A Boitempo lançou, inspirada nos jogos de tabuleiro “Monopoly” e “Banco Imobiliário”, a segunda edição do “Kapital!” por R$ 297,00. Ao contrário dos originais, o jogo estimula seus participantes a “[ter] o desejo de mudar as coisas, mas para ter esperança de mudar o mundo, é preciso antes de mais nada compreendê-lo. Um jogo que mostra que a vida não tem pressupostos iguais para todos, para reunir a família e os amigos e discutir: ‘quem vencerá a luta de classes?’”.Ou seja, o comprador terá, além de uma educação política, a expectativa de uma próxima edição, vejamos se com desconto! Alan Fernandes

2 COMENTÁRIOS

  1. Dizem que o Monopoly originalmente pretendia criticar a acumulação de capital e, como tragedia, se tornou apologia.
    Parece que a versão da Boitempo, como farsa, se vende como crítica mas já nasce como apologia.

  2. A história do jogo Monopoly pode ser traçada até 1903, quando a antimonopolista americana Lizzie Magie criou um jogo que, pelo que esperava, explicaria a teoria do imposto único de Henry George. Ela foi concebida como uma ferramenta educacional, para ilustrar os aspectos negativos da concentração de monopólios privados de terra. Ela patenteou o jogo em 1904. Seu jogo, The Landlord’s Game (“o jogo do senhorio”), foi publicado por ela mesma a partir de 1906.

    Magie criou dois conjuntos de regras: um conjunto anti-monopolista, no qual todos eram recompensados quando riqueza era criada, e um conjunto monopolista, no qual o objetivo era criar monopólios e esmagar os oponentes.

    Várias modalidades de jogos de tabuleiro, baseadas em seu conceito, foram desenvolvidas de 1906 até os anos 30; elas envolviam tanto o processo de compra de terrenos para loteamento, quanto a venda de qualquer propriedade que não fosse urbanizada. Foram acrescentadas casas de papelão, e os aluguéis aumentaram à medida que eram adicionados a uma propriedade. Magie patenteou o jogo novamente em 1923.

    De acordo com um anúncio colocado no The Christian Science Monitor, Charles Todd, da Filadélfia, lembrou-se de um dia em 1932 quando sua amiga de infância, Esther Jones, e seu marido, Charles Darrow, vieram jantar em sua casa. Após a refeição, os Todd apresentaram Darrow ao The Landlord’s Game, que eles então jogaram várias vezes. O jogo era inteiramente novo para Darrow, e ele pediu aos Todds um conjunto escrito das regras. Depois daquela noite, Darrow passou a utilizá-lo, e distribuiu o jogo ele mesmo como Monopoly.

    A empresa de brinquedos Parker Brothers comprou os direitos autorais do jogo das mãos de Charles Darrow. Quando a empresa entendeu que Darrow não havia sido o único inventor do jogo, comprou os direitos da patente de Magie por US$ 500,00.

    A Parker Brothers começou a vender o jogo em 5 de novembro de 1935. O cartunista F. O. Alexander contribuiu com o desenho. A patente número US 2026082 A referente ao desenho do jogo de tabuleiro foi expedida em favor de Charles Darrow em 31 de dezembro de 1935, e foi atribuída à Parker Brothers Inc. A versão original do jogo neste formato foi baseada no desenho das ruas de Atlantic City, em Nova Jérsei.

    (Traduzido de https://en.wikipedia.org/wiki/Monopoly_(game)#Early_history)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here