A Comunidade do Quilombo de Palmas, na região de Bagé [Rio Grande do Sul – RS], está sofrendo pressão de fazendeiros, que estão em vigília na entrada do quilombo há mais de 15 dias. Por Coletivo Catarse.

Representantes do Movimento Negro denunciaram ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia [RS], ao Ministério Público Federal e Estadual, além de outros órgãos, esta presença ostensiva em via pública gerando constrangimentos e impedindo, inclusive, a entrada do INCRA para a realização do trabalho de demarcação da área.

Um documento elaborado pelos representantes do Movimento Negro no dia 20/04/10 exige providências aos órgãos responsáveis, como a Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública [RS], Ministério Publico Federal e Estadual, a Procuradoria do INCRA entre outros. Exige-se que estes órgãos garantam a integridade física e moral dos quilombolas e das lideranças da Associação, bem como a defesa do território que se encontra com a presença dos ruralistas fiscalizando o movimento de quem passa para impedir que o INCRA acesse o quilombo.

Veja o vídeo realizado pelo Coletivo Catarse em apoio ao Quilombo de Palmas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here