem do livro não é disciplinar, no sentido de enfocar o tema a partir do campo historiográfico, única e tão somente. A música, e os próprios musicólogos o reconhecem, torna-se tanto mais compreensível quanto mais forem os focos de luz sobre ela. Focos que devem ter origem em várias Ciências Humanas, como a sociologia, a antropologia, a crítica literária, a comunicação social, os estudos culturais como um todo. O livro em debate procura iniciar o jovem pesquisador neste campo de possibilidades. 
           

Expositor

Marcos Napolitano

Doutor em História Social – USP

Professor de História – USP

 

 Debatedores

Tânia da Costa Garcia

Doutorada e Pós-Doutorada em História – USP

Professora de História – UNESP/Campus de Franca

Dmitri Cerboncini Fernandes

Doutorando do Departamento de Sociologia – USP

 

Mediador

Oscar D´Ambrósio

Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo

Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

Data e horário:  28 de abril de 2010 (quarta-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP – Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 – 1º andar  – metrô Sé – (11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br

1 COMENTÁRIO

  1. Será um grande satisfaão participar desse encontro e debate sobre a história cultural da música popular no Brasil, pois essa aportagem contribui no trabalho que desenvolvo com as crianças para conhecer essas iniciativas.

    Agradeço!!!

    Mariana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here