Por Passa Palavra

Na sexta-feira, a Rede Extremo Sul somou-se à organização da ocupação, que vem sendo apoiada por associações de bairro e outras entidades da região. Já neste domingo, as famílias batizaram o espaço de “Ocupação Povo Unido Para Vencer” e estruturavam seus barracos nos lotes de forma ordenada, conforme conversado em assembleia.

Segundo as famílias que  vão se alojando no local, a parte maior do terreno – a primeira a ser ocupada – pertence à Prefeitura de São Paulo e está há dez anos abandonada. O local chegou a ser um clube esportivo chamado Aristocrata e, embora esteja destinado há muito tempo para a construção de um parque linear, tem servido apenas para abrigar diversas cenas violência no bairro, como estupros e assassinatos. A outra parte do terreno, onde estão cerca de 50 famílias, aparenta ser uma área particular, também abandonada.

As famílias exigem que o próprio local se torne um conjunto habitacional e, visando isso, já organizam o espaço pensando na instalação de estruturas básicas como redes de esgoto, energia elétrica e logradouros. Somando-se a outras demandas do bairro, a ocupação inseriu também na sua pauta de reivindicação a refundação a Escola Estadual João da Silva, que foi desativada e, por isso, precisou remanejar os alunos para duas escolas próximas sem qualquer preparo para recebê-los.

Por enquanto, não houve nenhum contato oficial de nenhuma das esferas do poder público nem do proprietário do outro terreno.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here