Por Henrique Carneiro

O governo indiano acaba de inaugurar, ao custo de centenas de milhões de rúpias, um dos maiores templos hinduístas, dedicado a Rama, no lugar em que se acredita ele teria nascido, na pequena cidade de Ayodhia, no mais populoso dos estados indianos, o Uttar Pradesh, no norte do país. Esse templo foi, desde o ataque, em 1992, de uma multidão hinduísta para destruir a mesquita que lá havia e substituí-la pelo templo à Rama, um pivô do conflito que levou o partido hinduísta de extrema direita, o Barathia Janata Party, a chegar ao poder, sob a liderança de Narendra Modi.

A transformação de um país constitucionalmente laico como a Índia numa espécie de teocracia fundamentalista é um fenômeno comum a outras nações que mergulharam no nacionalismo étnico-religioso. Todo país que reconheça a cidadania a partir de uma única religião ou etnia é um etnonacionalismo que exclui e tende ao supremacismo contra as minorias.

O nazismo foi o mais radical desses projetos que estabelecia a racialidade como base da nacionalidade. Israel também está indo nessa mesma dinâmica, com a cidadania garantida a todos os judeus do mundo, independente de sua nacionalidade, e excluindo os nativos palestinos desse direito, num projeto que os setores mais explícitos definem como a expulsão dos árabes de toda a Palestina.

O hinduísmo, como todas as religiões, tem um enorme acervo cultural, com valores universais, mas também possui a sua deriva supremacista e opressora. Não é à toa o fascínio que o hinduísmo vai ter no nascimento do nazismo. Não é apenas a suástica, símbolo sagrado no hinduísmo e no budismo, que vai ser apropriada. O movimento germanista do Völkisch, que no século XIX criou uma identidade racialista biomística, se inspirou na mitologia do nordicismo para construir um mito ariano.

Um dos seus inspiradores foi o britânico Houston Stewart Chamberlain (1855-1927), que emigrou e se radicou na Alemanha, casando-se com a filha do compositor Wagner e se tornando um dos guardiões de sua herança em Bayreuth. Seu livro “As fundações do século XIX” será a principal inspiração para o “filósofo” do Terceiro Reich, Alfred Rosenberg, um dos executados em Nuremberg, que publicou “O mito do século XX”, a obra nazista mais vendida depois do Mein Kampf. Chamberlain aprendeu sânscrito para se aprofundar nos Vedas, que representam uma sociedade baseada em castas, com o domínio absoluto da Tradição, oposta ao racionalismo científico, ao republicanismo laico e à democracia.

Alguns dos intelectuais mais influentes do neo-fascismo pós hitleriano, na vertente analisada por Benjamin R. Teitelbaum, em “Guerra pela eternidade”, foram o italiano Julius Evola e o francês René Guénon. Ambos admiradores e estudiosos do hinduísmo, que lhes forneceu a noção de uma decadência histórica do Ocidente, na era da Kali Yuga, quando a fonte mais original do tradicionalismo religioso de uma metafísica irracionalista foi buscada num suposto tronco da cultura védica ariana. Guénon se tornará muçulmano e foi viver no Egito, em busca de uma sociedade anti-moderna, onde faleceu após duas décadas sem voltar para a Europa.

Na recusa do igualitarismo social, na denúncia da mestiçagem como um “Völkerchaos” (caos de povos), na atribuição de supremacia a uma suposta raça branca nórdica, vinculada a mitologias de Atlântida e da ilha boreal lendária de Thule, na exaltação da violência imperial e do militarismo colonialista, essa vertente do pensamento da ultra-direita encontra hoje um terreno fértil na Índia.

A perseguição aos muçulmanos assume nesse país a condição de estigmatização mais profunda e sectária, ameaçando repetir o que foi um dos maiores massacres do século XX, quando da separação da Índia e do Paquistão, repetido depois pela guerra de independência de Bangladesh. Hoje, os massacres em Manipur sinalizam a disposição genocida de uma parte do hinduismo fanático do partido governante na Índia, cuja origem foi, nos anos de 1920, no RSS, que simpatizava com o nazismo e do qual saiu o assassino de Gandhi. O templo de Rama em Ayodhia não é apenas um “Vaticano hindu”, como está sendo chamado, mas um altar do neofascismo, do racismo e do
fudamentalismo religioso.

Fenômenos análogos ocorrem em outros países, com outras religiões, que justificam projetos de extermínio e limpeza étnica, como em Israel. Não é coincidência a aliança política entre Modi e Netanyahu e a proposta de buscar trabalhadores indianos para serem mão de obra barata em Israel. O Paquistão, também criado em base ao fundamentalismo islâmico e ao nacionalismo religioso, também fomenta o ódio racial e religioso, criando a situação mais perigosa para os futuros conflitos mundiais, onde ambos os contendores são detentores de armamento nuclear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here