Encontro com Vito Letizia


Muitos falam de Karl Marx, de revoluções, do socialismo e da luta incessante pela transformação do mundo. Poucos ousam ir até as últimas consequências nessa linha, que, adotada em sua radicalidade, fatalmente exigirá a demolição crítica de todos os mitos, incluindo aqueles que, em determinado momento, deram estrutura às suas próprias vidas. Vito Letizia é um desses poucos.

Professor de economia durante duas décadas na PUCSP, ex-preso político nos anos 60, leninista e trotskista a maior parte de décadas de militância, diz-se hoje, em tom levemente irônico, “90% marxista e 100% taoista” – uma equação que, por si só, provocará reação de estranheza entre marxistas tacanhos e vulgares. Letizia faz hoje uma severa crítica do legado teórico e prático de Lênin e Trotski. Mas elabora uma crítica rigorosamente situada no campo marxista – ou melhor: marxiano, pois para ele se trata, justamente, de operar um retorno rigoroso à leitura da obra original de Marx, depurada da infindável profusão dos “ismos” que se querem, invariavelmente, os “únicos intérpretes verdadeiros” do que disse e fez o “mouro da Renânia”.

No dia 25 de outubro – uma data mais do que simbólica para os que se recusam a chafurdar nas águas traiçoeiras da barbárie -, Letizia promoverá um debate a partir de suas reflexões sobre a conjuntura mundial e brasileira. No evento, será lançado o site Interludium (interludium.com.br), cuja proposta é a de ser um instrumento teórico, analítico, crítico e de mobilização para aqueles que militam nos movimentos sociais e sindical em total oposição ao capital e ao estado burguês.

O evento terá início às 19h, na sede da Apropuc (r. Bartira, 407 – Perdizes, ao lado do campus da PUC).

Sejam todos bem vindos.

Para quem não puder comparecer e estiver interessado, haverá transmissão ao vivo em

http://interludium.com.br/2011/10/21/assista-aqui-ao-vivo-o-debate-de-lancamento-site-interludium-com-vito-letizia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here