Por Aurora Apolito

Todos sabemos por experiência própria que o anarquismo funciona bem numa escala local. Uma das principais críticas direcionadas contra o anarquismo tem sido a de que ele não oferece uma teoria convincente sobre como uma forma de organização descentralizada, não hierárquica, pode ser maximizada para funcionar eficientemente em “larga escala”. E historicamente, o comunismo tem se valido de economias centralmente planificadas, resultando muitas vezes em ineficiências desastrosas, combinadas com um autoritarismo opressivo.

A questão que fica, é, de que precisamos para uma economia de escala alternativa à sociedade capitalista?

Este artigo, disponibilizado agora em formato de livro, busca trazer ao debate o problema de escala para os anticapitalistas de hoje.

O download pode ser feito aqui.

1 COMENTÁRIO

  1. Tem recebido bastante destaque na imprensa de esquerda braslleira a visita e certas palestras de Evgeny Morozov no Brasil. Foi inclusive traduzido para o português seu curto ensaio sobre “socialismo digital” (https://jacobin.com.br/2023/09/socialismo-digital-o-debate-do-calculo-na-era-do-big-data/). Como em outros casos, o Passa Palavra chegou primeiro, pois neste livro de Aurora Apolito estão anunciados, com pelo menos um ano de antecedência, todos os principais temas tratados por Morozov em suas palestras e ensaio, sendo que Aurora Apolito avança em pontos sobre os quais Morozov não avançou. Parabéns aos envolvidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here