Por LASInTec

Memória obstinada: caminhos das mães por memória e verdade em Osasco e Barueri

Vivemos numa sociedade fascinada pela questão criminal. Eventos sem relação direta com a vida das pessoas possuem um potencial enorme de atrair audiência: casos de violências diversas são os que mais povoam o noticiário, assim como o policial talvez seja a principal personagem do mercado de entretenimento. No entanto, a constelação de afectos mobilizados por esses casos, reais ou fictícios, é sempre privada ou só toma uma dimensão pública quando o caso é mediado pelo Estado. E, por ilógico que seja, a violência produzida pelo sistema de justiça criminal sempre recebe como resposta uma demanda por mais polícia e punição, criando um circuito que se retroalimenta de violências diversas.

Desde o final de 2019, o LASInTec, grupo de pesquisa da EPPEN-UNIFESP campus Osasco que também realiza ações de Extensão, atua junto à associação de mães, parentes e amigos das pessoas executadas na Chacina de Osasco e Barueri, até hoje a maior chacina do estado de São Paulo, ocorrida entre os dias 8 e 13 agosto de 2015. Acompanhamos, além do cotidiano da Associação 13 Agosto, quatro atos anuais de memória da chacina e um julgamento, no começo de 2020, que terminou por inocentar 2 policiais (um guarda metropolitano e um PM) pela participação nas execuções. O PM, após ser inocentado por júri popular, foi reincorporado, no início deste ano, à tropa da Polícia Militar do estado de São Paulo por ato do atual governador. Esse acompanhamento junto à associação de mães é feito, ainda hoje, em parceria com outros grupos de pesquisa e extensão da UINIFESP, como a Clínica de Direitos Humanos do campus Osasco, o Centro de Memória Urbana (CMUrb), do campus Zona Leste, e o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF).

No final de 2021, recebemos verba de emenda parlamentar para execuções de nossas ações. Isso permitiu que montássemos uma equipe de pesquisadores (da graduação ao doutorado), coordenada por Joana Barros e Acácio Augusto, para realização das ações. Essa equipe, com uma dezena de pesquisadores e pesquisadoras, incluiu ainda Zilda Maria de Paula, como pesquisadora social, que coordenava os trabalhos da Associação 13 de Agosto, e dois realizadores de audiovisual, Caio Castor e Flávio Galvão. O documentário “Memória obstinada: caminhos das mães por memória e verdade em Barueri” é um dos resultados deste trabalho coletivo e em associação com as mães. Além dele, há um memorial eletrônico sobre a chacina que está no site do CMUrb e uma publicação em livro a ser lançada no final deste ano ou no começo de 2024.

O objetivo desses materiais informativos/analíticos sobre a chacina de Osasco e Barueri é expor, por meio de um caso-limite, os modos de ação da justiça criminal e, em especial, das polícias. Evita-se tanto o clamor por justiça voltado ao sistema criminal, produtor dessas violências, quanto o sentimentalismo em relação às mães das pessoas executadas. Este documentário, portanto, tem como finalidade expor as formas da violência policial e reiterar a proposição analítica do LASInTec contra a violência em nossa sociedade: a abolição da polícia!

Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento
LASInTec-EPPEN UNIFESP
13 de setembro de 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here