6 COMENTÁRIOS

  1. Ao final de minha primeira tese eu havia dito que “uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo”. Desta forma, uma fotografia artística não pode se limitar a reproduzir aquilo que já é visto com os olhos à primeira vista, mas deve adicionar alguns elementos providos da consciência do fotógrafo. Elementos estes que devem possibilitar a quem visualiza-a, extrair interpretações sobre a realidade social que vai além da foto em si mesma, no entanto, não corrobora para uma autonomização da fotografia do ideário do fotógrafo.

    A minha segunda tese se coloca neste sentido: os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Assim, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. Foi isso o que possibilitou Hanna Hoch questionar o papel da mulher na divisão social do trabalho através de sua Dada-Ernst (neste caso, foi utilizado da montagem); ou, Diane Arbus e Walker Evans transmitirem sentimentos humanos como mensagens através de ângulos ou efeitos de coloração; ou ainda, Carrie Mae Weems em seu Woman and phone transmitir angustia, tristeza e ansiedade utilizando-se da sobreposição.

    Resumindo as Teses para Beija a Mim:

    I – A fotografia artística nada mais é que a fotografia de uma consciência artística. Uma foto enriquecedora é aquela que mais fotografa a consciência do fotógrafo.

    II – os elementos que constituem uma fotografia artística são aqueles que adicionam elementos figurativos à uma imagem retratada que possibilitam interpretações que vai além da própria fotografia e que, por conseguinte, permitem transmitir uma mensagem da consciência do fotógrafo para quem a visualiza. Logo, um ângulo incomum, sobreposições, montagens, dentre outros elementos podem operacionalizar a inserção de elementos figurativos à uma fotografia. O que pressupõe uma mensagem pensada anteriormente pelo fotógrafo na constituição da fotografia.

  2. I
    fotografia
    jogo irrelevante de claro-escuro
    imensa é a dor que eclode
    no diafragma
    inúmeras
    são as ausências
    nada tenho a revelar
    II
    olhando para o próprio umbigo
    semeando trigo
    colhendo joio
    III
    sem angústia ou esperança
    nem autopiedade ou resignação
    inúmeras são as dores
    que eclodem no diafragma

  3. No canto Direito
    Inferior
    do prédio Do Ministério
    Do meio Ambiente
    Se nota que o ambiente
    Interno
    É resfriado
    Por 4 aparelhos extras de condicionado ar
    De duas tecnologias distintas
    E que seus mistérios
    Externos
    São ali registrados
    Por três câmeras de segurança
    De duas tecnologias distintas
    Gerando
    Nesse lar
    verticalmente fatiado
    Retangularmente montado
    um ambiente frio e vigiado
    Habitat apropriado
    para as espécies
    que ali habitam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here