Por Coelho com Relógio

O recente episódio do incêndio da estátua do Borba Gato, na capital paulista, atraiu a atenção de muita gente. Como seria de esperar quando o fogo está envolvido, as opiniões foram fortes, contra e a favor.

Longe de precisar ser aberto, o debate a respeito de que fazer com os produtos artísticos das classes dominantes foi rapidamente trazido à baila. No feed do Facebook vemos as gravuras, as fotos já gastadas de homens e mulheres posando junto a restos de estátuas derrubadas.

Será difícil de entender, para a atual geração, que estes homens e mulheres efetivamente tomavam o controle de cidades inteiras? Que estas memoráveis situações, parteiras dos debates profundos a respeito do destino da nossa classe, eram efetivamente momentos projetados em direção ao futuro, e não ao passado? Quem dentre eles arriscaria sua liberdade por um ato puramente simbólico durante a plena vigência dos poderes instituídos?
Se algo sabe bem toda uma camada de trabalhadores com títulos universitários formados em cursos de humanidades, é que a enorme maioria da população brasileira ignora a arte e a história por detrás dos monumentos públicos. Em uma sociedade cada vez mais mediada pelas telas dos vários tipos de computadores, certo grupo escolhe atacar fisicamente um dos elementos mais mortos e ignorados da cidade: a arte no espaço público (digo, aquela que escapa ao conceito de marketing).

Mas não se enganam de alvo. A estátua e o fogo são apenas insumos para a câmera. O significado dinâmico da escolha desta estátua está nas redes sociais e na troca compulsiva de informação. Tal como um carro inteligente de última geração, o usuário emite constantemente sinais e se alimenta dessa emissão desenfreada. Se trata de um ciclo de feedback com períodos cada vez menores.

Vejam bem, a questão aqui é, no fundo, estética. Se as vanguardas musicais chegaram a propor a experiência do ruído, a indústria cultural lhes contrapôs um fundo musical eterno, que pudesse calar o ruído. Enquanto o ruído nos permite perceber estranhas formas e objetos que estão no meio do caminho entre o eu e o resto do mundo, o fundo musical eterno confunde eu e mundo num só movimento, que pode ir do êxtase à depressão de forma ritimada, em uma identidade chapada entre sujeito e objeto.

O que falar então do silêncio, guardar o silêncio, como quem guarda algo importante, protegendo-o. O horror vacui que caracteriza tanto nosso tempo é essa incapacidade do carro inteligente de funcionar sem um intenso fluxo informativo. Foram-se os tempos das panes secas, os mecânicos estão hoje ocupados com os ataques de pânico. Podemos compará-los com a energia que não chega a ser emitida como onda de radiofrequência pela antena, e retorna ao aparelho transmissor, danificando-o. A compulsão a emitir e receber sinais se aferra ao nosso corpo e o domina.

Essa abstinência, o horror ao vazio informativo, ao silêncio e ao ruído das coisas, é o mesmo que leva alguns a ver uma identidade entre uma estátua e seu referente. O modernismo passa longe, como se pode ver, de uma esquerda que pretende travar a “batalha cultural”. Botar fogo na estátua que se encontra na avenida Santo Amaro se identifica assim com combater o racismo e toda a herança da barbárie colonial brasileira. Mas no fundo, foi apenas abrir um debate…

Haverá interesse num artista “periférico” que possa desafiar a estátua do Borba Gato de Júlio Guerra, com uma estátua melhor, de um personagem mais interessante? Se alguém souber de um tal projeto, será importante difundi-lo e apoiá-lo! Por hora, temos uma vergonhosa derrota da arte performática, despida de toda sua efemeridade pelas câmeras esfomeadas, enquanto o Borba Gato, impávido colosso, segue erguido em sua longa morte.

Quantas ironias se escondem debaixo do bigode deste Gato?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here