Esses mal educados!

Por Anônimo

 

Eleições na APEOESP, por volta dos anos 2000. Sede Litoral.

A “tropa de choque” (mesários, fiscais, bate-pau e faz-tudo) da chapa ligada aos combativos mais à esquerda no sindicato era composta por “autênticos peões”: “brutti, sporchi e cattivi” sapateiros, metalúrgicos, vidreiros, químicos, estivadores…

Amontoados mesmo no chão da calçada em frente à sede do sindicato onde o escrutínio era feito, um deles solta um peido daqueles que tilintam, fazendo seus pares caírem na gargalhada e os “professorinhos” e “professorinhas” ao redor calaram-se e encarar uns aos outros com espanto na cara. Logo, a “professorinha” (novata e candidata na chapa) reprime em alto e bom som o ato flato e tiritante do “camarada”: esses mal educados! Isso pega mal com a categoria!

Ao que um mais experiente e articulado membro da chapa (e do partidão) retruca: mal educados, mas são eles os “profissionais que ganham” essa eleição para vocês!

A polêmica nutriu-se e chegou até a reunião da chapa para fazer a avaliação e balanço da vitória na eleição.

O cabeça da chapa (membro da corrente extrema-esquerda na chapa), no auge da dialética estaliniana, resolve a rixa com um recado de comandante Guevara aos “peões”: temos que entender o contexto da categoria aqui, a maioria é “professorinho” e “professorinha”. Portanto camaradas: “hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás!”

 

Esses mal educados!

 

As artes que ilustram o texto são da autoria de Carlos Alonso (1929-).

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. PARTÍCULA REFLEXIVA
    A frase, que segundo alguns prosélitos mais encardidos, o fotogênico e narcisista comandante guerrilheiro não teria pronunciado: Hay que endurecerSE, pero sin perder la ternura – jamás.

  2. Tem razão, Ulisses. Talvez não exactamente a frase, mas a exacta ideia, deve-se a Philip Marlowe, o detective criado por Raymond Chandler.

  3. Exato, JB.
    Dando por descontado, outrossim, que não me incluo entre os prosélitos, encardidos ou não, do destitoso Che.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here