Por uma activista do GAP

 

Uma activista portuguesa que pertence ao Grupo de Acção pela Palestina, grupo informal de activistas sediado na cidade do Porto, está em viagem de solidariedade na Palestina. Continuamos aqui a publicação do diário desta viagem.

A paisagem de campos de oliveiras está rasgada pela construção de uma estrada destinada a unir colónias. Além do calor desgastante, o percurso até Al Walaja fez-se num panorama enclausurado ofegante.

Na estrada nada indica a existência desta aldeia. Al Walaja está situada a alguns quilómetros de distância de Belém, sobre a linha verde e, infelizmente, sobre o percurso ilegal do muro de apartheid. As sucessivas placas indicando o nome da aldeia têm sido, sistematicamente, arrancadas pelos soldados. Quase todas as casas foram várias vezes destruídas e reconstruídas pela comunidade. Actualmente, estão ameaçadas de destruição pela construção do muro e respectivo espaço de segurança à volta do mesmo.

Os manifestantes solidários com os habitantes de Al Walaja pretendiam ir visitar um camponês cuja casa será em breve destruída para deixar espaço à construção do muro. Deparámo-nos com um cordão de soldados e foi impossível passar.

palestina-11

palestina-21

 palestina-31

1 COMENTÁRIO

  1. muito interessante a ideia dos textos em forma de diário. parabéns e ficarei atenta a outras publicacoes, salud y rebeldía!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here