Início Pensar Artes Falso abstrato

Falso abstrato

Fotografias produzidas com celulares básicos.

4

Por Fernando Paz

Fotografias produzidas com celulares básicos. Nenhuma delas passou por edição posterior. Para a produção das imagens em preto e branco, foi escolhido o recurso de mesmo nome que cada celular utilizado apresentava.

O leitor interessado em submeter fotografias para publicação no Passa Palavra poderá enviá-las ao seguinte endereço de e-mail: [email protected].

4 COMENTÁRIOS

  1. Outro dia, uma moça disse-me: «Vejo uma coisa que acho bonita, fotografo, e a fotografia não sai bonita. Nunca consigo». Eu não respondi, não a quis desanimar, senão ter-lhe-ia dito que lhe falta precisamente a arte, porque não se trata de reproduzir, mas da capacidade de transmitir aquilo que imaginamos ao ver ou ao ouvir.

    Estas fotografias do Fernando Paz são modelares. Quantos e quantos milhares de pessoas passam todos os dias por aquelas geometrias urbanas e as olham sem as ver? É que há olhar e há ver. São coisas diferentes. Falsa abstracção, chamou-lhes o autor, e eu lembrei-me de uma observação de Ellsworth Kelly que citei num ensaio publicado aqui há mais de um ano, em que ele explicou que gostava de trabalhar a partir, por exemplo, de «um fragmento de uma peça de arquitectura ou as pernas de alguém ou por vezes o espaço entre as coisas ou só o aspecto que teriam as sombras de um objecto». Imaginar a partir da visão e ser capaz de o transmitir, é isto a arte.

    Toda a arte, porém, precisa de um espectador que seja capaz de ver ou de ouvir ou de ler. E isso já não depende do artista.

  2. É impressionante o que câmeras digitais de celular podem fazer, mais ainda, o que pessoas como o Fernando podem fazer com o utensílio. Bravo! Vivas à nova seção do Passa Palavra! Quanto aos cegos e aos vesgos, lhes faltarão paixão para observar o mundo que há de ser construído.

  3. Poesia da selva de pedra. Muito legal a seção Passa Palavra, que a arte nos inspire a lutar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here