Neste carnaval, setores da esquerda adotaram a cultura do “cancelamento”, que consiste no escracho contra indivíduos trajados com fantasias “impróprias”. Algumas pessoas foram vaiadas por estarem vestidas de índio, e em alguns blocos houve mesmo expulsão de indivíduos. O tradicional bloco carnavalesco carioca Cacique de Ramos sofreu duras críticas pela sua temática indígena, que na verdade é uma homenagem. Em São Paulo, a atriz Alessandra Negrini foi duramente criticada por ter se fantasiado da mesma forma. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) solidarizou-se com a atriz em nota: “Causa-nos indignação que uma aliada esteja sendo atacada por se juntar a nós em um protesto”. Saberão os “canceladores”, mais que os próprios indígenas, o que é ou não “ofensivo”? Passa Palavra

9 COMENTÁRIOS

  1. só posso dizer… foda-se essa “esquerda”. Não dá nem pra pensar com esses orques jacobinos.

  2. É difícil definir o parentesco disso com o bolsonarismo e a extrema-direita. Por um lado é o nível mais alto até agora, dentro da “esquerda”, de expressão do desejo de ser o guarda da esquina de um regime ditatorial. Por outro lado, esse tipo de polícia do “politicamente correto” joga a bandeira da liberdae cotidiana no colo da direita.
    Pra qualquer lado que se vira vem o cheiro do fascismo…
    Isso pra não falar da veneração por parte da esquerda de um cacique político passando com trator por cima de um piquete salarial.
    A esquerda brasileira inaugurou uma nova escala de temperatura… parece que ela não está no zero kelvin, mas abaixo de zero kelvin, se isso fosse possível.

  3. Há pouco mais de cinco anos, em 7 de Janeiro de 2015, dois fundamentalistas islâmicos assaltaram a sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo e mataram mais de uma dezena de jornalistas e cartoonistas. Compreende-se. O humor do Charlie era arrasador, e a primeira condição do riso é não poupar ninguém. Por isso os fundamentalistas e os fascistas têm horror ao riso. Joseph Billig, no livro L’Hitlérisme et le Système Concentrationnaire, observou que os SS eram totalmente desprovidos de ironia. E eu nasci, cresci e formei-me politicamente num país fascista onde a ironia era vista com suspeita, a ponto de ter sido uma vez expulso de um café por estar a rir alto. A melhor prova de que os identitários são fascistas é o policiamento do riso.

    Estes patrulheiros do riso não são só perigosos, são também ridículos. Além de os combatermos, devemos rir-nos deles.

  4. Poxa, Léo V. Agora o movimento de policiais mascarados tocando o terror em um Estado virou piquete salarial? (são mais de 170 mortos no Ceará – quantas execuções dos grupos de extermínio liderados por PM’s?).

    Daqui a pouco descobriremos que Danilo Gentili é o humorista favorito de alguns comentadores do Passa Palavra..

  5. Ao comentarista acima:

    Eu que já estive em muitas manifestações em que havia mascarados, quando leio sua primeira frase, só lembro dos incontáveis discursos da imprensa burguesa sobre vândalos, mascarados, baderneiros, terroristas, violentos etc. Esse moralismo sempre é usado para deslegitimar e criminalizar movimentos. Se queres discutir politicamente o movimentos dos policiais no Ceará, e não moralmente e com frases feitas sem ou com pouca base nos fatos, escreva um artigo sobre isso e eu comentarei. Como o tema aqui não é esse apenas repetirei o escrevi:

    Um cacique político foi venerado por grande parte da esquerda por arremeter com um trator pra cima de um piquete salarial (em que havia inclusive esposas de policiais). Isso é fato, o resto faz parte da narrativa de opressores. O mesmo cacique político passaria com trator da mesma forma se fosse um movimento de operários que estivesse pondo em xeque seu poder local, através da autogestão generalizada (essa última frase é hipótese, mas creio que os leitores que vem até aqui dificilmente discordarão).

    Aconselho a ler a nota dos policiais antifascistas do RN. Eles desenham pra esquerda. Esquerda que usa os mesmos métodos de desqualificação que a burguesia usa contra suas manifestações.

    Não é porque a base de uma categoria é de direita ou extrema-direita, ou que as lideranças são de direita que devemos corromper os fatos.

    A greve dos caminhoneiros foi greve, foi por pautas trabalhistas. Esse é um fato. A base majoritária de direita ou tendendo a isso dos caminhoneiros leva à análise política, se tal categoria se mobilizar é bom ou não, de uma perspectiva socialista ou de esquerda. Mas análise política e se ater aos fatos parece que é coisa do passado na pós-verdade e nos linchamentos que a esquerda também adotou.

