O ato que ocorreu no Rio de Janeiro no dia 11/07/13 levou às ruas a população ocupando por inteiro a Avenida Rio Branco no centro do Rio de Janeiro. A manifestação puxada pelas frentes sindicais, movimentos sociais e estudantes teve vários pontos de concentração, porem o principal era na Candelária onde se encontrava a maioria dos manifestantes e se encontrando todos os pontos de concentração no percorrer das Av. Rio Branco. Já na concentração houve o primeiro confronto com a polícia, pois esta tentava prender de maneira arbitraria e sem motivo aparente algum, manifestantes que se encontravam mascarados, porem  algumas pessoas da manifestação foram contra esse ato da polícia que começou a jogar bombas de gás lacrimogênio de dispersar os manifestantes . A manifestação continuou, percorrendo a Av. Rio Branco onde outros manifestante se juntavam a esta por ruas paralelas.

O ato ocupou toda a Avenida e iria em direção ao Palácio Guanabara em Laranjeiras.

Antes do segundo confronto, a polícia, de forma autoritária e violenta cercou manifestante dentro de um bar na Cinelândia, este que estavam apenas na fila para ir ao banheiro. A polícia abriu as mochilas destes, rasgando objetos e jogando os pertences deste nas mesas. A PM ao ver que as pessoas estavam filmando esta ação mandando fechar a porta do bar com os manifestantes.

O segundo confronto com a polícia se deu na Av. Rio Branco, sem motivo algum a tropa de choque começou a atirar bomba de gás lacrimogênio nos manifestantes, que seguiam pacíficos ate então. Segundo um agente da polícia a tropa de choque se sentiu ameaçada, o que nos faz pensar, ameaçados por pessoas que caminhavam pacificamente pela avenida e exerciam seus “direitos” de manifestarem?

O que foi visto a partir desse confronto, foi mais uma ação violenta e repressiva da polícia para com os manifestantes. O ato apesar de dispersado continuo em pequenos grupos a caminhar ate o Palácio, estes grupos resistindo bravamente a ação violenta da polícia, montando barricadas afim de se defenderem da tropa de choque, esta que usava helicópteros iluminando onde tinha manifestantes que muitas vezes só estavam voltando para suas casas, tendo que correr e serem exposto mais uma vez ao gás lacrimogênio.

O enfrentamento com a polícia se seguiu para lugares que eram caminho para o Palácio da Guanabara ou então ruas adjacentes onde pessoas estavam ou saindo de seus trabalhos ou estavam indo embora da manifestação.

A onda de violência policial se seguiu, transformando as ruas do centro da cidade em verdadeiros cenários de guerra, agredindo desde manifestantes, passando pela imprensa ate pessoas que não estavam fazendo parte da manifestação, forçando que comércios fechassem suas portas e pessoas que estavam na rua entrassem em pânico correndo para se proteger da tropa de choque.

Rodolpho Knup

1 COMENTÁRIO

  1. Relato de um militante sobre a última manifestação do dia 11 que está circulando pelo Facebook.

    “PC do B NÃO!

