Peça teatral – ‘Circuito A Farsa da Justiça’, da Companhia Estudo de Cena

Dia quatorze de julho, às 11 horas no Largo da Santa Cecília terá início o circuito de apresentações da peça de rua A farsa da Justiça, novo trabalho da Companhia Estudo de Cena que foi contemplado pela 22º edital da Lei de Fomento ao teatro para a cidade de São Paulo.

A peça será apresentada dentro de um circuito narrativo dividido em quatro temas: a classe trabalhadora, o capital, a ordem, e o conflito. Os espaços e temas foram escolhidos pela relação com a história da peça, que narra o julgamento de um sobrevivente do massacre de Eldorado dos Carajás. Com isso, os locais de apresentação têm a função de comentário crítico à encenação, estabelecendo uma interação narrativa entre teatro e espaço público.

A farsa da justiça integra a pesquisa da Estudo de Cena sobre democracia e violência. Em julho e agosto será realizado o circuito I e II.

Circuito I: A classe trabalhadora.

14/07 – domingo – 11hs
Rumo a Barricada: Largo da Santa Cecilia.

16/07 – terça feira – 16hs
Em frente a Estação de trem do Brás (Praça da Estação)

23/07 – terça feira – 16hs
Em frente ao Terminal de ônibus Lapa. (Praça Miguell Dell’Erba)

30/07 – terça feira – 16hs
Largo 13 de maio.

Circuito II: O Capital –

04/08 – domingo – 11hs
Rumo a Barricada: Largo da Santa Cecilia.

06/08 – terça feira – 16hs
Em frente a Bolsa de Valores – Rua XV de novembro, 275.

13/08 – terça feira – 16hs
Em frente ao Brasilian…. – Av. Paulista, 1376.

20/08 – terça feira – 16hs
Em frente de Shopping Iguatemi – Av. Faria Lima, 2189.

Sinopse:
Nessa comédia trágica um tribunal é montado na rua. Na seção de hoje o sobrevivente de uma chacina, que se fingiu de morto para garantir a vida, é julgado e condenado por forjar a morte e por negar o justo heroísmo.

Duração: 45 minutos.

Ficha técnica:
Elenco:
Gabriel Stippe
Juliana Liegel
Marilza Batista
Nei Gomes
Cau Peracio
Vinícius Hoffman
Encenação e produção: Estudo de Cena
Direção e dramaturgia: Diogo Noventa.
Texto original: Sérgio de Carvalho.
Direção musical: Martin Eikmeier e Vinicius Hoffman.
Preparação corporal: Nei Gomes.
Preparação vocal: Ranieri Guerra.
Coordenação de arte: Gabriel Stippe.
Documentação Foto e Vídeo: Wilq Vicente.

Release:

“A farsa da justiça burguesa” narra o julgamento de um sobrevivente do massacre de Eldorado dos Carajás que se fingiu de morto para garantir a vida. Na versão original de Sérgio de Carvalho (Cia. do Latão), a peça é escrita para ser realizada por bonecos gigantes e coro, na adaptação da Estudo de Cena a encenação é realizada pelos seis atores do grupo que se revezam nos papeis. No cenário o tribunal foi criado com objetos cenográficos do universo do açougue, o elenco usa um figurino base e conforme a necessidade da cena são utilizados adereços diferentes que se remetem tanto ao tribunal como ao açougue.

A peça, encenada a partir da ideia do paradoxo entre simetria e duplicidade de sentidos, está montada em formato de arena de 06 metros X 06 metros, sem a existência de frontalidade cênica. Os personagens são representados por dupla de atores, um representando a dimensão realista e outro a dimensão simbólica, o choque das duas dimensões reforça a dialética da cena. Os dois personagens centrais da farsa, o juiz e o fazendeiro, são representados por duas atrizes que se revezam na interpretação dos personagens e também duplicam o mesmo personagem, criando camadas de leituras críticas em relação a função social exercida pelos personagens que determinam o andamento do julgamento. Os coros são musicados e acompanhados de encenações de fragmentos do momento do massacre. A música tem a função de comentários irônicos e emotivos da cena.

Breve histórico do grupo:

A Companhia Estudo de Cena atua desde 2006 com a pesquisa que mistura experimento de linguagem à temas críticos atuais. O início de seu trabalho é marcado pela produção de vídeos que dialogam com a estética teatral. A partir de 2010 com a criação da peça de rua “Fulero Circo” o grupo passa a se dedicar também ao teatro tendo criado os experimentos “Moscou em Chamas” e “Espaços de Conflito”. Em 2012 o grupo volta a trabalhar com o teatro de rua com a encenação de “A farsa da justiça”.

Clips:

http://www.youtube.com/watch?v=m3g4MWLsOlQ

http://www.youtube.com/watch?v=dxykXXq4MRg

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here