Por Ha Li

Desde 2012 é publicada a revista Relatos da Fábrica com reportagens sobre as condições e a luta dos trabalhadores no Delta do Rio das Pérolas (Zhujiang). O site Gong Chao selecionou e traduziu (para o inglês e para o espanhol) alguns desses relatos e agora o Passa Palavra apresenta-os em português. Todos os relatos poderão ser lidos clicando aqui.

(Relatos da Fábrica #3, Maio de 2012)

No início deste ano, todos os meios de comunicação fizeram um barulho sobre a escassez de mão de obra novamente, assim como nos anos anteriores. Não só as restrições de idade para recém-contratados foram relaxadas, mas os chefes também querem usar muitas formas estranhas de contratação, como entrevistas online, contratação de pessoas em estações de trem ou de ônibus etc. O objetivo disso tudo é nada mais que contar aos que assistem aos grandes noticiários: é, de fato, muito difícil recrutar trabalhadores! Os patrões estão começando a tratar os trabalhadores como tesouros! Mas o que está realmente acontecendo? Vamos dar uma olhada em nossa fábrica, por exemplo.

De repente é maio. Desde o início do ano até agora, os avisos de recrutamento não foram retirados do mural, estão sempre colocando na caixa para recrutar pessoal. Não é que ninguém esteja se candidatando. Os candidatos vêm e vão, em números já incontáveis, mas apenas alguns deles permanecem no final. Parece que nem 20% aceitam a oferta de emprego. Pode-se chamar isso todavia de “escassez de mão de obra”? Afinal, há um fluxo interminável de candidatos a emprego todos os dias. Então por que estão sempre recrutando? Perguntamos a alguns dos que vieram para uma entrevista de emprego ou que tentaram o emprego e saíram depois de alguns dias. Eles deram muitos motivos diferentes, mas que se concentraram em apenas três pontos: os salários não são bons, os gerentes são muito duros e eles não queriam trabalhar no turno da noite. Uma pessoa que havia tentado o emprego por um dia antes de sair disse: “Esta fábrica não me permite trazer um celular. Se houver uma emergência, não poderei entrar em contato com ninguém!“ Isso significa que muitos trabalhadores nessa fábrica de processamento de moldes são controladores de máquinas e têm muito tempo ocioso, mas o chefe não quer que seus funcionários façam coisas que não estão conectadas ao trabalho durante as horas de trabalho, mesmo quando não têm nada para fazer. Assim, as regras da empresa ditam: os funcionários não têm permissão para transportar telefones celulares durante o horário de trabalho, não têm permissão para falar e não têm nem permissão para ler jornais.

Os trabalhadores recrutados não estão contentes. Embora os próprios funcionários não queiram trabalhar aqui, a empresa também é exigente quanto a candidatos a emprego e demite funcionários considerados “inadequados para o ambiente de trabalho”. Isso quer dizer que o chefe quer que os funcionários façam o que lhes é dito, que sigam o plano, que se comportem bem – em suma, que façam o trabalho sem reclamar. No entanto, os trabalhadores não são bonecas de brinquedo, eles têm a sua própria opinião e não pensam da mesma maneira que o chefe. Os conflitos são, portanto, difíceis de evitar. De fato, havia um cara do Nordeste na equipe de torneamento. Ele trabalhava bem e tinha personalidade. A empresa o designou para o turno da noite. Inesperadamente, ele agitou duas outras pessoas em sua oficina para retardar o trabalho. Não é que ele gostasse de entrar em conflito direto com o chefe, é só porque o turno da noite é exaustivo e se adormece facilmente. No final, os guardas de segurança descobriram e denunciaram ele, e foi imediatamente demitido antes que pudesse se opor. O gerente disse: “Sua conduta foi ruim. Qual é a utilidade de mantê-lo!? Ele trabalhou mal e pediu a outras pessoas que fossem preguiçosas. Mesmo se eu o mantivesse, ele não poderia beneficiar a empresa! A China tem mais de um bilhão de pessoas, por que eu deveria ter medo de não encontrar trabalhadores talentosos?”. Ok, existem de fato trabalhadores talentosos, mas que cada vez mais não fazem o que lhes é dito. Alguém da equipe de corte disse: “o chefe ainda acredita que o mundo inteiro está apenas esperando para trabalhar para ele!”.

Existe realmente uma escassez de mão de obra? Eu não vejo isso. Assim como um amigo disse: “As boas fábricas não contratam, e as fábricas que contratam são todas fodidas!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here