Dois coordenadores do Movimento de Sem Teto da Bahia estão sendo ameaçados de morte

Dois dos coordenadores do Movimento de Sem Teto da Bahia (MSTB), Miralva Nascimento (conhecida como D. Mira) e Pedro Cardoso, estão sendo ameaçados de morte constantemente pelo telefone. Os coordenadores ameaçados suspeitam que estas ameaças estão diretamente ligadas à luta do MSTB contra indivíduos que querem fazer especulação imobiliária em cima do terreno onde se localiza a ocupação Quilombo de Escada (no bairro suburbano de mesmo nome), contrapondo-se ao projeto de moradia construído em parceria pelo MSTB e pela organização Arquitetos Sem Fronteiras .

O projeto de moradia, conquista de 4 anos de luta dos militantes do MSTB que ocupam o local, prevê a construção de 280 unidades habitacionais para as famílias da ocupação, e foi construído etapa por etapa pelos moradores da ocupação com a assessoria dos Arquitetos Sem Fronteiras. As obras têm início previsto para o começo de junho e terminam em um ano e meio. Assim que os informes da aprovação do projeto chegaram na ocupação e na comunidade de Escada, D. Mira passou a receber ligações telefônicas ameaçando-a de morte. Por isso, o movimento fez ontem (25/05) uma assembleia na ocupação. Além de confirmar a aprovação da ocupação ao projeto habitacional, os moradores reafirmaram que as casas construídas no local serão destinadas a quem já estiver cadastrado e efetivamente morando na ocupação.

Tal afirmação atingiu diretamente os interesses de especuladores imobiliários, grupo que inclui indivíduos já anteriormente expulsos da ocupação por tentar monopolizar o terreno e capitalizar com a venda de barracos, pessoas que não moram na ocupação e pretendiam receber imóveis de qualquer jeito e outros indivíduos que tentam impedir a construção de casas populares no terreno e tomá-lo para si.

De acordo com informações de D. Mira, ameaçada quase diariamente há três meses, um destes indivíduos expulsos aproveitou-se de uma breve ausência sua para retornar à ocupação acompanhado por um “segurança”. Ainda segundo D. Mira, ele estaria neste exato momento tentando mobilizar pessoas – incluindo pessoas de fora da ocupação que tentou fazer entrar no cadastramento local, em desrespeito ao direcionamento dos imóveis para os moradores da ocupação – para fazer outra assembleia e tentar reverter a decisão de ontem.

Pedro Cardoso, que vem sendo ameaçado por telefone desde ontem, informa que estes especuladores estão tentando mobilizar pessoas para barrar o projeto de moradia, contrapondo-se a todo o processo de mobilização e deliberação comunitária que resultou na aprovação do projeto junto à SEDUR. Segundo ele, estas ameaças são comuns nas comunidades onde há interesses de especuladores imobiliários envolvidos, já tendo acontecido em Lobato e Camamu. Outros coordenadores do do MSTB já sofreram ameaças semelhantes.

O MSTB já comunicou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) sobre a situação, assim como a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJCDH), e busca agendamento de reunião com as duas secretarias para buscar soluções e formas de proteção para os coordenadores ameaçados. Ainda não foi prestada queixa-crime devido à luta dos agentes da Polícia Civil por melhoria salarial, iniciada no dia 19.

Contatos:
Pedro Cardoso: 8808-6718
Miralva Nascimento (D. Mira): 8865-3017

Movimento dos Sem Teto da Bahia <http://www.mstb.org.br/>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here