No dia 13/04 soubemos do falecimento do militante marxista estadunidense Loren Goldner. Algumas pessoas aventaram a possibilidade de sua morte ter ocorrido há poucos meses atrás, faltando a confirmação, mas o que ocorreu foi a piora de sua saúde ao longo do tempo, o que o levou a se afastar de suas atividades. Mesmo alguns militantes próximos e amigos estranharam sua ausência, além da falta de manutenção de seu site. Um usuário do Libcom, que disse ter sido seu amigo, confirmou há dois dias a tragédia.

Goldner faleceu em Filadélfia e seu corpo foi cremado. Uma comunidade próxima se voluntariou para manter o registro de seus artigos dos mais antigos aos recém publicados.

Os leitores lusobrasileiros podem acessar em português o artigo Notas para uma crítica do maoísmo, além dos artigos que publicamos em nosso website (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Goldner dedicou sua vida a noticiar e refletir sobre as lutas. Leva consigo sua trajetória militante e nos deixa a memória, e um mundo por transformar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Lamento profundamente a morte de meu amigo Lorem Goldner que conheci no início dos 1980 , quando ele esteve no Brasil, em São Paulo. Inteligência viva e instigante que nos ofereceu análises preciosas sobre o movimento operário e dos trabalhadores em geral , sempre atento as suas potencialidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here