Employees work inside a Foxconn factory in the township of Longhua in the southern Guangdong province in this May 26, 2010 file photo. Foxconn Technology Group is to set up an operation in Indonesia with plans to invest $5-10 billion over five to 10 years and starting with the assembly and production of 3 million handsets per year, Indonesia's Trade Minister Gita Wirjawan told reporters on August 14, 2012. REUTERS/Bobby Yip/Files (CHINA - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT SOCIETY)

Por Lang Zi

Desde 2012 é publicada a revista Relatos da Fábrica com reportagens sobre as condições e a luta dos trabalhadores no Delta do Rio das Pérolas (Zhujiang). O site Gong Chao selecionou e traduziu (para o inglês e para o espanhol) alguns desses relatos e agora o Passa Palavra apresenta-os em português. Todos os relatos poderão ser lidos clicando aqui.

(Relatos da Fábrica #3, Maio de 2012)

Situação geral

É a capital da província de Hebei. Quase todo mundo está engajado na indústria de peças padrão. Existem plantas de processamento para produtos semi-acabados, plantas de galvanização, lojas de produtos acabados, armazenamento de produtos e todos os tipos de máquinas de processamento, etc. No total, existem mais de cem plantas de processamento e lojas de varejo. A maioria das fábricas tem menos de cinquenta funcionários, e a maioria é de oficinas privadas com menos de dez trabalhadores. A maioria dos clientes são domésticos. Basicamente, todas as fábricas têm uma loja de saída para seus produtos, ou seja, loja na parte da frente e fábrica na parte de trás. Todas as fábricas parecem mais ou menos as mesmas, apenas um prédio de fábrica sem adornos e um pátio aberto ou semi-aberto. Dentro do edifício da fábrica, máquinas e mercadorias são espalhadas livremente (não há separação clara entre a fábrica e o armazém). Entre as lojas de saída há uma mistura de pequenos restaurantes, pequenos supermercados, lojas de vegetais e outras lojas para as necessidades diárias. A rua é muito movimentada, com todos os tipos de triciclos e bicicletas-táxi elétricas que movimentam mercadorias entre as fábricas e as lojas. Há também empresas de transporte, enchendo caminhões grandes que levam mercadorias para todas as partes do país (supostamente, diariamente, pelo menos 200 toneladas de mercadorias são transportadas para fora de lá).

Os chefes

A maioria dos chefes são de lá, mas também há alguns de outros lugares (Wenzhou, Sichuan). Vários são [antigos] trabalhadores qualificados que voltaram para casa depois de muitos anos de trabalho em outros lugares e gerem as fábricas – ao lado dos chefes locais – apenas seguindo a maré. Algumas fábricas têm apenas um proprietário, e muitas possuem dois ou mais. Muitos donos não saem de perto das linhas de produção. Sempre que há muito o que fazer, eles trabalham junto com seus funcionários. O investimento nas lojas de fábrica é menor. Normalmente, apenas uma pessoa é dona de uma loja. Esses trabalham duro. Se a fábrica está pressionando por um prazo, eles muitas vezes trabalham dia e noite. Geralmente, a fábrica não oferece seguro, nem mesmo seguro contra acidentes. Os trabalhadores têm que contratar seguros por conta própria. Se eles podem economizar ao não fazê-lo, eles não o fazem.

Recrutamento

Muitos anúncios de agências de recrutamento e apresentação de conhecidos são pendurados nos portões da fábrica, sob as pontes que estão ocupadas com pessoas e carros, e nas paredes ao longo das ruas.

Tempos de trabalho e salários

Normalmente, o trabalho começa às 7:30 da manhã, dura até às 12:00, começa novamente às 13:00 e então dura até as 18:00, O tempo de trabalho é de dez horas. Existem dois tipos de trabalhadores, aqueles pagos por peça e os pagos por hora. Para nenhum dos dois os domingos são liberados, e eles não têm seguro social, ou só tem um seguro de acidentes que o chefe paga. Os trabalhadores não têm contratos, mas normalmente o salário é pago em dia. Não há salário mínimo. Depois de um dia de trabalho, os trabalhadores recebem um dia de salário. Há muitos trabalhadores que recebem por peça, e eles geralmente ganham de 10 a 20 RMB a mais por dia. Por exemplo, na mesma fábrica, um trabalhador que recebe por peça pode ganhar 60, 70, 80 RMB, ou até 100 RMB, enquanto os trabalhadores pagos por hora recebem 40 ou 60 RMB a menos. Além disso, mecânicos e contadores são pagos por hora. Os mecânicos ganham pelo menos 20 RMB a mais que os trabalhadores comuns, e os contadores podem ganhar apenas de 800 a 1.200 RMB por mês.

Os trabalhadores estão mais ou menos satisfeitos com o salário. Especialmente os mais habilidosos entre os que recebem por peça [erro no texto chinês], que podem ganhar 70, 80 ou mais de 100 RMB por dia. As mulheres de meia-idade sentem que isso já é muito. Não há folga, mas às vezes, quando o trabalho é exaustivo e eles querem descansar, podem sair, passear pela cidade ou até mesmo voltar para casa. Normalmente o chefe não se importa muito. Quem não trabalha não é pago. O ambiente de trabalho é bastante descontraído. Muitas vezes não há supervisão de ninguém, mas nos horários de pico o chefe pode aumentar um pouco a pressão.

Tratamento trabalhador

Comida: comida normalmente embalada. De manhã e à noite, sopa de arroz, legumes em conserva, pães cozidos no vapor; ao meio-dia legumes cozidos e rolinhos cozidos no vapor. Alojamento: normalmente é grátis. Os dormitórios de trabalhadores da fábrica estão localizados em frente, entre ou acima do piso da fábrica, dentro de um pátio. Eles são bastante espaçosos, mas há apenas algumas camas de solteiro e não há nem mesas. As lojas de varejo são geralmente edifícios de dois andares, com os alojamentos no segundo andar. O padrão não é tão alto quanto na cidade. Para usar água, é preciso usar um balde. Os banheiros são muito simples e primitivos, e não há chuveiros.

Os trabalhadores

A maioria dos trabalhadores vem de cidades e aldeias próximas, e muitos são parentes dos patrões. A maioria são homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos. Há também gente jovens, até de 15 anos. Basicamente, todos que conseguem trabalhar conseguem encontrar emprego nas fábricas. Além disso, porque eles querem trabalhar muito, os trabalhadores mais velhos que recebem por peça ganham mais do que os mais jovens que são pagos por hora.

Acidentes de trabalho

Muitos dos operadores da máquina sofrem acidentes, por exemplo, tendo dedos quebrados ou cortados, cabelos presos e arrancados, etc. Apesar disso, geralmente ninguém paga por seguro.

Relações de trabalho

Existem relativamente poucos conflitos. Você só ouve falar de alguns trabalhadores jovens que, insatisfeitos com seu salário baixo, esmagaram o ar-condicionado do chefe. A maioria dos trabalhadores mais velhos estão relativamente satisfeitos com a situação atual de poder ganhar dinheiro nas fábricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here