Ao final de minha primeira tese eu havia dito que “uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo”. Desta forma, uma fotografia artística não pode se limitar a reproduzir aquilo que já é visto com os olhos à primeira vista, mas deve adicionar alguns elementos providos da consciência do fotógrafo. Elementos estes que devem possibilitar a quem visualiza-a, extrair interpretações sobre a realidade social que vai além da foto em si mesma, no entanto, não corrobora para uma autonomização da fotografia do ideário do fotógrafo.
A minha segunda tese se coloca neste sentido: os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Assim, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. Foi isso o que possibilitou Hanna Hoch questionar o papel da mulher na divisão social do trabalho através de sua Dada-Ernst (neste caso, foi utilizado da montagem); ou, Diane Arbus e Walker Evans transmitirem sentimentos humanos como mensagens através de ângulos ou efeitos de coloração; ou ainda, Carrie Mae Weems em seu Woman and phone transmitir angustia, tristeza e ansiedade utilizando-se da sobreposição.
Resumindo as Teses para Beija a Mim:
I – A fotografia artística nada mais é que a fotografia de uma consciência artística. Uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo.
II – os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Logo, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. O que pressupõe uma mensagem pensada anteriormente pelo fotógrafo na constituição da fotografia.
I
fotografia
jogo irrelevante de claro-escuro
imensa é a dor que eclode
no diafragma
inúmeras
são as ausências
nada tenho a revelar
II
olhando para o próprio umbigo
semeando trigo
colhendo joio
III
sem angústia ou esperança
nem autopiedade ou resignação
inúmeras são as dores
que eclodem no diafragma
Apenas uma segunda feira normal.
No canto Direito
Inferior
do prédio Do Ministério
Do meio Ambiente
Se nota que o ambiente
Interno
É resfriado
Por 4 aparelhos extras de condicionado ar
De duas tecnologias distintas
E que seus mistérios
Externos
São ali registrados
Por três câmeras de segurança
De duas tecnologias distintas
Gerando
Nesse lar
verticalmente fatiado
Retangularmente montado
um ambiente frio e vigiado
Habitat apropriado
para as espécies
que ali habitam
Boa Pablo :-)
borrrachudo & piá polenteiro
estão de truta
lá vem treta…
Ao final de minha primeira tese eu havia dito que “uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo”. Desta forma, uma fotografia artística não pode se limitar a reproduzir aquilo que já é visto com os olhos à primeira vista, mas deve adicionar alguns elementos providos da consciência do fotógrafo. Elementos estes que devem possibilitar a quem visualiza-a, extrair interpretações sobre a realidade social que vai além da foto em si mesma, no entanto, não corrobora para uma autonomização da fotografia do ideário do fotógrafo.
A minha segunda tese se coloca neste sentido: os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Assim, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. Foi isso o que possibilitou Hanna Hoch questionar o papel da mulher na divisão social do trabalho através de sua Dada-Ernst (neste caso, foi utilizado da montagem); ou, Diane Arbus e Walker Evans transmitirem sentimentos humanos como mensagens através de ângulos ou efeitos de coloração; ou ainda, Carrie Mae Weems em seu Woman and phone transmitir angustia, tristeza e ansiedade utilizando-se da sobreposição.
Resumindo as Teses para Beija a Mim:
I – A fotografia artística nada mais é que a fotografia de uma consciência artística. Uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo.
II – os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Logo, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. O que pressupõe uma mensagem pensada anteriormente pelo fotógrafo na constituição da fotografia.
I
fotografia
jogo irrelevante de claro-escuro
imensa é a dor que eclode
no diafragma
inúmeras
são as ausências
nada tenho a revelar
II
olhando para o próprio umbigo
semeando trigo
colhendo joio
III
sem angústia ou esperança
nem autopiedade ou resignação
inúmeras são as dores
que eclodem no diafragma
Apenas uma segunda feira normal.
No canto Direito
Inferior
do prédio Do Ministério
Do meio Ambiente
Se nota que o ambiente
Interno
É resfriado
Por 4 aparelhos extras de condicionado ar
De duas tecnologias distintas
E que seus mistérios
Externos
São ali registrados
Por três câmeras de segurança
De duas tecnologias distintas
Gerando
Nesse lar
verticalmente fatiado
Retangularmente montado
um ambiente frio e vigiado
Habitat apropriado
para as espécies
que ali habitam
Boa Pablo :-)
borrrachudo & piá polenteiro
estão de truta
lá vem treta…