Trabalhadores responderam de frente às ilegalidades da administração da LCS

Os trabalhadores da Linha Saúde 24 fizeram mais uma paralisação este fim-de-semana, depois da maioria PSD-CDS recusar-se a regularizar a nossa situação no Parlamento chumbando as propostas do Bloco de Esquerda e do PCP. O PS votou a favor. Não desistiremos e agradecemos o vosso apoio. Isto vai continuar e já na próxima 4ª feira vamos à Comissão de Saúde para defender a nossa posição, graças ao vosso apoio frente a estas instituições.

Abaixo o nosso comunicado de balanço da paralisação de 3 dias que fizemos.

Os trabalhadores da Linha Saúde 24 fazem um balanço positivo do importante protesto que ocorreu nos últimos três dias. Mesmo perante a pressão efectuada pela Administração da LCS, os números da adesão à paralisação foram claríssimos e os enfermeiros e enfermeiras mostraram a sua indisponibilidade para compactuar com as ilegalidades de uma empresa apostada em destruir a linha e os seus profissionais.

O protesto dos enfermeiros da Saúde 24 decorreu desde as 15h00 de dia 24 de Janeiro até às 8h00 de dia 27 de Janeiro. Iniciou-se após a rejeição pela maioria PSD/CDS das iniciativas para regularizar a situação e travar uma empresa que demonstra diariamente actuações à margem da lei.

Com paralisações com adesão acima dos 50%, os trabalhadores demonstraram que mesmo perante toda a pressão efectuada pela empresa, não desistem ou baixam os braços. Perante a ameaça individual nos dias da paralisação, os trabalhadores não baixaram os braços e pararam. Mesmo após centenas de trabalhadores serem coagidos e perseguidos para assinar a adenda de redução salarial, não baixaram os braços e pararam. Mesmo após mais de 100 trabalhadores serem despedidos em retaliação por tomarem uma posição de defesa dos seus direitos e da linha, os trabalhadores pararam. Apesar do clima de terror implementado pela LCS, a luta de quem trabalha na Saúde 24 está viva e mantém-se desde a entrega da carta à administração, em Dezembro de 2013, subscrita por mais de 300 dos trabalhadores, exigindo os seus direitos.

Lamentamos a situação de todos os utentes que não tiveram oportunidade de ser atendidos devido à nossa acção. Consideramos no entanto que esta acção visa assegurar o futuro deste serviço e desta linha, recordando que agimos contra uma administração cujas ações têm levado à perda diária de mais de 1000 chamadas, antes de qualquer paralisação. Parámos estes três dias para lutar por um futuro para a Linha Saúde 24. A administração reduziu em quase um terço o número de profissionais da linha com os seus despedimentos ilegais e não tem resposta aos utentes, apenas considerando inaceitáveis as perdas de chamadas que não são da sua responsabilidade. A empresa terá também de explicar como garantiria a qualidade quando prepara a substituição de enfermeiros com 5 ou mais anos de experiência na linha por enfermeiros com uma formação de 4 dias?

Muito nos espantou a comunicação da administração estes dias, elaborada por profissionais da pantominice e baseada na desinformação, na ignorância e na demagogia. Enquanto a empresa perde milhares de chamadas por dia e despede sumariamente mais de 100 trabalhadores, acusa os enfermeiros de falta de ética, anuncia que vai criar um novo serviço da linha destinado a idosos e volta a insistir na ideia estafada de que os trabalhadores são “prestadores de serviços” e não falsos recibos verdes. Perante a desgastante repetição desta mentira, os trabalhadores da Linha Saúde 24 reproduzem os pressupostos do Artigo 12º do Código do Trabalho, para explicar porque é que trabalham a falsos recibos verdes e não são “prestadores de serviços”:

“Presume-se a existência de contrato de trabalho quando, na relação entre a pessoa que presta uma actividade e outra ou outras que dela beneficiam, se verifiquem algumas das seguintes características:
a) A actividade seja realizada em local pertencente ao seu beneficiário ou por ele determinado;
b) Os equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados pertençam ao beneficiário da actividade;
c) O prestador de actividade observe horas de início e de termo da prestação, determinadas pelo beneficiário da mesma;
d) Seja paga, com determinada periodicidade, uma quantia certa ao prestador de actividade, como contrapartida da mesma;
e) O prestador de actividade desempenhe funções de direcção ou chefia na estrutura orgânica da empresa.”

Não se compreende aliás, como pode ser justamente o administrador Luís Pedroso Lima a dar a cara por este argumento quando o próprio tem ampla experiência em falsos recibos verdes, estando na administração dos Hospitais de Cascais e dos Lusíadas da HPP Saúde, onde foram notórios alguns casos bastante relevantes do emprego massivo de enfermeiros a falsos recibos verdes.

Não baixámos os braços, mesmo pagando o pesado peso do despedimento. Perante um ministro que alterna o silêncio cúmplice com os argumentos sem sentido, perante uma Direcção-Geral de Saúde que aceitar deixar 1000 portugueses por dia sem atendimento, não cobrando à empresa o cumprimento do seu contrato de concessão, não recuamos. Exigimos a nossa dignidade, exigimos a dignidade que merece a Saúde 24, e exigimos o elementar na democracia: justiça contra quem comete ilegalidades e ataca, além do mais, o direito de organização e a liberdade de expressão.

Parámos para que amanhã haja um futuro na Saúde 24. Um futuro que não existirá com esta administração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here