Por Passa Palavra

Quando ouvimos falar do drama da epidemia do novo coronavírus na China, ficámos atentos, pensando em como a emergência sanitária nos obrigaria a olhar para a sociedade com outros olhos. Mas não fazíamos ideia de como a covid-19 poderia impactar o mundo do trabalho e, eventualmente, a agenda daquilo que chamamos de esquerda.

Algumas mudanças no mundo do trabalho foram aceleradas, outras estagnaram. Em muitos casos, testemunhamos uma queda de braço entre capitalistas e trabalhadores. Cada “chão de fábrica”, no fim, com suas circunstâncias particulares, teve de adaptar-se à nova realidade. Apareceram novas reivindicações e formas de luta e organização, mas, para parte da classe trabalhadora, as agendas políticas continuariam praticamente as mesmas do pré-pandemia. Comum a todos esses processos, porém, é a luta incessante entre trabalhadores e patrões.

A pandemia deu também novos contornos aos problemas do desemprego e da informalidade, e o Auxílio Emergencial, principalmente devido ao seu caráter temporário, deixou no ar mais questões do que soluções.

Tudo isso está na ordem do dia. Desde março de 2020 recebemos vários artigos procurando refletir sobre o cenário de caos em que vivemos, bem como relatos de trabalhadores e/ou organizações que buscavam respostas no interior dos conflitos em curso. Queremos agora maximizar esses esforços.

Este artigo é uma chamada pública para colaborações sobre o tema Pandemia e trabalho. Queremos promover debates sobre: 1) os potenciais e as limitações das lutas dos trabalhadores nesta nova etapa da luta de classes; 2) como a esquerda, no Brasil e no mundo, em suas mais diversas correntes, tendências, etc., tem pensado o cenário de luta contra o capitalismo em meio à luta contra a pandemia? 3) de que maneiras nossos inimigos — os burgueses e os gestores que têm liderado o combate à pandemia — seguem lutando contra nós e tentando reforçar o seu poder e a sua capacidade de nos explorar?

Empreendimento parecido com este fizemos em 2017, no centenário da Revolução Russa, e avaliamos que tivemos sucesso na ocasião. Se você e/ou sua organização tiver alguma proposta de artigo sobre o tema Pandemia e trabalho, que seja compatível com a nossa proposta editorial, envie-a para o e-mail [email protected]. Responderemos à submissão do artigo o mais brevemente possível.

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima agenda pra pensar o beco apertado em que estamos, adicionaria como organizar as forças nos locais de trabalho o século 21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here