  6. Ao Léo vinícius.

    Bem, eu moro aqui no Ceará e estou vivendo os efeitos desse motim. Aliás, no motim de 2012, toda a esquerda local -eu me incluo (à honrosa exceção de anarquistas da unipa e da CAB), burramente, dirigiu-se ao 18 batalhão da policia militar no bairro Antonio bezerra para apoiar esse fascistas amotinados. O ganho político para os trabalhadores e para a esquerda, em 2012, além de uma polícia com melhores salários e equipamentos, foi a eleição do Capitao Wagner, do Cabo Sabino e de um soldado não sei do quê. Ou seja, jogamos água no moinho protofascista. À exceção do pstu (que localmente é uma organização bastante esfacelada), ninguém de esquerda está apoiando esse motim.

    Alguns fatos para você, leo Vinicius, que está de longe lendo notas de instagram de policiais civis de outro estado e achando que isso é suficiente…

    1) São 170 mortes (e contando) em uma semana;
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-02/com-mais-23-assassinatos-mortes-no-ceara-chegam-170

    2) Muitas dessas 170 mortes têm características de execuções (pobres, negros e periféricos têm sido as vítimas preferenciais – o que te faz crer que os PM’s não estão executando seus inimigos aqui no Estado?);

    https://amazonas1.com.br/policia/numero-de-execucoes-aumenta-no-ceara-apos-inicio-do-motim-de-pms/

    3) A greve é liderada por dois pm’s bolsonaristas: Capitao Wagner, deputado bolsonarista que surgiu no motim de 2012, e Cabo Sabino. Desnecessário dizer o que essa claque defende;

    4) O governador petista – que é constantemente chamado de frouxo pela extrema-direita bolsonarista aqui do estado- concedeu um primeiro aumento requerido pelos PM’s no mês de janeiro. Há duas semanas, os pm’s dobrararam a aposta e o governo acenou com um aumento superior ( ~30 a 35% de aumento) e mesmo com os aumentos desejados e uma remuneração que gira em torno de 4mil e 500 reais -superior a professor e policial civil do Estado – os pm’s não terminaram a greve;

    5) Na cidade de Sobral, o comércio foi fechado por homens mascarados portando as armas do Estado. Fato identico aconteceu em Juazeiro do Norte e outras cidades;

    6) O que se fala é que a greve não tem finalidade remuneratória, mas sim eleitoral, visto que o grande salvador, líder das pesquisas para Prefeito de Fortaleza, e único capaz de apaziguar os ânimos dos pms e reestabelecer a ordem é o deputado bolsonarista Capitao Wagner, que em Outubro, pode ser eleito prefeito da capital cearense – historicamente reduto do petismo (houve 3 gestões petistas na cidade) e mais recentemente dos Ferreira Gomes.

    7) Há um diferença grande entre policiais militares e caminhoneiros, Leo V.

    8) Se você quiser apoiar isso aí, fique à vontade, meu caro. Sabe o que está apoiando.

  7. Ao comentarista acima, que nao sei se escreveu antes ou depois do meu ultimo comentário.

    O que tem a ver o seu comentário com o que escrevi?

    Disse que a esquerda venerou um cacique político por ter passado ou quase com um trator por cima de um piquete salarial.
    Até agora ninguém negou isso ou abertamente.

    Segundo, também acho que mobilização de policiais no arual contexto nao é bom. Você termina o comentário como se quem nao vê a atitude do cacique político pelo que ela é, pu seja, que se passe com trator sobre um piquete salarial, logo é politicamente a favor dessa mobilização. E depois os leitores deste site ainda falam tanto de polarização…

    Mas ease tipo de comentário que mistura alhos com bugalhos ajuda a fixar um ponto. A eaquerda está tão perdida e na prática inexistente que os indivíduos de esqueeda se jogam a favor do fascismo mais simpático.

  8. Não entendi o que mistura alhos com bugalhos no meu comentário. Eu deixei claro porque não devemos apoiar o motim dos pm’s no Ceará. Você fez um comentária escorragadio (sambando aqui e acolá) insinuando que o ato do Cid Gomes seria fascista e inclinando-se para o apoio ao motim dos pm’s..

    Você, pelo nome que tem, poderia ser um pouco mais técnico ao comentar. Você diz que o ato do Cid Gomes cheira a fascismo. E por quê? Desde quando utilizar a violência contra agrupamentos protofascistas (quando não fascistas declarados) é um ato fascista? O que caracteriza o ato do senador como fascista? E os tiros no peito que ele levou são o que? Revolucionários???

    Mais um ponto, os Ferreira Gomes não precisam passar trator sobre manifestação de professor ou de trabalhadores em geral. Eles têm a PM pra fzr essa repressão suja. E agora, após o motim, com equipamentos ainda melhores para reprimir e com melhores salários, a repressão terá um upgrade.

    Outro ponto… você insiste em chamar o movimento dos pm’s de piquete salarial. Está claro que não é piquete salarial, mas um movimento político articulado -inclusive- por bolsonaristas de alto escalão com fins eleitorais.

    Sobre o ‘piquete salarial’, vejam isso…

    https://twitter.com/OskarSays/status/1233560870518771714

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here