Por ggus

Atualização:  Logo depois de publicarmos esse artigo, o governo russo oficialmente bloqueou nosso principal site na Rússia. Usuários podem contornar esse bloqueio utilizando nosso site de espelho.

Desde o dia primeiro de dezembro alguns provedores de internet na Rússia começaram a bloquear o acesso ao Tor. Hoje (07/12) soubemos que o Serviço Federal para Supervisão das Comunicações, Informação Tecnológica e Mídia de Massas (Roskomnadzor), um órgão administrativo do governo russo, está ameaçando censurar nosso principal website (torproject.org). A Rússia é o país com o segundo maior número de usuários do Tor, com mais de 300 mil acessos diários, ou 15% de todos os usuários do Tor. Ao que tudo indica, a situação está se encaminhando rapidamente para um bloqueio generalizado do Tor no país. É urgente respondermos a essa censura! Nós precisamos de sua ajuda AGORA para manter os russos conectados ao Tor!

Rode uma Ponte do Tor

No mês passado lançamos a campanha “Ajude usuários censurados, rode uma Ponte do Tor” para incentivar mais voluntários a rodar mais pontes. A campanha foi um grande sucesso, e nós já alcançamos a meta de duzentas novas pontes obfs4 [1]. Hoje temos mais de quatrocentas novas pontes.

Porém, agora, se o modelo de censura que detectamos em alguns provedores russos for implementado no país inteiro, precisaremos de muitas novas pontes para manter os russos online. Graças aos nossos pesquisadores, aprendemos que as pontes padrão disponíveis no Tor Browser não estão funcionando em alguns lugares na Rússia – isso inclui pontes Snowflake e pontes obfs4 obtidas dinamicamicamente usando o Moat. Os usuários russos precisam de seguir nosso guia para acessar as pontes que não estão bloqueadas.

Estamos convocando todos a rodar uma ponte do Tor! Se você já considerou alguma vez rodar uma ponte, agora é um excelente momento para começar. A sua ajuda é urgentemente necessária. Você pode achar os requisitos e as instruções para começar uma ponte na postagem “Ajude usuários censurados, rode uma ponte do Tor”.

Precisamos do apoio da comunidade defensora da Liberdade na Internet

Ensine usuários sobre as pontes do Tor

Instrutores de segurança digital e defensores da Liberdade na internet, sua ajuda é necessária! Neste caso de censura que restringe o acesso direto ao nosso website, agentes maliciosos podem começar a fazer phishing com usuários utilizando falsos Tor Browsers ou espalhando desinformação sobre o Tor. Ensinando os usuários como driblar a censura e como conseguir a versão oficial do Tor Browser, utilizando o GetTor, ou um site de espelho, será crucial. Precisamos da sua ajuda para espalhar informações corretas sobre o Tor e suas pontes, especialmente entre o público russo.

Traduza o Tor

Temos uma excelente e prestativa comunidade de tradutores para o russo, mas precisamos urgentemente de mais voluntários. Aprenda como se tornar um tradutor do Tor e entre no canal do IRC responsável por isso, ou utilize o Element para se conectar em (#tor-l10n:matrix.org).

Documente a censura na internet

Os usuários russos podem nos ajudar a ver de que maneira o governo está censurando a internet utilizando o aplicativo OONI probe em seu celular ou computador pessoal. OONI, o Observatório Aberto de Interferências na Internet, irá testar se e como o Tor está sendo bloqueado por seu provedor de internet. Depois de instalar, por favor rode o “teste de evasão”, que irá conferir se ferramentas de ocultamento como Tor estão bloqueadas. Medições da internet são importantes para detectar atividades anormais; foi com um voluntário utilizando o OONI probe e discutindo os resultados com a comunidade do Tor que nós descobrimos a atual situação de censura na Rússia.

Exerça pressão

Organizações internacionais de direitos digitais e organizações de direitos humanos devem pressionar o governo russo para reverter imediatamente a censura.

Iremos atualizar essa postagem caso a situação se altere. Para receber notificações das atualizações você pode se inscrever no nosso novo Fórum e clicar no ícone de sino.

Traduzido por Passa Palavra

Notas

[1] Obsf4 é uma tecnologia de ofuscamento, utilizada para que não pareça que você está usando o Tor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here