Por Gus


Pedir para as operadoras bloquearem os sites com o vazamento pode ser uma mitigação? Não. Nem agora e nem há mais de quinze dias atrás quando foi PUBLICAMENTE notificado o vazamento. É perda de tempo. Move on.

Depois de anos criminalizando a privacidade online e o uso da criptografia forte por Apps (por exemplo o bloqueio ao WhatsApp 2 vezes) será que as autoridades brasileiras finalmente terão consciência da importância da privacidade nas nossas vidas?

Estamos diante de um problema de ESCALA MASSIVA e podemos supor que há pessoas trabalhando para automatizar as fraudes e maximizar os lucros. Isso pode afetar o atendimento de programas (FGTS e auxílio emergencial). Fraude sempre vai existir. A questão é a escala e velocidade.

O nosso sistema de identificação está comprometido. Há propostas que podem tornar mais seguro? Sim. E biometria (digitais e reconhecimento facial) não é a resposta para esse problema, pois embora únicos, eles também são dados públicos.

Deveria fazer parte de um plano de contigência adotar a iniciativa de verificação de quais dados vazados. O fuivazado precisa de melhorias no código e ser gerido por uma entidade, por exemplo, a ANPD.

Precisamos BARRAR o decreto do Cadastro Base do Cidadão e reverter o Cadastro Positivo. Sem privacidade centrada no cidadão (privacidade por padrão), esse decreto do Bolsonaro será o Grande Vazamento do Fim do Mundo de Amanhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here