DSC_9739Centenas de sem-teto da Ocupação Esperança, em Osasco, travam a rodovia exigindo que o prefeito evite um iminente despejo.

A rodovia Anhanguera, uma das mais importantes vias industriais do estado de São Paulo, foi bloqueada entre as 6h e 8h dessa quarta-feira (26), por centenas de manifestantes que exigem do prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), uma resposta a demanda por moradia. A polícia foi ao local mas não houve maiores incidentes.

Com pneus queimados e grandes faixas, as famílias que vivem na Ocupação Esperança já há sete meses, dizem estar cansadas de esperar respostas dos governantes a respeito de uma demanda que deveria ser um direito garantido. O trânsito na região está se estendendo e os manifestantes continuarão o bloqueio por tempo indeterminado.

Risco de um novo Pinheirinho

DSC_9752“Um novo Pinheirinho pode acontecer: dessa vez nas mãos do PT”, diz um dos cartazes do protesto. Os moradores da Ocupação Esperança estão correndo contra o tempo. A última decisão da juíza que analisa o pedido de reintegração de posse feito pelo proprietário do terreno ocupado, foi de dar um prazo de 30 dias para que os governantes proponham solução para o problema habitacional. O prazo vence dia 17 de abril e a postura da prefeitura tem sido de absoluto silêncio. Os sem teto, no entanto, prometem resistir.

“Nós ocupamos o terreno porque não aguentamos mais a humilhação de morar de favor e nem de tirar comida da boca de nossos filhos para pagar aluguel”, afirmam as famílias, em nota pública. O terreno, localizado no bairro Três Montanhas, estava abandonado há décadas.

O Movimento Luta Popular, que faz parte da organização da Ocupação, afirma em panfleto distribuído pelo centro de Osasco, que “o povo elegeu um prefeito e, por isso, mesmo que o terreno seja particular, a responsabilidade pelo direito à moradia é da prefeitura”.

Fotos de Gabriela Moncau

DSC_9796

1 COMENTÁRIO

  1. É, não deveria fazer parte lutar por moradia num país imenso e tão rico mas podrão. A negativa das omissões das autoridades máxima, quanto ao direito soberano de povo, dificultam as conquistas sociais dos humildes.E é Favorecimento total ao sistema autoritário, especulativo financeiro. Nos empoem barreiras e muralhas com armas e opressão. O direito a terra só se sobre poem conlutas. Coragem gente brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here