Vigília pela liberação dos presos na manifestação de 11 de junho

AJUDEM A DIVULGAR!!!

 

Vigília pela liberação dos presos no ato contra o aumento da passagem de ontem

 

Caros,

Como a maioria de vocês sabe, o terceiro ato da jornada de protestos contra o aumento da passagem do transporte “público” em SP terminou novamente com brutalidade policial. Provas do destempero e despreparo policial são abundantes pela Internet, não cabendo aqui uma lista extensa – aos incrédulos, destacamos apenas este, que registra o momento da prisão do jornalista Pedro Nogueira, que estava em serviço e foi espancado e detido sem nenhuma razão. Ele, assim como diversas outras pessoas, segue preso (e ferido) na 2ª Delegacia de Polícia e caso não seja liberado até amanhã será levado a um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Veja o vídeo nestes links:

https://www.facebook.com/photo.php?v=591289044238509&notif_t=like

ou

http://prod.brasil.indymedia.org/media/2013/06/519941.mp4

Por conta disso, familiares, amigos e colegas dos detidos estão convocando uma VIGÍLIA PELA LIBERAÇÃO DOS PRESOS para hoje (12 de junho), a partir das 17h, em frente à 2ª DP (Rua Jaraguá, 383, Bom Retiro – mapa aqui)

A ideia é fazer um protesto COMPLETAMENTE PACÍFICO para pressionar pela libertação dos detidos e para mostrar que a sociedade não mais tolerará este tipo de conduta policial, seja qual for a justificativa.

Aguardamos vocês lá. Antes que sejamos os próximos.

1 COMENTÁRIO

  1. Os confrontos sempre aconteceram após a PM agir com truculência.
    “O que vimos foi uma ação policial baseada na truculência e na violência, o que constituiu um abuso contra as liberdades democráticas e um ataque violento à liberdade de imprensa”:
    http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/brasil/2,28011,12,06,jornalista-do-portal-aprendiz-e-preso-durante-manifestacao-no-centro.shtml
    Em 2011 petistas afirmaram que as planilhas dos gastos com transporte público estavam superfaturadas… “Kassab não justifica PLANILHA CONTESTADA POR VEREADORES DO PT… 8 de abril de 2011, cerca de 150 manifestantes do Comitê de Luta Contra o Aumento de Tarifa realizaram 0 11º movimento do ano”…
    http://transporteparatodospoa.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html
    Resta-nos parabenizar os Srs. Haddad e Alckmin pelo belo trabalho de repressão da polícia, por ouvirem o povo, por defendê-lo e por se preocuparem tanto com a mobilidade urbana no município de São Paulo (LOL), lembrando que hoje, parte da CPTM está em greve.
    Depois de presenciar a guerra que foi o último protesto, ainda me resta um pouco de esperança num futuro melhor, por ver que a maioria dos que estavam ali reunidos era composta de jovens lutando pelos direitos da população. Não faz lembrar os relatos dos movimentos estudantis nas décadas de 60 e 70?

    Infelizmente, a sociedade é a maior vítima de atos de truculência, abuso de poder e despreparo por parte de alguns policiais militares que deveriam protegê-la, mas fazem o contrário. E se o cidadão de bem, principalmente o pobre e simplório, questiona abordagens truculentas, é preso por desacato.
    Um ser que se diz “autoridade” tem que ter o conhecimento básico de leis, de Direito, de Direitos Humanos. A pessoa de bem se sente constrangida, tratada como bandido, mesmo estando com sua documentação em dia. E quando o cidadão lembra o policial que seus direitos constitucionais não estão sendo respeitados, a situação é invertida. O policial leva a pessoa para a delegacia, detida, por “desobediência”, “desacato”. Isso é muito mais comum do que se imagina. Não é possível que se trate todo mundo como se fosse bandido, com abordagens truculentas, em carro com crianças, idosos, trabalhadores.
    Prevaricação nós temos bastante. Concussão também Mas, atualmente, abuso de autoridade é campeão.
    Como agente público, é preciso ter uma conduta. Salário não é justificativa para não cumprir ou cumprir muito mal a obrigação que assumiu perante o Estado e a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here