Unidos, conseguiremos fazer do futebol o que nunca deveria ter deixado de ser – o esporte da alegria, o esporte do mundo de amanhã que os trabalhadores começaram a construir. Por Comitê de Ação dos Jogadores de Futebol

Em meio a discussões de reformulação do futebol brasileiro, o Passa Palavra achou por bem retomar as propostas de alguns jogadores de futebol que, em meio a Paris insurgente de Maio-Junho de 1968, com trabalhadores ocupando suas fábricas e estudantes suas faculdades, resolveram ocupar a sede da Federação Francesa de Futebol. Segue o comunicado que lançaram para justificar a ocupação:

Nós, jogadores de futebol, pertencentes aos vários clubes da região de Paris decidimos hoje ocupar a sede da Federação Francesa de Futebol. Da mesma maneira que os trabalhadores estão ocupando suas fábricas e os estudantes, suas faculdades. Por quê?

PORQUE QUEREMOS DAR DE VOLTA AOS 600 MIL JOGADORES DE FUTEBOL E SEUS MILHARES DE AMIGOS DA FRANÇA O QUE LHES É DE DIREITO: O FUTEBOL. O FUTEBOL QUE OS CARDEAIS DA FEDERAÇÃO EXPROPRIARAM PARA SERVIR AOS SEUS INTERESSES EGOÍSTAS DE NEGOCIANTES DE ESPORTES…

…. Agora depende de vocês: jogadores, treinadores, gerentes de pequenos clubes, incontáveis amigos e fãs do futebol, estudantes e trabalhadores – se juntem a nós para preservar a qualidade do seu esporte e…

….EXIGIR A DEMISSÃO IMEDIATA (por meio de um referendo dos 600 mil jogadores de futebol, controlado por esses mesmos jogadores) dos que visam lucros com o futebol e dos que insultam os jogadores.

LIBERTAR O FUTEBOL DA TUTELA DO DINHEIRO E DOS PATÉTICOS FALSOS-PATRONOS que estão na raíz da decadência do futebol. E exigir que o Estado SUBSIDIE que nem todos os outros esportes, algo que os cardeais da federação nunca pediram.

Para que o futebol permaneça seu, chamamos a todos QUE VÃO IMEDIATAMENTE para a sede da Federação que se tornou novamente a SUA CASA, na Avenue d’Iena, Paris, N.

Unidos, conseguiremos fazer do futebol o que nunca deveria ter deixado de ser – o esporte da alegria, o esporte do mundo de amanhã que os trabalhadores começaram a construir. TODOS À AVENIDA D’IENA 60!

Tradução do Passa Palavra a partir da versão em inglês disponível aqui.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente boa constatação, mas, quando que nossos jogadores se rebelarão contra a CBF? E os torcedores quem nem admiram o seu estatuto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here