O distrito de São Sebastião, que tem mais de 2500 habitantes, não tem a disponibilidade do transporte coletivo faz um mês e meio.  Por Tarifa Zero Goiânia

Atualização de 15/08/2013

Para acompanhar os acontecimentos posteriores e os resultados imediatos da ocupação da prefeitura, veja aqui.

Cerca de 30 moradores do distrito de São Sebastião da Vitória e apoiadores ocuparam na tarde desta segunda-feira (12) a prefeitura de São João del Rei (MG), município de 86 mil habitantes. No distrito onde moram 2500 pessoas, o serviço de transporte coletivo foi interrompido há um mês e meio. Nessa ausência, os moradores estão sendo forçados a alugar vans ou pegar carona para conseguir chegar na região da cidade onde trabalham, estudam e fazem as compras dos mantimentos necessários para o mês. Os moradores relatam que várias pessoas perderam emprego e os estudantes já perderam vários dias letivos.

Essa indisponibilidade coincidiu com a derrubada do aumento da passagem na cidade na onda das mobilizações de junho que se deu também na cidade e resultou com um questionamento do processo de licitação da Viação Presidente, que até então controlava boa parte do transporte na cidade.

O processo de mobilização dos moradores se iniciou de forma autônoma há cerca de um mês, quando os moradores bloquearam a BR reivindicando um ônibus adequado às necessidades da região, com bagageiro, mais segurança e um preço mais acessível. Essa primeira manifestação sofreu uma repressão intensa da Polícia Militar, que chegou a agredir e prender uma moradora. Dias depois sua casa também foi invadida. Mesmo assim a segunda manifestação foi mantida, dessa vez com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos local. Esse apoio permitiu que a manifestação não sofresse repressão tão intensa e a mobilização continuou.

Desde então está havendo um processo de negociação intenso por parte dos moradores do distrito. A administração do prefeito Professor Helvécio (PT) se recusava a negociar de forma mais concreta. Depois de alguns questionamentos públicos feitos pelos moradores em uma audiência pública que discutia modelo de transporte coletivo na cidade e mais de um mês de mobilização, ele prometeu no próprio distrito que resolveria o problema de forma imediata. Para finalizar, os moradores foram chamados a uma reunião hoje (12) na prefeitura às 14:00. Ao chegarem no local, os moradores não encontraram o prefeito e foram informados por um secretário que a reunião sequer estava marcada, para o espanto dos moradores de São Sebastião. Estes, então, resolveram esperar e depois de mais de duas horas decidiram ocupar a prefeitura e até agora, dez horas da noite, esperando uma resposta do poder público sobre as demandas urgentes apresentadas pela população.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, sou estudante de São João Del Rei, e estive na ocupação. A passagem deles foi para 7,30. Era 6,30. E 5,60 antes. Decidimos por não ocupar a prefeitura e fazermos uma reunião na Praça da Estação amanhã, às 10 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here