No dia 28 de abril de 2014 um representante do Ministério Público Federal retirou os discos rígidos do principal servidor do Grupo Saravá, deixando fora do ar vários serviços hospedados pelo grupo. Em negociação com o Grupo Saravá, foi acordado que o MPF levasse apenas os discos e deixasse a máquina intocada.

Em consonância com sua carta de princípios, o Grupo Saravá protege os dados em seus servidores utilizando criptografia. Não há chave de acesso em poder da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de modo que não há como a universidade fornecer os dados a quem quer que solicite. Vale ainda ressaltar que no Brasil não existe dispositivo jurídico que obrigue o Grupo Saravá a entregar as chaves de criptografia dos discos. Desta forma, através da criptografia forte, bem implementada com software livre e recomendada pela comunidade de segurança, os dados dos/as usuários/as não correm risco de serem violados.

Após a ação e saída do MPF da universidade, instalamos novos discos no servidor e em menos de 2 horas ele voltou ao ar. Alguns sistemas e serviços vinculados ao antigo servidor ainda encontram-se fora do ar, porém estão sendo restaurados a partir de backups remotos. Ainda pretendemos gerar novos certificados de conexão criptografada (HTTPS/SSL/TLS) como medida preventiva.

O Grupo Saravá é uma organização horizontal, sem fins lucrativos tocada por voluntários/as que mantém a estrutura do grupo a partir de doações. É pensando em dar acesso a ferramentas seguras que colaborem com a articulação e organização de grupos de pesquisa, coletivos e indivíduos que o Saravá oferece os serviços de forma gratuita, buscando estabelecer uma relação de cooperação e ajuda mútua entre os grupos, coletivos e indivíduos que compõe sua vizinhança.

Agradecemos a solidariedade de todos/as!

Grupo Saravá

https://www.sarava.org/pt-br/node/108

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here