A proposta apresentada pelo membro de um grupo anarquista era formar um bloco com os militantes mais combativos, que se destacaram nas manifestações, e envolvê-los em uma lona preta. O objetivo era destacar o grupo dos demais participantes da manifestação e dificultar a identificação dos militantes, servindo ainda de proteção aos que realizassem alguma ação direta. Assim interviriam na parada militar do dia 07 de setembro e, se possível, destruiriam alguns símbolos do capitalismo. Em tempos de Black Blocs, até os insanos presentes às forças repressivas se revestem de preto. Passa Palavra

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom este flagrante delito.Creio que os black blocs causaram polêmica no seio da esquerda ainda mais com a análise feita pelo PSTU e as análises contrárias a do partido que vieram em resposta e em defesa do black bloc, apesar de discordar do PSTU tb não posso corroborar com os bb, essa visão do partido e de boa parte da esquerda a meu ver é fruto do fato de o “conflito” ter perdido centralidade na forma como as organizações atuam e levam a cabo as lutas,nossa esquerda está educada na negociação e no consenso, e o peso e influência de uma forma burocrática de atuar, e os bb e os pequenos grupos de “vanguarda” que se ocultam por trás da “tática black bloc” que se por um lado fazem uma crítica correta ao burocratismo da esquerda, por outro a sua atuação que procura se delimitar por ser mais combativa(pretensamente) e se auto-arrogando os verdadeiros revolucionários a meu ver tb são bastante prejudiciais a auto-organização dos trabalhadores já que sua ação SEQUESTRA a iniciativa e aprendizagem dos trabalhadores nas manifestações, uns botam faixas de partidos na frente de manifestações e criam centrais esperando a massar seguí-los, outros que tem a doutrina pura põe seu bloco negro a frente dos atos,de forma separada,além e acima da classe trabalhadora.

  2. “Manuseada pelo estado, a força se chama direito; nas mãos do indivíduo, a força se chama delito.” Max Stirner
    São Max, protetor dos anarco-individualistas, esquece de considerar que todo indivíduo pertence a uma classe social. E que o uso da força só é delito quando o usuário não pertence à classe dominante.
    Quanto aos BB, resumindo a ópera, trata-se de vanguardismo substituísta e catarse pequeno-burguesa – no essencial…

  3. Black bloc não é invenção nossa, o conceito foi importado(assim como os memes e outras coisas que emanam dos mesmos centros políticos e ideológicos de sempre). Alors … qu’est que c’est que ça? O que é isso? É um grupo paramilitar, na essência, só que com armas não letais (porretes, pedras, molotov, tábuas). Não diferem muito em sua atuação no Brasil dos ‘coxinhas indignados’ da direita a la Ku-Klux-Klan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here