Trabalhadores de Cubatão, município de São Paulo, resolvem se organizar diante dos ataques da prefeita Marcia Rosa. A resposta da prefeitura é evidente: perseguição e processo. Por Passa Palavra

A luta dos trabalhadores em Cubatão traça um panorama muito comum dentro do atual cenário político. Se por um lado a prefeita petista Márcia Rosa representa os interesses do Partido dos Trabalhadores (PT), por outro encontramos todo um conjunto da população cansado das promessas e perseguições praticadas por esta governante.

Durante as manifestações de 2012, diversos trabalhadores saíram às ruas para demonstrar suas insatisfações contra as péssimas condições dos serviços públicos, a proposta de aumento salarial da prefeita em 49% e 32% para seus secretários, criação de mais de 80 cargos comissionados e aumento de 100% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana).

Dentre os mais de 150 manifestantes presentes em 4 de dezembro de 2012, escolheu-se doze servidores públicos da área da educação para responderem inquérito administrativo, tendo como punição a demissão a bem do serviço público. Mesmo após diversas denúncias contrárias a essa administração, o processo continua tramitando na justiça.

No dia 23 de maio, foi anunciada a cassação da prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, e seu vice, Donizete Tavares. A denúncia foi a de que Marcia teria utilizado bens públicos e servidores municipais para a campanha de sua reeleição. No momento, a prefeitura está recorrendo em outras instâncias e a decisão definitiva só será anunciada após esse julgamento.

Na semana de 27 de maio, ocorreu o arquivamento do processo contra esses doze trabalhadores. O motivo alegado foi falha na montagem do processo, o que demonstra como a denúncia foi conduzida.

Mais informações sobre este acontecimento podem ser encontradas aqui e aqui.

O vídeo a seguir resgata esse processo de luta contado a partir dos próprios sujeitos envolvidos.

Perseguição e Resistência em Cubatão – SP from Passa Palavra on Vimeo.

Mais informações sobre este acontecimento podem ser encontradas aqui e aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao grupo pela luta por direitos e justiça, e que não se deixou intimidar pela gana feroz e insaciável dos “democráticos incompetentes”!

  2. è onde tem PT, PMDB e PSB é só roubalheira e má administração Publica. É em Brasilia, Limeira, Cubatão e até o ano passado São Vicente. Nesta cidade limparam os cofres, deixaram uma divida enorme para o prefeito Bili pois pensavam que iam continuar no poder mas perderam a eleição e aí começou aparecer os desmandos de mais de 16 anos, haja verbas recebidas e obras não começas,não concluidas ou mal concluidas. è lamentavel como ainda existem estes tipos de VERMES na politica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here