Por Marcelo Tavares de Santana [1]

Provavelmente milhares ou milhões de pessoas já conhecem a piada onde Jesus e diabo participam de uma competição de digitação e o primeiro ganha graças a uma queda de energia, mesmo com o segundo digitando dez mil vezes mais texto. O ato do vencedor é uma das coisas mais importantes de se fazer após horas de trabalho para quem preserva o resultado de seus esforços numa mídia digital. Porém já sabemos que é importante ter mais de uma cópia dos arquivos: a cópia de trabalho, e pelo menos mais duas cópias de segurança (backup). No entanto, com o aumento da complexidade do trabalho digital passamos a precisar de cópias que demonstrem a evolução histórica do trabalho, de modo a poder “retornar no tempo”, revisar ideias passadas, ou seja, precisamos de versões anteriores desses arquivos.

Esse versionamento de arquivos pode ser feito com um programa já apresentado no terceiro artigo do Mapa de Segurança Digital, o Grsync. A Figura 1 mostra esse programa e como ele pode criar versões ao utilizar a opção avançada Make backups e adicionar a opção –backup-dir=../bkp2021-11-25, que significa ter uma versão de 25 de novembro de 2021; o formato inverso para data AAAA-MM-DD (ano, mês, dia) é recomendado para facilitar a organização no sistemas de arquivos. No exemplo, a unidade G: é um volume criptografado criado com o Veracrypt, apresentado no segundo artigo da série, a diretório backup contém a cópia de segurança completa, e o diretório bkp2021-11-25 contém versões de arquivos anteriores à ação de copiar nesse dia.

Figura 1: preservação de versões de arquivos com Grsync

É um jeito atípico de pensar mas é como o Grsync funciona, quando há uma atualização de um arquivo é feita uma cópia antes da sincronização, ou seja, é um cópia feita do ponto de vista do aplicativo, não da visão do usuário. Para continuar mantendo versões de arquivos é preciso alterar a data na opção –backup-dir – a cada novo backup.

Há programas melhores para fazer o versionamento de arquivos mas não foram encontrados programas livres para Windows com usabilidade satisfatória e que não estivessem descontinuados. Já para quem é usuário Linux há boas opções, a Figura 2 [2] mostra o Back In Time com diversos snapshots, que são versões do estado das cópias de trabalho usando um mecanismo inteligente de economia de armazenamento que não consome espaço com arquivos que não tiveram alterações, apesar de parecer na interface como sendo diversas cópias completas. Esse tipo de cópia de segurança também é conhecido como backup progressivo; esse mecanismo só é possível em sistemas Linux devido a um recurso nos sistemas de arquivos chamado hard links.

Figura 2: exemplo do Back In Time com diversas versões de arquivos (snapshots)

Mesmo quando é possível usar o Back In Time, vale passar pela experiência de versionamento de arquivos com o Grsync. Dessa forma, segue uma proposta de prática para Linux, MacOS e Windows, ou qualquer outro sistema operacional em que se possa instalar o Grsync:

  • Semana 1: faça uma cópia completa num volume criptografado com o Grsync;
  • Semana 2: coloque as opções avançadas da Figura 1 alternando a data e faça o backup;
  • Semana 3: altere a data novamente, faça o backup e veja como ficou o versionamento nos outros diretórios;
  • Semana 4: altere a data novamente, faça o backup, veja o versionamento e conteúdo dos arquivos para enxergar como foi a evolução do trabalho.

Nosso Mapa de Segurança Digital na Figura 3 ganha mais um ramo sob o cópia de segurança, que chamaremos de versionamento de arquivos para abranger diversas técnicas além do versionamento manual e o backup progressivo.

Figura 3: Mapa de Segurança Digital com acréscimo de versionamento de arquivos

Para este artigo houve considerável dificuldade em achar uma prática que abrangesse vários sistemas operacionais com programas que fossem livres e auditáveis, importantes requisitos de segurança. Chegamos num ponto que é preciso pensar seriamente em abandonar sistemas operacionais proprietários para os quais não temos boas opções de programas que facilitem nossas vidas. No próximo artigo trataremos de independência tecnológica, segurança e auditoria de software. Pratiquem o versionamento de arquivos mesmo que seja somente mês a mês, pois é provável que percebam o valor dessa prática em médio ou longo prazo.

Notas

[1] Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo.

[2] Fonte: https://backintime.readthedocs.io/en/latest/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here