Jardim da União: Encontro «Mulheres na Luta»

encontro-mulheres-2

A forma de luta das ocupações, além de afirmar a urgência de uma das necessidades mais básicas de qualquer pessoa  – que é ter um lugar para viver – possibilita uma experiência de vida coletiva intensa. Essa vida coletiva favorece a solidariedade e o exercício de tomar as rédeas da produção da vida, mas também coloca enormes desafios para a organização popular que se dá numa sociedade violenta, individualista e cheia de formas de opressão.

Diante de situações de violência contra mulheres no interior da ocupação, como as que acontecem nas outras quebradas, algumas de nós decidimos agarrar a chance que temos de nos organizar no lugar que vivemos, e começamos a nos encontrar, a contar e ouvir nossas histórias, quase sempre difíceis demais, e a nos ajudar. Decidimos começar a escrever alguns princípios das mulheres de nossa comunidade, e a pensar em pequenas ações para intervir em nosso cotidiano.

No sábado que vem, dia 15, as 15h, vamos fazer uma breve prosa com todos os companheiros e companheiras que queiram compartilhar conosco este pequeno momento da construção da luta. E vai ter um samba feito pela mulherada do grupo Sambadela, pra toda comunidade. Vamos comemorar a força das mulheres e os 5 meses de nossa resistência e luta do Jardim da União no Varginha (e pra lá de 8 meses desde as ocupações no terreno do Itajaí).

E desejamos, daqui do extremo sul, força à todas as mulheres que lutam! Pois sabemos que nossa liberdade será fruto das ações. Periferia luta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here