Por Paul Hampton

1) Como os trabalhadores derrubaram um ditador

A meio do Verão a situação tinha mudado drasticamente; o número de greves aumentou rapidamente à medida que a crise económica se agravava, os salários reais caíam e o número de desempregados crescia. Quando a campanha do regime contra os altos salários e a baixa produtividade começou a fazer efeito, a classe trabalhadora entrou na arena da luta.

2) Como os trabalhadores foram esmagados

O governo começou a interferir nos locais de trabalho, nomeando representantes seus como gestores e tentando minimizar o papel das shuras. Encorajou grupos de apoiantes a estabelecer comunidades islâmicas nas empresas, para promover religião e os comportamentos islâmicos no que diz respeito ao trabalho e à propriedade.

3) O fracasso da esquerda

A classe trabalhadora iraniana foi a força social decisiva que derrubou o Xá em 1978-79. Mas os trabalhadores não avançaram com a construção do seu próprio Estado, acabando por ficar submetidos ao poder de um regime não menos repressivo que o do Xá.

4) Os islamistas contra as mulheres

O derrube do Xá foi uma festa para os oprimidos. Mulheres, homossexuais mulheres e homens e minorias nacionais participaram na revolução, acreditando que um novo regime traria a democracia e a liberdade. Mas foram sobretudo a opressão das mulheres e a liquidação do emergente movimento das mulheres que revelaram o carácter reaccionário do regime de Khomeini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here