Por Passa Palavra

Os leitores do site devem se recordar que, em Maio de 2022, apostamos na abertura de uma seção destinada à repercussão de fotografias feitas pelos mesmos. A seção em questão se encontra hospedada junto às seções Cartoon e PPTV.

O intuito da criação da seção Fotografias se deu, sobretudo, com base nos interesses de rompimento com os usos banais da fotografia, versados na espetacularização, na banalização e na vigilância. Ao longo de mais de um ano de existência da seção, recebemos diversas colaborações, interessadas em exprimir essa disrupção em relação aos usos capitalistas da fotografia, retomando seu papel enquanto objeto artístico.

Tomamos a decisão, entretanto, de expandir a seção. Se outrora a mesma se destinava apenas à repercussão de materiais fotográficos, nos interessamos agora em receber também outros tipos de artes visuais — como desenhos e pinturas, além das próprias fotografias — elaborados por nossos leitores. Ora, por que não resgatar, também, esses outros tipos de fazer artístico? Por que não buscar, de maneira semelhante ao que fizemos com as fotografias, libertar-lhes de um cotidiano repleto de efemeridades, imobilizações e mecanicismos?

Com isso, a seção que outrora se chamara “Fotografias”, agora se chamará “Artes”. Por sua vez, a seção do site chamada “Arte”, destinada ao debate sobre as mais diversas manifestações artísticas, passará a se chamar “Estética”.

Deixamos, assim, o convite para que os leitores nos enviem artes de sua autoria através do e-mail [email protected], com uma legenda (opcional), um título e o nome ou pseudônimo do autor. Interessados em contribuir para a seção “Estética” podem nos encaminhar seus textos para avaliação também pelo mesmo e-mail, se atentando à política editorial do site.

As imagens que ilustram esse artigo são obras de Chuck Close.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here