Via SOT realizará Espaço Aberto

via sot

 Via SOT realizará Espaço Aberto para interessados conhecerem e discutirem a proposta do SOT (Dia 23/01, às 9h, em Mogi das Cruzes-SP)

A Via SOT abrirá um dia na programação de seu encontro anual para que pessoas, coletivos, organizações e movimentos sociais e interessadas/os possam conhecer e aprofundar as ideias sobre o Sistema Orgânico do Trabalho.

A Via SOT (Sistema Orgânico do Trabalho) é uma associação que visa organizar o processo de produção com a visão de construir a emancipação do trabalho para além da exploração, fragmentação social e para além do capital. Acreditamos que nossa sociedade gira ao redor da produção de mercadorias, e, enquanto não superarmos esta lógica, os meios de produção, os meios de ensino, os espaços de desenvolvimento medicinal, a cultura, os espaços sociais em geral, continuarão a funcionar na lógica da produção de mercadorias. Um exemplo muito comum, é o fato de muitas pessoas apostarem nas cooperativas e fábricas recuperadas como forma de emancipação universal dos(as) trabalhadores(as). Apesar de incentivarmos essas formas de produção, trazemos a crítica sobre esses empreendimentos, pois os meios de produção, mesmo organizados de forma autogestionária, por estarem isolados, acabam se tornando propriedades coletivas, se rendendo ao mercado, criando ilhas no mar capitalista. Também ressaltamos que, principalmente em épocas de crise, pouco conseguimos avançar com os direitos sociais, quando não retrocedemos.
Para sintetizar melhor nossa proposta e nossa luta, abriremos o diálogo com todos os movimentos sociais que são engajados na busca da transformação social.

Temos como estrutura da organização do trabalho o que chamamos de SOT, que visa enfrentar as mediações do capital neste conceito orgânico, composto por três pilares:
– Autogestão Social
– Propriedade Orgânica
– Renda Sistêmica

Neste encontro, iremos apresentar cada um destes pilares, reunindo-os no conceito do SOT, explicando assim, toda a nossa caminhada em busca da emancipação do trabalho associado e o apoio mutuo entre os seres humanos.

O encontro acontecerá no dia 23/01, a partir das 9h, na Sede do Sindicato dos Papeleiros, Rua Francisco Franco, 375, Centro – Mogi das Cruzes-SP
(Próximo ao Hospital Ipiranga e Veran, na rua da Universidade Braz Cubas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here