Em 17 de abril, Dia Internacional de Luta pela Reforma Agrária, a cidade de Itajaí foi palco do início da Marcha do MST em Santa Catarina, em mais uma das ações vinculadas à Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Por Passa Palavra


mst-sc_02Contando com a participação de centenas de militantes do próprio movimento, de sindicatos, movimento estudantil e uma infinidade de organizações populares, a assembléia organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Santa Catarina tratou dos seguintes eixos de discussão: Reforma Agrária, campanha “o Petróleo tem que ser nosso”, a questão energética (conjuntamente com o Movimento dos Atingidos por Barragens) e a luta contra a criminalização dos movimentos sociais.

Iniciada com uma mística em homenagem aos 19 sem-terra brutalmente assassinados pela polícia no sul do Pará em 17 de abril de 1996, episódio bárbaro de nossa história conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, além das intervenções em torno dos eixos da assembléia houve a apresentação de uma peça teatral organizada pela Brigada Mitico (brigada urbana do MST em Florianópolis).

mst-sc_01Após este momento inicial, apesar das imensas dificuldades financeiras para dar conta do tamanho da empreitada, a Marcha do MST em Santa Catarina foi iniciada no domingo, 18 de abril, pela manhã, seguindo para Florianópolis, com expectativa de chegar à cidade na segunda-feira, dia 19 de abril.

No vídeo a seguir, Vilson Santin, Coordenador Nacional e Estadual-SC do MST, fala sobre o contexto desta Jornada de Lutas e as atividades programadas para ocorrerem em Santa Catarina. Passa Palavra


Atenção:

Veja também os vídeos Lutar não é crime: Marcha do MST em Santa Catarina visita aldeia Guarani, sobre o primeiro dia da Marcha no estado, e Lutar não é crime: Chegada da Marcha do MST-SC a Florianópolis.

Fotos:

mst-sc_03

mst-sc_04

p17-04-10_14-331

p17-04-10_14-32

p17-04-10_14-291

p17-04-10_10-29

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here