Por Passa Palavra

O Passa Palavra inaugura no próximo dia 2 de Setembro uma nova seção — Colunas. Haverá quatro colunas, publicadas alternadamente às segundas-feiras, cada uma delas a cargo de um autor, que terá assim um lugar de expressão regular.

A coluna Cidades se debruçará sobre o espaço urbano, sobre a forma como permanentemente o produzimos e nele organizamos nossas vidas. Se nas cidades habita a maioria da humanidade e aí se concentram os poderes económicos, políticos e culturais, é essencial discutir os espaços urbanos e as formas de ação política possíveis.

A coluna Ponto com Nós tentará deslindar a teia onde se unem e confudem aspectos políticos, artísticos e literários. A perspetiva da arte nos permite novas formas de imaginar o mundo, ao mesmo tempo que a produção literária nos leva a refletir sobre os problemas de nossa — e de outras — épocas.

A coluna Diabo da Economia trará análises sobre aquilo que mais nos preocupa a todos no nosso dia-a-dia, mas a que paradoxalmente as esquerdas atuais torcem o nariz, pois consideram que os números de produção podem ser alterados por uma simples vontade política.

Finalmente, a coluna Cuidados Digitais debaterá um tema que deveria ser central para as esquerdas contemporâneas. Porém, não o é. Entender de que maneira os governos e as empresas privadas se organizam para coletar nossas informações e imagens, quer dos militantes políticos quer da população em geral, nos ajudará a definir os moldes de uma ação prática minimamente eficaz.

As imagens de destaque são variações cromáticas de uma obra da pintora Bridget Riley. Esperamos que todos os nossos leitores aproveitem e debatam conosco estas temáticas

5 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a coluna Cuidados Digitais sugiro uma análise sobre a PL 2418/2019, que anaboliza os métodos da chamada lei do terrorismo.

  2. Boas iniciativas, mas ainda falta o PP dar atenção ao tem das “experiências” mundo afora que podem indicar caminhos. Da Zad em Nantes às Okupas de agroflorestas, experiências de trocas e produção, esforços de autonomia no agora. Sentimos falta da teia que puxe também outros fios, outro imaginário.
    Abração a todos no PP
    AP.

  3. AP,

    O Passa Palavra dá atenção às experiências mundo afora, basta seguir as publicações na seção mundo, e mais recentemente os artigos sobre os Relatos de Fábrica. Inclusive há posicionamentos críticos à ecologia, como pode ser acompanhado, por exemplo a partir do dossiê ecologia.

  4. Excelente iniciativa do PP. Sugiro também que o PP de mais atenção aos temas da ecologia e a profunda crise civilizatória que o ocidente todo vive, gerada pela crise do capitalismo contemporâneo e o que temos a aprender com os povos indígenas, falando do Brasil que é o país com a maior população de povos indígenas do mundo, que supera a Bolívia inclusive.
    Abraços a todos os leitores, ativistas e idealizadores/colaboradores do Passa Palavra.

  5. Caro Robson,
    A ecologia tem sido um dos temas mais tratados no Passa Palavra. Você e os demais leitores podem encontrar aqui um dossiê ecologia, que reúne os principais artigos e séries de artigos que publicámos sobre a questão.
    Cordialmente,
    o coletivo do Passa Palavra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here