    Hoje foi mais um dia de manifestação, tenho descrito td o q tenho passado a cada manifestação, basicamente a truculência da PM/Choque/Bope, bom hoje não foi diferente, mas sem dúvida o fato mais “INCRÍVEL” (no sentido de surreal mesmo) não partiu dos excessos da PM aos quais já me “acostumei”, mas sim do que esta retratado na MINHA FOTO ABAIXO !!!!
    Sai as 18h do trabalho e fui direto pra Rio Branco encontrar com as minhas irmãs, levando as máscaras de gás que comprei na hora do almoço, assim que cheguei já havia spray de pimenta no ar, abrimos rapidamente e colocamos elas em uso imediatamente, passados alguns minutos, alguns príncipios de corre-corre, chegamos em frente a estação da Carioca, abaixei a máscará e o óculos de proteção pois com o tempo ficam desconfortáveis, de repente um principio de confusão surgiu ao meu lado e logo vi minha irmã Sarah Hannah Alves indo tentar apartar, eram militantes do PC DO B (favor gravar a sigla!) tentando EXPULSAR possíveis membros do Black Bloc (que na verdade eram apenas pessoas de preto com máscaras) ao me juntar a turma do “deixa disso” fui puxado pela camisa (oq provocou o rasgo) e em seguida fui ATINGIDO POR UM SOCO, ou seja, o COVARDE se quer teve a dignidade de me bater de frente, chegou de lado, de supetão e me acertou sem me dar chance de me defender, me afastei sem entender oq tinha acontecido, o soco parecia ter sido de raspão, pois não estava sentindo mt dor, tentei identificar o possível agressor e logo vi q haviam vários homens, naquele momento a única coisa que passava pela minha cabeça era “cara, eu to do mesmo lado de vocês, pq me acertaram??? Acho que estão enganados” juro, era exatamente isso, apenas entendi que houve um engano, a confusão acabou se dispersando e então comecei a falar com outro militante, que não deviam fazer isso, que essa galera é qm impedia q eu e ele tomassemos um tiro, ele logo se assustou com o meu posicionamento e perguntou se eu fazia parte, se fosse NEM IRIA FALAR COMIGO, disse que não pois não tinha coragem de ir lá bptar a cara, mas que apoiava eles, então outro foco de briga começou ao nosso lado e surgiu um homem muito forte que veio na minha direção querendo tomar satisfações, dizendo “pode falar cmg, e ai, oq vc quer? fala cmg, pode falar” comecei a recuar devido a agressividade dele e com as mãos pra cima apenas dizia, que não estava fazendo nada, qnd vi ao redor dele havia cerca de 1 dúzia de homens tds muuuuito fortes e vindo na minha direção, um deles tentou me acertar com uma bandeira do PC do B, quase tds com bonés um adesivo no peito do partido, tropecei em um isopor de ambulante e qnd virei para frente novamente oq vinha tomar “satisfações”veio com a mão aberta pra me acertar em cheio, no reflexo de me esquivar apenas pegou de raspão no outro lado do rosto que não havia sido atingido pelo soco, imediatamente pessoas começaram a me puxar e entrar na frente pra evitar que eu fosse cercado, alguns metros dali vi um grupo de 4 homens fortes com camisa, boné e bandeira da cut perseguiam um jovem com um porte físico parecido com o meu, o mesmo usava uma máscara no pescoço, conseguiu fugir correndo…

    De resto a tradicional truculência da PM, apenas mais um fato interessante, após o estopim da confusão em frente ao palácio guanabara um grupo de manifestantes começou a derrubar as latas de lixo e espalhar pelo meio da rua paissandu,assim que começaram a ser chamados de vândalos um deles se destacou e veio ARGUMENTAR que estavam espalhando apenas o lixo q era dever da prefeitura retirar, que não iriam quebrar nenhum carro de trabalhador, apenas o lixo! E assim foi durante td a extensão da rua, acompanhei eles de perto, reviraram quase tds os lixos, mas não quebraram NENHUM carro ou qq bem privado….
    Chegando na senador vergueiro o grupo pretendia seguir para o aterro, e minha irmã alertamos sobre a semelhança com a av delfin moreira, onde a pm poderia apagar as luzes e não teria ngm pra filmar, o largo do machado era apontado como cerco da pm, então decidimos ir em direção a botafogo e o grupo seguiu, com a tática de derrubar os lixos para evitar o avanço da pm, mas sem quebrar NADA!

    Logo dps eu e meu grupo decidimos sair da manifestação pois o grupo era muito pequeno e o choque apesar do transito começou a correr em nossa direção.

    Hoje a PM fez oq tem feito smp, tentado reprimir nosso direito de manifestação, contudo a grande “surpresa” partiu dos militantes do “PC do B” esses caras, apoiados pelos d+ fizeram oq fizeram comigo, contra PM eles abaixam a a cabeça agora, pra uma pessoa sozinha e menor eles qcrescem e viram opressores !!!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here